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Aldo é a distribuidora preferida pelos integradores

O Estudo Estratégico de GD, da Greener, contou com a colaboração de milhares de integradores

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A Aldo Solar continua na 1ª posição entre as empresas mais lembradas pelos integradores, ou seja, a Aldo é a distribuidora preferida pelos integradores. E não foi à toa. Todo o trabalho desenvolvido, ao longo de quatro décadas, colocou seu nome em evidência.

Um Estudo Estratégico de Geração Distribuída, da Greener, contou com a colaboração de milhares de integradores e de distribuidores. São profissionais que dedicam seu tempo para fornecer referência de preços de seus kits, de todas as empresas, como fabricantes, prestadores de serviços etc.

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Aldo é a distribuidora preferida pelos integradores: outros destaques do estudo da Greener

Em 2022, o volume de módulos fotovoltaicos demandados pelo mercado brasileiro para atender a geração solar ultrapassou os 17 GW. Isso viabilizou investimentos superiores a R$ 64 bilhões tanto para geração distribuída quanto para grandes usinas. Sendo assim, tivemos um crescimento de 73% em relação ao ano de 2021, que teve 10,3 GW.

Houve crescimento do mercado solar, apesar da queda na participação do financiamento de sistemas fotovoltaicos, apoiando 22% das vendas efetuadas frente a 57% em 2021. Trata-se de um reflexo da alta da taxa de juros no país. No entanto, a Aldo é a distribuidora preferida pelos integradores, mesmo em momentos adversos.

Não à toa, oferecemos constantemente as últimas tendências em inovação e tecnologia, apresentando ao mercado brasileiro as principais marcas do setor de energia solar.  No entanto, para isso é preciso apostar em um fluxo logístico organizado, que suporte a aquisição destes inúmeros equipamentos nas mais diversas partes do mundo. Tudo isso para que revendas e instaladores recebam os pedidos no prazo estipulado e possam atender os consumidores com a máxima qualidade. Portanto, essas são algum,as entre muitas razões para que tenhamos alcançado o TOP 1 na pesquisa da Greener: a a Aldo é a distribuidora preferida pelos integradores.

Além disso, as mudanças das regras de geração distribuída, que entraram em vigência em janeiro de 2023, trouxeram uma leve queda na atratividade dos sistemas FV residenciais e comerciais. Apesar disso, a geração solar própria continua sendo um investimento rentável e vantajoso para o consumidor final.

> Saiba mais: Growatt e Deye são líderes em seus segmentos de atuação

Quanto aos preços dos geradores fotovoltaicos, houve uma queda média de 12% em 2022. Já, a diminuição dos custos dos módulos e o elevado nível de estoque de equipamentos no atacado foram fatores que contribuíram para queda dos preços ao consumidor final.

Número acumulado de sistemas fotovoltaicos conectados à rede e unidades consumidoras recebedoras de crédito

Em 2022, a quantidade de instalações fotovoltaicas cresceu 84,9% em relação a 2021 e alcançou 1,6 milhão de instalações no país. 82% das unidades consumidoras recebedoras de créditos são do modelo de geração na própria unidade de consumo, enquanto 17% pertencem ao autoconsumo remoto.

Volume adicionado e acumulado conectado à rede em GW

A potência adicionada em 2022 representa cerca de 43% do total de potência acumulada desde 2012 em GD no Brasil. Já, a potência acumulada em 2022 aumentou em 75% em relação a 2021.

Volume acumulado por Classe de Consumo – número Acumulado de Potência (MW) e Instalações (em milhares)

A representatividade da classe residencial na potência acumulada passou de 43% em 2021 para 49% em 2022. E, cerca de 90% do número acumulado de instalações pertencem a Pessoa Física. Os 10% restantes pertencem à Pessoa Jurídica.

Quanto à participação por classe de consumo, em 2022 a classe residencial se manteve crescendo, representando mais da metade da potência adicionada ao longo do ano. No entanto, a consolidação do trabalho remoto e a elevação das tarifas de energia contribuem para este avanço. Em contrapartida, as classes Comercial e Industrial seguiram apresentando queda.

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Aldo é a distribuidora preferida pelos integradores

Os participantes indicaram o nome de três distribuidores de equipamentos e a Greener computou o número de vezes em que cada marca foi citada. O resultado não podia ser outro: Aldo é a distribuidora preferida pelos integradores e a mais citada na pesquisa! A Greener elaborou sua pesquisa de mercado entrevistando 4.938 empresas Integradoras no período de 28 de novembro de 2022 a 17 de janeiro de 2023.

Tal pesquisa contou com uma amostra de empresas de todo o país, de diferentes portes e tempo de atuação. Assim, obteve uma ampla diversidade do mercado de integração fotovoltaica.

Houve, assim, um aumento no percentual de empresas nas faixas superiores de faturamento, acima de 50 kWp em 2022 em relação à 2021. Houve, também, queda no número de empresas que não efetuaram vendas, indicando um mercado mais aquecido. Assim, 74% das empresas que não efetuaram vendas começaram suas atividades nos últimos anos (2020-2022), sendo que 44% delas iniciaram em 2022.

Os preços dos sistemas fotovoltaicos tiveram, ainda, queda média de 12% em 2022. E, o aumento da capacidade produtiva global de polissilício, para suprir parte da demanda de módulos, somada à forte queda dos preços do frete impactaram diretamente os custos dos módulos FV em 2022. Além disso, o estoque alto de equipamentos no atacado também contribuiu para a queda dos preços ao consumidor final.

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Em contrapartida, a elevada taxa de juros, durante o ano de 2022, provocou forte queda da participação do financiamento nas vendas de kits de energia solar. Frente a este cenário, as empresas integradoras flexibilizaram as condições de pagamento por meio de maior desconto em pagamentos à vista ou estendendo o número de parcelas.

Houve, também, aceleração do volume de empreendimentos fotovoltaicos em 2022, apesar da elevação do custo do capital. E o principal fator impulsionador foi a mudança dos critérios de compensação (pagamento da TUSD Fio B) para os empreendimentos que solicitassem conexão à rede a partir de 2023.

Crescimento de integradores ativos

Além da alta dos juros, integradores apontaram que a elevada concorrência do mercado foi um dos principais desafios de 2022. O mercado de integração solar, hoje, conta com uma média de 31. 510 integradores ativos, ou seja, um acréscimo de aproximadamente 10,3 mil integradores nos últimos 12 meses.

Embora o início da regra de transição estabeleça o pagamento gradual da TUSD Fio B, remunerando a rede, os geradores de energia solar continuam atrativos ao consumidor final. Isso ocorre em razão do baixo impacto no retorno do investimento para sistemas de geração local, que representa 81% da potência instalada. Para empreendimentos de geração remota, o impacto na atratividade é maior.

Mas, a classe residencial continua se destacando no avanço da GD, representando 56% do volume adicionado em 2022. Enquanto isso, a classe comercial foi responsável por 22% do volume extra.

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Expectativa de vendas para 2023

Em 2022, 50% dos integradores realizaram vendas acima de 100 kWp, o que equivale a 12 sistemas FV de 8 kWp, ou seja, um faturamento superior a R$ 400 mil. Para 2023, a expectativa para 60% dos integradores é de que as empresas vendam acima de 100 kWp.

Aldo é a distribuidora preferida pelos integradores

A Aldo é a distribuidora preferida pelos integradores e reconhecida como hub dos maiores fabricantes do segmento fotovoltaico. A empresa é uma das maiores distribuidores mundiais (fora da China) da Growatt, Deye, Jinko Solar, e JA Solar, entre outras grandes marcas do mercado. Com isso, se consagra como uma das maiores empresas do setor de energia solar do país.

Aldo é a distribuidora preferida pelos integradores e não é para menos. “Estamos constantemente oferecendo as últimas tendências em inovação e tecnologia, apresentando ao mercado brasileiro as principais marcas do setor de energia solar.”

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Você já sabe que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que como a Aldo, faz parte do portfólio da Brookfield.

Aldo é a distribuidora preferida pelos integradores

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