Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Nuvens e chuvas: como esses fenômenos afetam a energia solar Nuvens e chuvas: como esses fenômenos afetam a energia solar
Início » Saiba como nuvens e chuvas podem afetar a produção de energia solar

Saiba como nuvens e chuvas podem afetar a produção de energia solar

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

No verão, é muito comum a ocorrência de alternância entre sol e chuva com nebulosidade intensa em determinadas regiões. No entanto, nuvens e chuvas sempre significam desafios para a produção de energia fotovoltaica. Isso levanta discussões sobre o como esses elementos impactam a eficiência dos sistemas solares fotovoltaicos.

Muitos pensam que a estação mais quente e ensolarada do ano é perfeita para a energia solar. Por isso, é necessário explorar melhor e entender a complexa dinâmica entre os eventos meteorológicos do verão e a eficácia dos módulos fotovoltaicos.

> Verão: melhor estação para energia solar?

É importante, então, procurar esclarecer o que existe de mito e realidade em relação à interferência de nuvens e chuvas no processo de geração de energia solar. Dessa forma, se torna possível saber como eles podem ser geridos para otimizar a geração de energia.

Brasil ensolarado x nuvens e chuvas

nuvens e chuva

No Brasil, podemos considerar a energia solar uma aposta segura, afinal, nosso país conta com muitos dias de sol, mesmo em uma estação chuvosa como o verão. Mesmo assim, muita gente não acredita no desempenho dos sistemas fotovoltaicos em dias nublados e chuvosos.

Portanto, antes de investir em energia solar, é interessante procurar saber como nuvens e chuvas poderão afetar o seu equipamento fotovoltaico. E, também, de que forma uma empresa prestadora de serviços de qualidade calculou a sua produção de energia durante esses períodos.

Como funciona a geração de energia solar em dias chuvosos?

É importante esclarecer que, em dias de nuvens e chuvas, os painéis solares funcionam, assim como em dias de sol a pino. Isso acontece porque essa tecnologia tem mais relação com a luz solar que com o calor. Entretanto, quando chove ou está nublado, é certo que a eficiência da geração de energia reduz, uma vez que a incidência solar também está reduzida.

Assim, mesmo com pouca luz solar, os painéis mantêm sua superfície energizada ao longo do dia. Sendo assim, não podemos falar em queda completa de energia, embora a eficiência geral do sistema se mantenha alta. Por isso, é fundamental investir em equipamentos de alta qualidade e em módulos solares mais eficientes.

nuvens e chuvas

A chuva, em contrapartida, acaba funcionando como uma peça importante de manutenção do sistema solar. Ela faz a limpeza dos painéis sujos de folhas, poeira, fezes de animais e outras partículas.

> Leia mais: Entenda o que é irradiação solar e como produzir energia fotovoltaica até em dias nublados

Energia solar funciona em dias nublados?

As nuvens cumprem um papel ambíguo na dinâmica da geração fotovoltaica. Elas bloqueiam a luz solar direta e reduzem a radiação que incide nos módulos. No entanto, embora a radiação seja reduzida em dias nublados, a luz solar difusa chega aos painéis solares. Assim, é importante frisar que a energia solar é gerada a partir da luz do sol, mas mesmo em dias de nuvens e chuvas é possível captá-la.

Contudo, o impacto negativo causado pelas nuvens é mais evidente em sistemas de pequena escala ou em instalações que não respondem rapidamente às alterações da iluminação.

Com isso, a produção de energia pode sofrer quedas repentinas quando nuvens densas passam. No entanto, o que ajuda a amenizar o impacto das sombras das nuvens são avanços tecnológicos existentes em sistemas de rastreamento solar adaptativo.

E a chuva, ajuda ou atrapalha, afinal?

As chuvas, quando frequentes, tendem a ser encaradas como desafios, mas têm lá seus benefícios. Elas reduzem temporariamente a produção de energia em função da obstrução provocada pelas gotas d’água nos painéis. Mas, desempenham um papel vital na limpeza dos equipamentos.

Vale destacar, que a remoção de partículas atmosféricas e de poeira, feita pela ação da chuva, na realidade, pode melhorar a eficiência dos painéis. Isso resulta em uma superfície mais limpa para absorver a luz do sol. Dessa forma, saber fazer uma gestão inteligente dessa ambivalência de nuvens e chuvas é fundamental para maximizar a geração de energia solar.

> Leia mais: Energia solar em dias nublados e chuvosos: será que funciona?

Como atenuar o impacto de nuvens e chuvas na geração fotovoltaica?

Para minimizar o impacto de nuvens e chuvas em sistemas fotovoltaicos, existem sistemas de previsão e de monitoramento meteorológico de alta precisão. Eles permitem uma previsão mais eficaz das condições climáticas adversas, facilitando ajustes antecipados na operação dos equipamentos fotovoltaicos.

Além do mais, as tecnologias de armazenamento de energia têm sido implantadas como forma de compensar as flutuações na geração. Hoje, os painéis estão cada vez mais tecnológicos, potentes e eficientes. Então, mesmo em com a incidência de nuvens e chuvas , os painéis são capazes de aproveitar a incidência solar e gerar energia. Isso garante estabilidade durante o abastecimento de eletricidade.

Futuro da geração de energia fotovoltaica

Conforme os processos de geração fotovoltaica avançam, é importante levar em conta a oscilação do clima como parte do seu planejamento e gestão. Inovações frequentes têm moldado o futuro da geração fotovoltaica, permitindo que os processos se tornem mais adaptáveis e resilientes às inconstâncias das condições climáticas.

> Leia mais: Microinversores maximizam a eficiência da energia solar

Essas tecnologias avançadas são compostas por inteligência artificial, que otimizam o rastreamento da luz solar e gestão de dados em tempo real. Em síntese, a interferência de nuvens e chuvas traz desafios à eficiência da geração de energia solar fotovoltaica. Mas, também estimulam as estratégias e as inovações tecnológicas que transformam cada dia mais a energia solar em uma alternativa extremamente viável.

Você sabia que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agoraque oferece financiamento inteligente e totalmente digital.

nuvens e chuvas

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating