Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Estações de recarga: 2.500 postos devem ser instalados no país Estações de recarga: 2.500 postos devem ser instalados no país
Início » Estimativa projeta 2500 novas estações de recarga no país em 2024

Estimativa projeta 2500 novas estações de recarga no país em 2024

enário representa oportunidades para a cadeia fotovoltaica oferecer soluções que combinem geração de energia solar e estações de recarga.

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Os veículos elétricos (VEs) conquistam cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), em 2023 foram emplacadas 93,9 mil unidades, o que representou um crescimento de 91% em relação a 2022. Além disso, as projeções para 2024 indicam um aumento de 61%, mesmo com a retomada da cobrança de impostos de importação agora em janeiro. E com o crescimento da adoção dos VEs, faz-se necessária a ampliação das estações de recargas no país. 

> Eletrificados continuam em alta podem impulsionar vendas passando de 150 mil veículos em 2024

Ampliação das estações de recarga no país

A ABVE espera que o estímulo à produção nacional, os avanços tecnológicos e o aumento da produção compensem os desafios na importação. E, dessa forma, mantenham a tendência de declínio nos preços dos modelos eletrificados a médio e longo prazos.

Destaca-se também o crescente interesse dos consumidores brasileiros por veículos elétricos. De acordo com pesquisa da EY Brasil, 57% manifestaram a intenção de adquirir um VE, superando ligeiramente a média global de 55%.

No entanto, a análise dos fatores que influenciam a decisão de compra revela que dois dos três principais motivos estão relacionados ao carregamento: custo inicial (38%), falta de estações de recarga (36%) e infraestrutura inadequada de carregamento (30%).

> Carros elétricos são a solução para a mobilidade urbana?

Os dados acima reafirmam a importância de investir em infraestrutura de estações de recarga eficientes e acessíveis. Dessa forma, a maior demanda por carregamento Parte ainda deve ser atendida por estações de recarga privada em residências, condomínios e empresas. Entretanto, as estações de recarga públicas são fundamentais para oferecer o mesmo nível de conveniência e acessibilidade do que o abastecimento de veículos convencionais.

O 3º Anuário Nacional de Mobilidade Elétrica do PNME projeta que o Brasil terá 10 mil estações de recarga públicas e semipúblicas até 2025. Baseando-se nessa projeção, a Greener estima mais de 6.800 estações de recarga em operação até o final de 2024.

Integração de carregadores veiculares e energia solar fotovoltaica

O crescimento do mercado de VEs e das estações de recarga criam oportunidades adicionais para o setor de energia solar. Portanto, os integradores de sistemas fotovoltaicos podem capitalizar esse crescimento, não apenas oferecendo soluções de geração de energia solar, mas também incluindo a aquisição e instalação de carregadores veiculares em seu portfólio de serviços.

> Aldo tem posto de abastecimento de carros elétricos movidos a energia solar

Portanto, os integradores precisam estar preparados para explorar esse mercado. Além da expertise técnica, a rede de clientes desses integradores pode impulsionar esse novo negócio.

Isso é possível aliar a economia proporcionada pela instalação de um gerador fotovoltaico com as estações de recarga de VEs. Dessa forma, é possível aproveitar a rede de contato já criada com clientes já atendidos. Portanto, a venda de carregadores para quem já conta com um sistema solar pode ser um bom negócio.

Mas a atuação dos integradores não se limita à venda, instalação e manutenção de carregadores veiculares. Uma expansão estratégica envolve oferecer soluções integradas que combinem a geração de energia solar com a recarga de veículos elétricos.

> Uso de energia solar e eletromobilidade traz benefícios imbatíveis

Embora o mercado de carregadores veiculares esteja em estágio inicial no Brasil, está em constante expansão. A integração entre energia solar e as estações de recarga não é apenas uma tendência. É, portanto, mais uma oportunidade para os integradores se destacarem no segmento de mobilidade elétrica, abrindo espaço para propostas economicamente mais vantajosas.

THOR-40D, o carregador veicular da Growatt

estações de recarga

O carregador inteligente de recarga rápida da família THOR fornece energia em CC com elevada eficiência, segurança e estabilidade para veículos elétricos. Sua interface é amigável para ser fácil de operar, e integra funções de controle, cobrança, comunicação e proteção patrimonial.

Conheça as principais características do THOR-40D:

  • Compatível com todas as marcas de carros elétricos;
  • Tela touch de 7” para monitoramento e operação local;
  • Agendamento e controle inteligentes pelo aplicativo;
  • Design IP54 para uso em áreas internas e externas;
  • Integração com sistemas FV existentes ou recém-instalados;

Os clientes podem conectar o carregador veicular da Growatt a qualquer rede de recarga com muita facilidade. Isso é possível pois o carregador possui opções diversificadas de comunicação, incluindo redes com fio Ethernet, Wi-Fi e 4G sem fio.

App Plugshare

Outro fator muito importante para o mercado de eletromobilidade é a infraestrutura de estações de recarga públicas. No Brasil já contamos com mais de 3.800 postos de recarga que podem ser encontrados por meio do app PlugShare, que reúne a maior comunidade de motoristas de veículos elétricos do mundo. 

Eletrificados continuam em alta

O app é gratuito para IOS, Android e web e além de conectar os proprietários de veículos elétricos, também permite encontrar e avaliar estações de recarga. Essas estações de carregamento são públicas, como as da Aldo, localizada na sede da empresa em Maringá, que também já conta na listagem do Plugshare.

Você sabia que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agoraque oferece financiamento inteligente e totalmente digital.

estações de recarga

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating