fbpx
Início » Aldo tem posto de abastecimento de carros elétricos movidos a energia solar

Aldo tem posto de abastecimento de carros elétricos movidos a energia solar

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A pandemia do coronavírus ainda deixa reflexos na economia e na saúde, além de mudar radicalmente todos os planos em 2020. No entanto, esse também foi um momento de reflexão, no qual a sociedade passou a reavaliar seus hábitos e a valorizar ainda mais a sustentabilidade. Um deles está relacionado ao uso de carros elétricos movidos a energia solar.

Neste cenário, fontes renováveis de energia ganham cada vez mais os holofotes. Para se ter uma ideia, a energia solar cresceu tanto que mais de 400 mil unidades consumidoras operam com geração distribuída solar fotovoltaica no Brasil. Esse número foi indicado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), mas não fica por aqui. Segundo a entidade, são mais de 3,8 GW de potência instalada, além de mais de 19 bilhões de reais em novos investimentos desde 2012.

O levantamento da entidade mostra, ainda, os números do último ano. Assim, houve um aumento de 214 mil novas unidades consumidoras com geração distribuída fotovoltaica no Brasil. Esse valor corresponde a um aumento superior a 118%, quando comparado ao período anterior.

Veículos elétricos em pauta

Iniciativas em prol do meio ambiente também estão em pauta. As vendas de veículos elétricos e híbridos (VEs), no Brasil, em 2020, bateram novo recorde. Elas superaram em apenas nove meses (janeiro a setembro) o total de vendas de todo o ano de 2019.

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 2020 deve contar com 19 mil carros eletrificados vendidos no Brasil. Isso corresponde a um aumento de 60% em relação a 2019 e 378% em relação a 2018.

Ao mesmo tempo, há um projeto de lei 5308/20, do deputado Luiz Nishimori (PL-PR), tramitando na Câmara dos Deputados. Tal projeto de lei pretende isentar do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) as importações e as saídas de veículos elétricos ou híbridos. O texto também reduz a zero as alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins incidentes na importação. Da mesma forma, reduz as alíquotas sobre a receita bruta de venda desses veículos no mercado interno.

Vantagens dos carros elétricos

Entre as principais vantagens dos carros elétricos, em relação aos demais combustíveis, é o valor correspondente a um terço menor por quilômetro rodado. Além disso, diminui o impacto ao meio ambiente com a emissão quase zero de poluentes.

Especialistas apontam que a tendência da preferência por carros movidos a energia limpa é irreversível no mundo e deve crescer também no Brasil. O país também tem condições de ampliar cada vez mais o uso de energia solar e caminha para isso.

Programa de Mobilidade Elétrica Aldo Solar

A Aldo Solar aposta em seu Programa de Mobilidade Elétrica. Assim, disponibiliza ao público a primeira garagem pública para abastecimento de carros elétricos e/ou híbridos alimentada por energia solar do sul do país. Maringá e outras cidades do Brasil têm postos de abastecimento de carros movidos à energia elétrica. No entanto, todos estão ligados à rede oficial de distribuição de energia. A grande diferença é que nesta garagem a eletricidade é gerada pelo sol.

A Aldo acredita que o investimento em seu Programa de Mobilidade Elétrica é uma maneira de difundir ainda mais a energia solar. Essa iniciativa pode oferecer condições de o consumidor brasileiro se interessar, aprender mais e utilizar opções de energia limpa e mais barata.

1ª garagem solar pública do pais

Sendo assim, a garagem foi montada no modelo de carport solar. Trata-se de uma estrutura construída a partir de painéis fotovoltaicos para cobrir áreas de estacionamento e gerar energia a partir da luz do sol. Dessa forma, a solução oferece um ganho duplo. Enquanto protege os veículos do sol, as placas captam a luz solar, convertendo-a em “combustível” para abastecer os carros elétricos ou híbridos.

A garagem fica aberta ao público na sede da Aldo 24 horas por dia, de segunda a domingo, totalmente gratuito. Conta, ainda, com três vagas para abastecimento de carros elétricos.

Confira as características técnicas da Garagem Solar da Aldo:

  • 27 módulos fotovoltaico;
  • 1 inversor Fronius 8.2kw;
  • carregadores veicular trifásico de até 40kw;
  • Autonomia do BMW I3 – até 385km.

Carro Elétrico Aldo Solar

Para reforçar ainda mais seu Programa de Mobilidade Elétrica, a Aldo acaba de adquirir um automóvel 100% elétrico modelo BMW i3 Rex. O veículo é ecossustentável, ágil na cidade, fácil de estacionar e repleto de tecnologias inovadoras.

Confira outras características do BMW i3 Rex:

  • 385km de autonomia (235km (NEDC) no elétrico e 150km com o REX (extensor de autonomia a combustão);
  • Célula de passageiro em Fibra de Carbono;
  • Carregamento total em 4 horas;
  • Custo por km 5 vezes menor;
  • App BMW Connected;
  • Recarga pública gratuita;
  • 100% elétrico ZERO Emissões;
  • de 0km/h a 100km/h em 8,2s.

Aldo Pereira Teixeira, fundador da Aldo, acredita que, em poucos anos, haverá uma frota considerável de carros elétricos ou híbridos no Brasil.

A ideia de montar a garagem é demonstrar o uso dos equipamentos e passar a oferecer a solução em larga escala. Isso será possível por meio das revendas de tecnologia atendidas pela Aldo. Mais de 8 mil já foram treinadas e estão aptas a implementar a solução em todo o país.

Serviço

  • Horário de funcionamento da garagem: todos os dias, 24 horas por dia, totalmente sem custo.
  • Endereço:  Avenida Advogado Horácio Raccanello Filho,  nº 1.836, Bairro Vila Nova, Maringá, PR.

E você, já se preparou para começar a circular com carros elétricos movidos a energia solar, altamente tecnológicos e sustentáveis? Prepare-se para esse futuro que já está batendo na sua porta. Saiba mais sobre o assunto acessando mais conteúdos relacionados aqui no nosso blog!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating