Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Eletrificados continuam em alta e chegarão a 150 mil em 2024 Eletrificados continuam em alta e chegarão a 150 mil em 2024
Início » Eletrificados continuam em alta podem impulsionar vendas passando de 150 mil veículos em 2024

Eletrificados continuam em alta podem impulsionar vendas passando de 150 mil veículos em 2024

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), no Brasil, os eletrificados continuam em alta em 2024. Com isso, as vendas deverão ultrapassar 150 mil unidades neste ano, abrindo um mercado adicional para os integradores do setor solar. E, de acordo com Ricardo Bastos, presidente da entidade, há uma projeção de incremento de 60% nos emplacamentos de 2024, sobre os igualmente promissores números do ano passado.

Em 2023, as vendas desses veículos registraram 93.927 unidades. Assim, batemos todos os recordes já observados da série histórica da ABVE, superando as melhores previsões. Então, segundo Bastos, o veículo elétrico já conquistou o consumidor brasileiro, o que corrobora uma tendência prevista um ano antes. Em 2024, os eletrificados continuam em alta.

> Leia mais: Carro elétrico com energia solar pode revolucionar o setor

De acordo com seu entendimento, o ritmo de vendas se manterá intenso, apesar da alta do Imposto de Importação de Veículos Elétricos e Híbridos. O anúncio deste aumento foi anunciado e valerá a partir de janeiro.

 Eletrificados continuam em alta em 2024 – preferência pelo plug-in

Eletrificados continuam em alta

Outra tendência observada é a preferência do consumidor pelas recargas plug-in, ou seja, recarga externa das baterias. Eles têm mais eficiência energética e são mais econômicos.

Ricardo Bastos apontou, ainda, que em 2024 o mercado deve seguir a mesma evolução observada no final de 2023. Naquele período, os compradores optaram por tecnologias de baixa ou zero emissão, com um mix em torno de dois terços dos veículos plug-in (BEV e PHEV). Além disso, optaram por um terço de híbridos convencionais (HEV). Nos números apresentados em 2023, tal tendência já era evidente e deverá se confirmar em 2024.

De acordo com a ABVE Data, os veículos plug-in com recarga externa das baterias responderam por 56% das vendas de eletrificados leves em 2023. Assim, foram comercializadas 52.359 unidades, superando os HEV – 41.568 – que dominavam o mercado até 2022 e os HEV a gasolina. Em dezembro, no entanto, os plug-in chegaram a 70% das vendas totais de eletrificados, com 11.371 de um total de 16.279 unidades. Assim, em 2024 os eletrificados continuam em alta.

Sobre o Programa Mover Mover-Mobilidade Verde e Inovação

Eletrificados continuam em alta

Bastos entende que o Programa Mover-Mobilidade Verde e Inovação será de grande ajuda para proporcionar um horizonte de crescimento sólido aos investidores e ao mercado. O programa foi anunciado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O executivo avalia que, a partir deste ano, contaremos com boas surpresas. Assim, mais empresas deverão anunciar planos sólidos de produção de veículos elétricos no país, em razão dos incentivos à eletromobilidade previstos no Mover. Por isso, o otimismo segue firma, já que, segundo Bastos, “a eletromobilidade já é um fenômeno irreversível também no Brasil”. Portanto, os eletrificados continuam em alta.

Existem mais medidas governamentais relevantes, como os incentivos dados diretamente ao consumidor. São ações já concedidas pelos governos estaduais, principalmente alíquotas diferenciadas de ICMS e IPVA. Essas medidas podem fomentar os negócios relacionados à eletrificação e, por consequência, as economias dos estados.

O presidente da ABVE concluiu, então, que a eletromobilidade deverá causar um impacto muito positivo em toda a indústria brasileira. Gerará empregos, alocando novos investimentos, além de trazer tecnologia inovadora para o Brasil.

> Leia mais: Gigantes se unem para impulsionar o carro elétrico no Brasil

Os eletrificados continuam em alta em 2024 – energia solar e eletromobilidade

Cada vez mais consolidados como uma tendência mundial, os veículos elétricos representam o avanço tecnológico e ambiental de que a indústria automotiva tanto precisava.

E, são inúmeros os benefícios da energia solar e eletromobilidade juntos, principalmente com relação ao baixo investimento dos geradores de energia solar quando comparados aos preços dos carros eletrificados. Com a utilização dessas soluções de recarga fotovoltaica, é possível subsidiar 100% do consumo do carro elétrico durante 30 anos.

Em um cenário que maximiza os benefícios de sustentabilidade e economia, é possível adquirir um gerador de energia solar investindo entre 2% e 3% do custo do veículo elétrico.

> Leia mais: Geradores fotovoltaicos com estação de recarga para veículos eletrificados

Dessa forma, o consumidor assume uma postura de prosumidor, que é aquele que produz sua própria energia elétrica, deixando de depender da rede pública de eletricidade.

Assim, para se ter uma ideia da economia, um gerador de energia solar de apenas 2kWp gera energia suficiente para subsidiar 100% o consumo elétrico relativo a 1.500 quilômetros de autonomia no mês, durante 30 anos.

Benefícios da união energia solar e eletromobilidade

Eletrificados continuam em alta

  • Zero emissão de C02 – Um grande diferencial, uma vez que veículos a combustão chegam a emitir mais de 3 toneladas de CO2 na atmosfera ao longo de 20.000KM rodados.
  • Baixa manutenção – Enquanto um carro mecânico possui mais de 2.500 peças móveis o veículo elétrico possui apenas 250 peças, promovendo menos degastes e demanda de manutenção.
  • Eficiência – Motores elétricos chegam a ser 90% mais eficientes no que diz respeito ao consumo de energia, enquanto os carros comuns têm eficiência de apenas 40%.

THOR-40D, o carregador veicular da Growatt

Eletrificados continuam em alta

O carregador inteligente de recarga rápida da família THOR fornece energia em CC com elevada eficiência, segurança e estabilidade para veículos elétricos. Sua interface é amigável para ser fácil de operar, e integra funções de controle, cobrança, comunicação e proteção patrimonial.

Conheça as principais características do THOR-40D:

  • Compatível com todas as marcas de carros elétricos;
  • Tela touch de 7” para monitoramento e operação local;
  • Agendamento e controle inteligentes pelo aplicativo;
  • Design IP54 para uso em áreas internas e externas;
  • Integração com sistemas FV existentes ou recém-instalados;

Os clientes podem conectar o carregador veicular da Growatt a qualquer rede de recarga com muita facilidade. Isso é possível pois o carregador possui opções diversificadas de comunicação, incluindo redes com fio Ethernet, Wi-Fi e 4G sem fio.

App Plugshare

Eletrificados continuam em alta

Um outro fator muito importante para o mercado de eletromobilidade é a infraestrutura de recarga pública. No Brasil já contamos com mais de 3.800 postos de recargas que podem ser encontrados por meio do app PlugShare, que reúne a maior comunidade de motoristas de veículos elétricos do mundo. Importante lembrar que a garagem da Aldo Solar também já está na lista.

O app é gratuito para IOS, Android e web e além de conectar os proprietários de veículos elétricos, também permite encontrar e avaliar estações de carregamento, como a da Aldo.

Garagem de abastecimento de VEs da Aldo Solar

Eletrificados continuam em alta

Aldo Solar aposta em seu Programa de Mobilidade Elétrica. Assim, disponibiliza ao público a primeira garagem pública para abastecimento de carros elétricos e/ou híbridos alimentada por energia solar do sul do país. Maringá e outras cidades do Brasil têm postos de abastecimento de carros movidos à energia elétrica. No entanto, todos estão ligados à rede oficial de distribuição de energia. A grande diferença é que nesta garagem a eletricidade é gerada pelo sol.

A Aldo acredita que o investimento em seu Programa de Mobilidade Elétrica é uma maneira de difundir ainda mais a energia solar. Essa iniciativa pode oferecer condições de o consumidor brasileiro se interessar, aprender mais e utilizar opções de energia limpa e mais barata.

Uma ótima notícia para o segmento de eletromobildiade é a Aldo Solar está ampliando sua infraestrutura voltada para eletromobilidade. Serão mais duas vagas para recarga de veículos elétricos ou híbridos, na desse da empresa em Maringá. E o mais importante: aberto 24 horas e totalmente gratuita. 

1ª garagem solar pública do país

Sendo assim, a garagem foi montada no modelo de carport solar. Trata-se de uma estrutura construída a partir de painéis fotovoltaicos para cobrir áreas de estacionamento e gerar energia a partir da luz do sol. Dessa forma, a solução oferece um ganho duplo. Enquanto protege os veículos do sol, as placas captam a luz solar, convertendo-a em “combustível” para abastecer os carros elétricos ou híbridos.

A garagem fica aberta ao público na sede da Aldo 24 horas por dia, de segunda a domingo, totalmente gratuito. Conta, ainda, com três vagas para abastecimento de carros elétricos.

Confira as características técnicas da Garagem Solar da Aldo:

  • 27 módulos fotovoltaico;
  • 1 inversor Fronius 8.2kw;
  • carregadores veicular trifásico de até 40kw;
  • Autonomia do BMW I3 – até 385km.

Os eletrificados continuam em alta em 2024, mas ainda temos muito a crescer. Contudo, já é possível que as fábricas comecem a se coordenar. O anúncio de Alckmin sobre a Secretaria de Economia Verde, deve explorar temas relativos à mobilidade e energias renováveis, o que já é um bom sinal. 

Sabemos que cada dia se torna mais urgente e necessário criarmos mecanismos para acelerar a descarbonização, não só do Brasil, mas de todo o mundo, aliando a implementação de cidades mais sustentáveis com energia renovável.

Nesse sentido, a Eletromobilidade aliada à energia fotovoltaica transformará o setor elétrico brasileiro. Os carros elétricos e híbridos já são responsáveis por bater recordes ano após ano, e a tendência é de que continuem.

> Leia mais: Em 2025 serão 21 milhões de carros elétricos vendidos no mundo

Você sabia que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agoraque oferece financiamento inteligente e totalmente digital.

Eletrificados continuam em alta

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating