Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Energias Renováveis em alta: saiba mais sobre esse setor – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil Energias Renováveis em alta: saiba mais sobre esse setor – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » Energias Renováveis em alta: saiba mais sobre esse setor

Energias Renováveis em alta: saiba mais sobre esse setor

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A primeira onda da pandemia, no início de 2020, levou diversos países a adotar medidas restritivas. Com isso, a quantidade de energia elétrica gerada no mundo todo reduziu 2,6%. No entanto, um fenômeno inédito começou a despontar: energias renováveis em alta, enquanto todas a outras fontes de eletricidade despencaram. Assim, a participação do setor das renováveis ficou próxima de 28% já no primeiro trimestre de 2020 e, no final daquele ano, fechou em quase 30%. Durante o mesmo período, em 2019, essa marca era de 26%, de acordo com o relatório da Global Energy Review 2020, da (IEA) Agência Internacional de Energia.

> Até 2026 o uso de fontes renováveis pode crescer 60%

Energia limpa e renovável em alta: motivos para aderir

Expandir a produção e o consumo das renováveis é fundamental e o mundo todo já está bem ciente disso. É preciso tentar evitar uma catástrofe climática e muitos países já se distanciam cada vez mais do consumo dos combustíveis de origem fóssil. Assim, em relação à energia elétrica, estamos nos referindo ao gás natural e ao carvão. Então, agora, a meta é impedir que a temperatura do globo avance os 1,5ºC de seus níveis pré-industriais.

> Saiba tudo sobre as fontes de Energia Renováveis

Solar e eólica: energias renováveis em alta

E, por falar em energias renováveis em alta, a eólica e a solar estão em evidência, embora a hidrelétrica ainda represente 64% da produção nacional. O mercado das renováveis, portanto, é promissor e já responde por 1,158 milhão de empregos no setor, pelo país afora. Assim, já é o segundo maior mercado do mundo, atrás somente da China, de acordo com a IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável). No entanto, o maior número das vagas ainda se encontra no setor hidrelétrico, apesar do crescimento acelerado do setor eólico e solar.

Energias renováveis em alta  e crise no setor hidrelétrico

A matriz hidrelétrica brasileira passa por uma crise sem precedentes. Com as mudanças climáticas em curso, as variações do regime de chuvas resultam em uma necessidade cada vez maior por soluções alternativas, ou seja, renováveis. Com isso, as oportunidades de criação de empregos também se multiplicam de forma incomparável aos demais segmentos do mercado. Isso deixa, cada vez mais, as energias renováveis em alta. Dessa forma, há expectativas de mudanças importantes no perfil da participação das diversas fontes de energia, ao longo da década.  Com isso, segundo o Plano Decenal de Expansão de Energia do Ministério de Minas e Energia, a eólica deve saltar de 9% (2019) para 16%, em 2029. Já, a energia solar deve quadruplicar e saltar de 2% para 8%.

Oportunidades para diversos profissionais

As energias renováveis em alta e essa transição sinaliza, então, uma necessidade de que empresas do setor projetem, instalem e operem, mantendo sistemas de energia complexos. Assim, não faltarão oportunidades de trabalho, especialmente para engenheiros, assim como para geólogos, físicos e químicos. Esse momento de expansão promete durar algumas décadas. E, para quem quiser aproveitar o momento, já existem opções de cursos superiores de Engenharia em Energias Renováveis. Grande parte deles está concentrada no Nordeste, uma região repleta de parques eólicos e usinas solares, devido aos ventos da região e da grande insolação.

Universidades com cursos da área

Você, que se interessou pelo segmento, já pode contar com algumas universidades com bacharelado na área. Entre elas, a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Quem já é engenheiro e sonha em atuar nessa área, é interessante levar em consideração uma pós-graduação em energias sustentáveis. Para tanto, a PUC e a FMU são instituições que podem oferecer essas especializações.

Aproveite o momento favorável!

Para todos os efeitos, temos um mercado de energias renováveis em alta, e ainda não é exigida nenhuma formação acadêmica na área. Sendo assim, os cursos disponíveis ainda são recentes e as empresas contratam engenheiros de outras áreas. São elas: civil, ambiental, mecânica e eletrônica. Depois, essas empresas investem em capacitação técnica para prover as necessidades específicas do ramo.

> Setor de energias renováveis busca talentos

Carreiras em expansão e seus desafios

No Ceará, já dispomos de uma vasta produção de energia originada dos ventos. Então, já são mais de 80 parques eólicos no Estado. Os demais são Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia. Portanto, para os interessados no segmento, os salários são bastante atrativos: de R$ 5,5 até R$ 25 mil. Assim, qualquer chance de investir em negócios sustentáveis, com potencial de contribuir com um futuro sustentável para o planeta é um grande diferencial positivo. A área de energias renováveis é muito ampla e todo profissional precisa se preparar para atuar em um campo segmentado e interdisciplinar. E, a rotina de trabalho costuma ser flexível e dinâmica, sem falar que áreas em crescimento tendem a oferecer muitas oportunidades de crescimento aos profissionais envolvidos.

Energias renováveis em alta: atração de investimentos e oportunidades

Trata-se de um setor que cresce 100% e recebe muitos investimentos, o que garante vagas de emprego com salários bons. Por outro lado, os grandes parques geradores de energia limpa estão longe dos centros urbanos. Dessa forma, é preciso disposição e dedicação para ficar em isolamento, durante temporadas. No mais, é abraçar a causa e apostar nesse futuro sustentável!

A energia positiva que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos. Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas e saiba mais sobre o nosso programa de Aldo Crazy Venda Direta. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo! Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade.   Energias Renováveis em alta Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter,FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

> Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating