Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Módulo fotovoltaico de qualidade, quais aspectos considerar? Módulo fotovoltaico de qualidade, quais aspectos considerar?
Início » Quais aspectos considerar para escolher um módulo fotovoltaico de qualidade?

Quais aspectos considerar para escolher um módulo fotovoltaico de qualidade?

Por Joiris Manoela, da Comunidade Energês

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Os módulos fotovoltaicos são a parte mais importante de um gerador fotovoltaico, afinal é o módulo fotovoltaico, ou painel solar, que converte a luz do sol em energia elétrica e, por isso, devem ser considerados diversos aspectos na escolha do melhor módulo fotovoltaico de qualidade para seu projeto.

Neste artigo, destacamos alguns pontos a serem analisados e porque eles são importantes.

> Leia mais: Painel solar não é tudo igual: saiba escolher o melhor para seu projeto

Coeficiente de temperatura

Os coeficientes de temperatura, demonstrados em variação percentual da eficiência por grau de temperatura (-%/°C), indicam perdas na tensão e potência (e aumento na corrente – que costuma ser insignificante) do módulo FV.

O aumento da temperatura nas células fotovoltaicas prejudica a produção de energia. Essa redução da geração é estimada pelos fabricantes e consta no datasheet dos equipamentos. Quanto menor o coeficiente, menor a perda e melhor o desempenho do equipamento.

No Brasil, os módulos já trabalham em altas temperaturas. Contudo, em alguns locais há algumas especificidades que causam o aumento da temperatura à qual os módulos serão expostos. Assim, pode ser interessante escolher um módulo com um menor coeficiente de temperatura.

> Entenda o que é eficiência de um painel solar

Certificações do módulo fotovoltaico de qualidade

As certificações, no geral, atestam a qualidade dos módulos fotovoltaicos. Há diversos testes que são aplicados nos módulos para que eles recebam o carimbo de aprovação e sejam considerados melhor módulo fotovoltaico de qualidade. Algumas certificações importantes são:

  • IEC 61215: busca identificar defeitos ao longo do processo de produção e garantir a eficiência e performance ao longo da vida útil;
  • PVEL: é uma certificação em que os módulos são estudados por 18 meses, com testes no backsheet, testes de ciclos térmicos, de impacto de granizo e muitos outros aspectos;
  • RECT: para obter essa certificação, os módulos são submetidos a diversos testes que avaliam a qualidade, confiabilidade e performance;
  • TIER 1: essa certificação não avalia os módulos de forma técnica, mas sim a saúde financeira da empresa fabricante, o que pode ser um fator muito importante caso seja necessário acionar a garantia dos equipamentos;
  • EPD: esse selo avalia o desempenho e longevidade dos módulos considerando questões ambientais como poluição, acidificação dos oceanos e outros aspectos. Para isso, são avaliadas diversas etapas, desde a pesquisa e desenvolvimento até a logística e reciclagem.

 > Saiba mais: 4 Certificações que indicam qualidade em energia solar

Módulo fotovoltaico de qualidade e a eficiência

A eficiência é demonstrada em percentual, e representa a conversão da energia luminosa em eletricidade.

Quanto mais eficiente um módulo fotovoltaico de qualidade, menor a área ocupada para gerar a energia necessária. Ou seja, mais compacta a instalação em solo ou em telhado. Esse aspecto pode ser muito importante para projetos em locais com limitações de área útil, sempre compare equipamentos.

Mais que avaliar a potência dos módulos, é fundamental analisar a sua eficiência e comparar a produção de energia por meio de simulações.

Você analisa esses dados antes de escolher um módulo fotovoltaico de qualidade? Não deixe de comentar caso haja dúvidas.

Agora que você já sabe quais aspectos considerar para escolher um módulo fotovoltaico de qualidade, comece a executar o seu projeto agora mesmo. Para isso, acesse o site da Aldo Solar e confira nossas soluções.

Você já sabe que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que como a Aldo, faz parte do portfólio da Brookfield.

Módulo fotovoltaico de qualidade

Seja você também o seu próprio gerador de energia limpa. Acompanhe, também, todas as novidades da Aldo em outros canais como TwitterFacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating