Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
300 mil novos empregos deverão surgir no setor solar até o final de 2023 300 mil novos empregos deverão surgir no setor solar até o final de 2023
Início » 300 mil novos empregos deverão surgir no setor solar até o final de 2023

300 mil novos empregos deverão surgir no setor solar até o final de 2023

por Redação Aldo Solar
Publicado Última atualização em

De acordo com a IRENA (Agência Internacional para as Energias Renováveis), o Brasil já conta com 10% dos empregos verdes do mundo. E, no Brasil, até o final deste ano, deverão surgir mais 300 mil novos empregos no setor de energia solar.

O avanço desse mercado, principalmente no que se refere às energias renováveis, tem chances de criar mais 2 milhões de postos de trabalho dentro de cinco anos. Isso é o que expõe o estudo “Plano Nordeste Potência”, feito por Centro Brasil no Clima, Fundo Casa Socioambiental, Instituto Clima Info e Grupo Ambientalista da Bahia.

> Leia mais: Em 2022 a energia solar criou mais de 900 empregos por dia

Apenas em 2023, o mercado de energia solar tem a estimativa de criar 300 mil novos empregos no Brasil. Além disso, deverá atrair para o mercado brasileiro mais de R$ 50 bilhões em investimentos.

São projeções da ABSOLAR. E, de acordo com o “Plano Nordeste Potência”, o ensino superior se beneficiará de 13% das vagas. Já, o ensino técnico terá 50%, ou seja, a maior parcela delas. Os demais 37% não exigirão nenhuma qualificação especial.

300 mil novos empregos no Brasil – setor solar com grande potencial

A expansão que estamos presenciando no mercado de energia demonstra o tamanho do potencial do setor solar para gerar novos empregos. Trata-se de um cenário que apresenta a possibilidade de superar a barreira imposta por colocações puramente técnicas.

O que podemos constatar agora, é o surgimento e a ampliação de novos postos de trabalho para muitas outras áreas dentro das companhias de energia. Assim, verificamos que as vagas já não são restritas apenas a profissionais privilegiados com formação específica superior ou técnica. As áreas que passam a criar essas oportunidades estão nos setores comerciais, de marketing, tecnologia e outros.

AdobeStock 456702438 scaled

As mulheres estão se destacando cada vez mais no mercado de energia, em diversas áreas.

Entretanto, mesmo com a expectativa de 300 mil novos empregos no Brasil, existe uma insuficiência de formação técnica para os novos profissionais do setor. Isso segundo o Instituto Clima Info, uma organização sem fins lucrativos dedicada a estudos sobre mudanças climáticas. A mesma opinião é compartilhada pela ABSOLAR e pela ABEEÓLICA (Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias).

As entidades acreditam na necessidade de se construir parcerias entre empresas, governo e universidades. Essa seria uma maneira de melhorar a qualificação no setor de energias renováveis, impedindo um possível futuro gargalo na ampliação do mercado de trabalho deste setor.

Energia solar: 300 mil novos empregos no Brasil

Ainda segundo dados da IRENA, hoje, o Brasil está em oitavo lugar entre os maiores geradores de energia solar do planeta. Se encontra, também, em terceira colocação no ranking mundial de geração de energia renovável.

Com isso, demonstra grande potencial do segmento para postos de trabalho. Não à toa, mantemos a expectativa de gerar 300 mil novos empregos no Brasil, no setor, até o final deste ano.

> Leia mais: Energias alternativas geram 1 milhão de empregos e reduzem emissão de CO²

Além disso, ainda em 2023, o país deverá adicionar mais de 10 GW de geração de energia solar fotovoltaica. Dessa forma, atingiremos a capacidade instalada acumulada de 34 GW.

Esse desempenho significa um avanço superior a 50% comparando-se com a atual potência. Isso aponta para resultados que podem colocar 2023 como o melhor ano da história do setor solar no Brasil.

Geração distribuída superou 30 GW em 2023

Temos a expectativa de gerar 300 mil novos empregos no Brasil até o final de 2023 e isso é mais que esperado. Em maio deste ano, a geração distribuída no país já superou 30 GW de potência instalada. Esse volume equivale à capacidade de painéis instalados no comércio, residências, indústrias, prédios públicos, propriedades rurais e pequenos terrenos. Esses são dados divulgados pela ANEEL.

A expansão da adesão à energia solar no Brasil está abrindo espaço para as inovações. Esse é o caso da tecnologia de energia limpa compartilhada, que deverá proporcionar transformações importantes para o país dentro dos próximos anos. Essa ideia está diretamente associada à democratização do acesso à energia limpa e renovável.

> Postos de empregos verdes chegaram a 200 mil em 2022

300 mil novos empregos deverão ser criados até o final de 2023 e, em 2022, cerca de 330 mil postos de trabalho foram criados no setor solar. Esse número significa que a energia solar criou mais de 900 empregos por dia, em média, de acordo com relatórios da ABSOLAR.

Estamos falando de um volume de contratações que ultrapassa tranquilamente a quantidade de recrutamentos registrados em todos os anos anteriores. Por exemplo: em 2020 e 2021 tivemos, respectivamente, a contabilização de 86 mil e de 153 mil contratos de trabalho firmados.

Na última década, portanto, ao todo, foram gerados mais de 720 mil empregos no setor solar em todas as regiões do país. E, segundo a ABSOLAR, até o final deste ano, esse número deve superar a marca de 1 milhão de contratações ao todo.

> Leia mais: Energia solar supera R$ 30 bilhões em investimentos em 2023

A luta pela mudança da matriz energética conquista cada dia mais adeptos. Considere a sua participação nessa jornada também.

Agora que você sabe que 300 mil novos empregos deverão surgir no setor solar até o final de 2023, tem ainda mais motivos para aproveitar os benefícios do segmento.

Financie com a Aldo e Sol Agora

Você já sabe que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que oferece financiamento digital e inteligente.

 

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating