fbpx
Início » Quem são as mulheres no mercado de renováveis?

Quem são as mulheres no mercado de renováveis?

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

O mercado de trabalho vem amadurecendo suas iniciativas em relação à presença feminina nas equipes e nos projetos. Assim, assuntos envolvendo as mulheres no mercado de renováveis, bem como ações para igualdade de oportunidades e de salários estão cada vez mais comum.

Sabemos que, historicamente, o setor de energias renováveis se desenvolveu com uma presença predominantemente masculina. Isso poque a participação feminina para o trabalho era reduzida. No entanto, nos últimos anos, percebemos um aumento significativo da participação feminina no setor de energia, principalmente na área de energia limpa.

Por isso, fique com a gente e saiba quem são mulheres no mercado de renováveis!

> Leia mais: Brasil gera milhares de empregos em energia solar e Aldo tem vagas abertas

Mulheres no mercado de renováveis: geração de empregos

O último relatório da IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável), divulgou que esse setor gerou 11,5 milhões de empregos no mundo todo, durante 2019. E a indústria solar fotovoltaica teve participação majoritária, respondendo por um terço do total, ou seja, em torno de 3,8 milhões de postos de trabalho.

Quanto às mulheres no mercado de renováveis, também houve um destaque: 32% da força de trabalho já é feminina. Isso se compararmos com o mercado do gás e do petróleo, com 22%.

Brasil é o 8º país com fonte solar em expansão

A IRENA divulgou em seu relatório, ainda, que em 2019 o Brasil foi o 8º país do globo a abrir novas vagas no setor solar.

Trata-se, portanto, de um dado importante, que merece ser comemorado, afinal, a fonte solar está expandindo no país. E, quanto mais desenvolvimento no setor, mais novos postos de trabalho são criados.

> Expansão da energia solar impulsiona mercado de baterias

Mulheres no mercado fotovoltaico

A cada dia que passa a presença das mulheres no mercado de renováveis e de trabalho como um todo está mais visível. No setor fotovoltaico, elas estão atuando com forte presença, provando suas habilidades nesse segmento.

Somos levados a enxergar a maior força de trabalho nesse mercado composta por homens. E isso cria uma noção equivocada de que não há espaço para as mulheres, o que pode dificultar a participação feminina na área. Essa falsa imagem tende a intensificar preconceitos que barram sua atuação na profissão.

Representatividade feminina e respeito à profissional

As mulheres precisam garantir seu espaço e fortalecer sua representatividade, exercendo funções técnicas no setor fotovoltaico, com todo o respeito que merecem.

O resultado disso é um impulso a mais para que outras mulheres se interessem e ingressem neste mercado, ainda muito masculino. No entanto, é necessário criar outras ações de reforço, como políticas públicas e empresariais para incentivar a participação de mulheres no mercado de renováveis.

> Saiba quem são as mulheres no mercado fotovoltaico brasileiro

Diversidade como estímulo ao desenvolvimento

É fundamental entender que a diversidade representa um diferencial para as empresas e as comunidades, como motor para a prosperidade econômica, técnica e científica.

A visão mais voltada à pluralidade ajuda na resolução de problemas de uma forma mais criativa e eficiente. E ainda estimula o ingresso de mais e mulheres no mercado de renováveis.

Liderança das mulheres no mercado de renováveis

As mulheres estão se destacando cada vez mais no mercado de energia, em diversas áreas. Entre elas, podemos citar as áreas regulatória, jurídica, de engenharia e tecnologia. E, se isso já é uma realidade, devemos nos questionar sobre o porquê de ainda haver poucas mulheres ocupando cargos de liderança.

Algumas iniciativas de grande relevância atuam com o propósito de fazer isso acontecer e uma delas é a Rede Global de Mulheres para a Transição Energética. Em inglês, é a Global Women’s Network for the Energy Transition (GWNET).

A rede foi criada em 2017 para ajudar no avanço da transição energética, atuando com o empoderamento feminino no setor. Dessa forma, constitui redes de programas de treinamento e mentoria e networking.

> Energias alternativas geram 1 milhão de empregos e reduzem emissão de CO2

Mulheres no mercado de renováveis e seus benefícios estendidos

O GWNET defende diversas bandeiras. Entre elas, a inclusão das mulheres no mercado de trabalho como um benefício para as profissionais e suas famílias, suas comunidades e para a economia do país. Além desses fatores, há outros desdobramentos positivos, como:

  • Equilíbrio de gênero e diversidade no ambiente corporativo aperfeiçoam a governança;
  • A empresa se torna mais aberta à inovação;
  • Intensificação do retorno sobre os ativos e o desempenho corporativo;
  • Estímulo do desempenho da equipe;
  • Surgimento de novos talentos.

Conquista progressiva

Por fim, já temos mulheres no mercado de renováveis e, também, em diversos outros nichos antes dominados por homens. Então, podemos considerar o setor de energia solar uma ótima alternativa imediata ou futura, tendo em vista seu campo ainda pouco explorado. A IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável) realizou estudos que revelam a ocupação por mulheres de 32% dos empregos no segmento de energia renovável.

Trata-se, portanto, de um percentual mais alto que no setor de energia como um todo. E, devemos ponderar que quanto mais gente capacitada estiver nesse mercado, mais rapidamente a energia solar fotovoltaica será propagada no mundo todo.

A energia positiva que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas e saiba mais sobre o nosso programa de Aldo Crazy Venda Direta. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo!

Mulheres no mercado de renováveis

Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade.    Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter,FacebookLinkedIn Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

> Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating