Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Setor têxtil brasileiro conta com a energia solar para fomentar ESG Setor têxtil brasileiro conta com a energia solar para fomentar ESG
Início » Energia solar fomenta ESG no setor têxtil brasileiro

Energia solar fomenta ESG no setor têxtil brasileiro

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Empresas de diversos segmentos, especialmente do setor têxtil, buscam nos últimos anos, fontes renováveis de energia. O intuito dessa procura é obter economia de despesas mensais, além de preservar os recursos naturais ainda disponíveis no planeta.

Segundo um relatório recentemente divulgado pela IEA – Agência Internacional de Energia, há uma estimativa de que a produção de energia, por meio de fontes renováveis, deverá aumentar para quase 2.400 GW, entre 2022 e 2027. Esse volume pode ser comparado à toda a energia gerada na China, que é dos mais populosos países do mundo, hoje, com 1,4 bilhões de habitantes.

> Leia mais: Energia solar teve a melhor avaliação em classificação ESG

O setor têxtil precisa minimizar impactos ambientais

setor têxtil

Existe uma expectativa de que até 2030, 35% de toda a geração global de energia seja feita por meio de usinas eólicas e 33% de fonte solar. Portanto, é fundamental que as empresas pensem em formas alternativas para colaborem com a preservação do meio ambiente.

O setor têxtil é um dos segmentos que enfrentam desafios significativos em seu cotidiano para mitigar os impactos ambientais que gera durante o processo de produção. Apenas no Brasil, são descartados, anualmente, mais de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis. Isso, de acordo com a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

E, como se não bastassem os resíduos sólidos, é preocupante o consumo de água nas indústrias têxteis. Segundo a Fundação Ellen MacArthur, o setor têxtil é responsável pelo consumo de mais de 93 milhões de metros cúbicos de água, anualmente. Trata-se, portanto, de um volume suficiente para abastecer 37 piscinas olímpicas.

> Entenda o que é Economia Circular de painéis fotovoltaicos

Mas, hoje, felizmente a procura pelas boas práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) está cada vez mais comum no mercado. As iniciativas são vistas em atitudes como instalação de geradores de energia solar e outros que reusam a água.

Além disso, aumentam as hortas comunitárias e os investimentos em máquinas para combater o desperdício e ajudar na produção de tecidos mais sustentáveis no setor têxtil. Esses são apenas alguns entre tantos outros exemplos de projetos interessantes relacionados à ESG.

No setor têxtil é perfeitamente possível cultivar um consumo consciente de insumos, como água e energia elétrica. Contudo, é preciso que o trabalho seja conjunto. Portanto, é de responsabilidade das empresas promover uma cultura corporativa nesse sentido.

Da mesma maneira, os governos devem promover iniciativas por meio de políticas públicas adequadas, como incentivos fiscais para quem compra equipamentos e atua usando práticas sustentáveis. Além disso, o poder público deve agir em conjunto com a sociedade civil em busca das melhores soluções.

> Leia mais: Conheça as ações ESG da Aldo com investimento de mais de R$ 2 milhões de reais

Energia solar para indústrias

setor têxtil

O objetivo de todo o empreendedor é conseguir economizar ao máximo com seus gastos fixos mensais para poder investir mais no próprio negócio. Sabemos, que o alto consumo de energia das fábricas faz com que a energia solar ganhe mais importância a cada dia.

Essa fonte renovável, além de reduzir substancialmente os custos com as contas de luz, diminui sensivelmente o impacto ambiental. E isso influencia diretamente no funcionamento e na manutenção das fábricas quando se trata de economia.

O modo de produzir energia solar nas indústrias é semelhante ao processo de geração nas residências e no comércio. Contudo, o sistema é feito em larga escala em razão da dimensão dos geradores fotovoltaicos, bem como, de acordo com as necessidades de cada propriedade.

Energia solar melhora a vantagem competitiva das indústrias no mercado

setor têxtil

Hoje em dia, todos nós devemos nos preocupar com a preservação do meio ambiente, afinal, isso já é uma questão de sobrevivência da nossa espécie. Portanto, toda vez que uma marca adota medidas realmente comprometidas com essa ideia, sua imagem é vista com bons olhos pelos consumidores e investidores.

Atitudes sustentáveis na indústria, como o setor têxtil, atraem os clientes mais exigentes e engajados com condutas de preservação, e esse público tem aumentado rapidamente. Cada vez mais, as pessoas buscam adquirir produtos de empresas alinhadas a ideias e ações contendo real cunho ecológico. Portanto, a adoção da energia solar nas indústrias só tende a aumentar a vantagem competitiva de uma empresa, conquistando e retendo novos clientes.

Grandes marcas, incluindo as do setor têxtil, já aderiram à energia solar. No entanto, não são apenas as indústrias de grande porte e de renome que se engajam nesse movimento. Donos de pequenos negócios já perceberam a necessidade de tomar atitudes mais sustentáveis em suas empresas. E, por meio de ações desse tipo, as corporações desenvolvem projetos mais eficientes, capazes de educar e conscientizar seus clientes e colaboradores.

Além disso, outras condutas sustentáveis podem perfeitamente fazer parte da cultura corporativa. É possível reduzir o uso de papel, de água, adotar sistemas automatizados para uso de lâmpadas e aumentar o consumo de biocombustíveis nos veículos. Com essas estratégias, a consciência ambiental pode ser enraizada na sociedade, garantindo mais chances de preservar o meio ambiente, poluindo bem menos e aumentando a qualidade de vida.

> Leia mais: Saiba mais sobre o conceito ESG na energia solar

setor têxtil

Existe um longo caminho pela frente e muito ainda precisa ser feito. No entanto, o primeiro passo é essencial e precisa ser dado. No setor têxtil, já é possível encontrar muito boa vontade nesse sentido.

Agora que você sabe que a energia solar fomenta ESG no setor têxtil brasileiro, tem ainda mais motivos para aderir a essa fonte limpa e inesgotável.

Você já sabe que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que agiliza o financiamento de forma digital e inteligente!

setor têxtil

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

> Como ser um integrador Aldo Solar? Confira aqui!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating