Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Energia solar para indústrias: saiba mais detalhes sobre os benefícios! Energia solar para indústrias: saiba mais detalhes sobre os benefícios!
Início » Conheça os benefícios da energia solar para indústrias

Conheça os benefícios da energia solar para indústrias

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

O objetivo de todo o empreendedor é conseguir economizar ao máximo com seus gastos fixos mensais para poder investir mais no próprio negócio. Sabemos, que o alto consumo de energia das fábricas faz com que a energia solar para indústrias ganhe mais importância a cada dia.

Essa fonte renovável, além de reduzir substancialmente os custos com as contas de luz, diminui sensivelmente o impacto ambiental. E isso influencia diretamente no funcionamento e na manutenção das fábricas, quando se trata de economia.

Por isso, neste post falaremos sobre os benefícios do uso da energia solar industrial e como ela pode ser gerada. Fique com a gente e saiba mais sobre esse assunto tão atual!

Energia solar para indústrias: como gerar

O modo de produzir energia solar nas indústrias é semelhante ao processo de geração nas residências e no comércio. Contudo, o sistema é feito em larga escala em razão da dimensão dos equipamentos fotovoltaicos, bem como, de acordo com as necessidades de cada propriedade.

É por isso que esse tipo de instalação requer um planejamento bem-feito, levando em conta questões essenciais. Esses fatores envolvem retorno sobre o investimento, economia e instalação de equipamentos de qualidade. E os itens necessários constituem as placas solares, o inversor solar, além da bateria para armazenamento (quando necessário), adequando-as à estrutura de instalação dos painéis. Todo esse aparato, portanto, resulta em muitos benefícios para quem opta pela energia solar, como alguns dos quais falaremos a seguir:

Benefícios da energia solar para indústrias

Economia de energia elétrica

Empresas de qualquer porte podem se beneficiar de uma grande economia ao instalar um sistema fotovoltaico. Não importa o segmento de atuação da indústria, essa alternativa pode proporcionar, em médio prazo, uma significativa economia que reflete nos custos fixos do negócio.

A princípio, investir no equipamento solar representa um custo um pouco elevado. Entretanto, existem diversas linhas de financiamento que facilitam muito a aquisição dos equipamentos. E, com o tempo, a conta de energia tende a diminuir expressivamente, chegando a 95% em determinados casos. Tudo depende do tipo de instalação e da localização.

Melhora a vantagem competitiva no mercado

Hoje em dia, todos nós devemos nos preocupar com a preservação do meio ambiente, afinal, isso já é uma questão de sobrevivência da nossa espécie. Portanto, toda vez que uma marca adota medidas realmente comprometidas com essa ideia, sua imagem é vista com bons olhos pelos consumidores e investidores.

Atitudes sustentáveis na indústria atraem os clientes mais exigentes e engajados com condutas de preservação, e esse público tem aumentado rapidamente. Cada vez mais, as pessoas buscam adquirir produtos de empresas alinhadas a ideias e ações cotendo real cunho ecológico. Portanto, a adoção da energia solar para indústrias só tende a aumentar a vantagem competitiva de uma empresa, conquistando e retendo novos clientes.

Durabilidade longa e pouca manutenção

Mais uma interessante vantagem que motiva a adoção de energia solar para indústrias é a longa vida útil dos equipamentos, ou seja, em torno de 40 anos. Isso reduz muito as despesas com manutenção que, normalmente requer apenas limpeza simples, anualmente. Contudo, é fundamental garantir essa durabilidade escolhendo painéis solares e demais equipamentos priorizando marcas de qualidade e serviços de instalação por meio de empresas especializadas.

Facilidade para instalação

Além de pouca e fácil manutenção, os sistemas fotovoltaicos podem ser instalados em qualquer edificação, em apenas alguns dias. Entretanto, seu funcionamento pleno requer o correto posicionamento na parte externa do imóvel, preferencialmente no telhado. Dessa forma, o sistema não ocupa os espaços úteis do imóvel. Em algumas situações, eles podem ser instalados nos estacionamentos das empresas, servindo como coberturas para os automóveis.

Destacamos que um de seus grandes diferenciais é a não interferência nas atividades dos funcionários da indústria. Isso significa que o sistema pode ser instalado em qualquer dia e horário da semana.

Incentivos fiscais

Muita gente não sabe, mas, a adoção de energia solar para indústrias e fábricas pode resultar em incentivos fiscais pelo governo. Esse inventivo integra o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica, criado em 2015. Há, então, uma perspectiva de investimentos de R$ 100 bilhões até 2030.

O principal objetivo é incentivar a redução significativa do consumo de energia termelétrica. Já estamos usando constantemente essa fonte poluente e cara quando as usinas hidrelétricas apresentam seus reservatórios de água escassos. É por isso que os incentivos são tão importantes. Com eles, é possível mitigar e até eliminar o uso de combustíveis fósseis para produzir energia.

Redução do impacto ao meio ambiente

A luz solar é natural, abundante, inesgotável e não polui. Portanto, ao investir em um projeto fotovoltaico, as empresas conseguem reduzir drasticamente as agressões ao ambiente, tornando seu negócio ecologicamente mais amigável.

Até pouco tempo se pensava que a poluição era um problema causado apenas pelas grandes indústrias. E que, por isso, elas deveriam ser responsáveis pela minimização dos impactos ambientais. Hoje, essa ideia está ultrapassada, uma vez que já temos plena consciência de que todos nós poluímos, o tempo todo, de diversas maneiras. Então, até mesmo os empreendedores menores podem desenvolver processos comprometidos com a preservação ambiental.

Nesse sentido, a energia solar só tem a contribuir com uma nova cultura de sustentabilidade, aliada a uma consciência ambiental. A ideia é preservar os meios de produção e garantir melhor qualidade de vida no futuro.

Benefícios da energia solar para indústrias

Grandes marcas, como a Wallmart, já aderiram à energia solar. No entanto, não são apenas as indústrias de renome que se engajam nesse movimento. Donos de pequenos negócios já perceberam a necessidade de tomar atitudes mais sustentáveis em suas empresas. Por meio de ações desse tipo, as corporações desenvolvem projetos mais eficientes, capazes de educar e conscientizar seus clientes e colaboradores.

Além disso, outras condutas sustentáveis podem perfeitamente fazer parte da cultura corporativa. É possível reduzir o uso de papel, de água, adotar sistemas automatizados para uso de lâmpadas e aumentar o consumo de biocombustíveis nos veículos. Com essas estratégias, a consciência ambiental pode ser enraizada na sociedade, garantindo, mais chances de preservar o meio ambiente, poluindo bem menos e aumentando a qualidade de vida.

Considere você também a adoção de um sistema fotovoltaico para a sua empresa. Confira aqui, também, os dados que apontam um crescimento de 61,5% do uso de energia solar no Brasil

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating