Início » Setor de energias renováveis busca talentos

Setor de energias renováveis busca talentos

por Alessandra Neris
Tempo de leitura: 4 Minutos

Os aspirantes a algumas vagas específicas no mercado de trabalho, muitas vezes, são contratados quando ainda estão estudando ou assim que se formam. São aqueles indivíduos com as habilidades certas para executar tarefas que exigem alguma expertise. Nesse cenário, o mercado de energias renováveis busca talentos para ocupar diversas funções abertas no setor. É um mercado que aquece rapidamente, enquanto os candidatos às vagas de emprego na área estão cada dia mais raros.

Acompanhe neste artigo uma visão geral do crescimento do setor de energia renováveis, as grandes projeções de crescimento de vagas para quem apresenta as habilidades e competências necessárias. Descubra também como a Aldo Solar, que lidera a distribuição de equipamentos no mercado brasileiro de energia solar em geração distribuída, vê essas questões e está se planejando frente aos desafios do crescimento!

Setor de energias renováveis busca talentos

Com o setor aquecido, os gigantes da energia verde encontram uma enorme dificuldade para contratar pessoas com as habilidades necessárias para suportar seus audaciosos planos de crescimento. Há uma guerra por talentos em curso em todo o mundo. O motivo é a expectativa de crescimento rápido sem gente suficiente para atender às demandas que virão.

Geração de novos empregos

Em vista dessa nova realidade, enquanto os países direcionam bilhões de dólares para desenvolver energia renovável, os legisladores apostam no setor para gerar novos empregos. E isso é fundamental para promover a recuperação econômica pós-pandemia.

Há expectativa de que a capacidade de geração de energia solar triplique até o final desta década, enquanto a eólica deve dobrar dentro do mesmo período. São as conclusões levantadas pelo grupo de pesquisa de energia limpa Bloomberg NEF.

Corrida pela economia global

Grandes empresas verdes, como Iberdrola AS, NextEra, EDP e Enel SpA já lideram a corrida para eletrificar a economia global. No entanto, algumas do setor petrolífero estão ingressando no setor. Assim, no mês passado, a BP Plc anunciou que pretende preencher 100 vagas no setor eólico offshore no Reino Unido e nos Estados Unidos. Vale dizer que esse número tende a dobrar até o fim deste ano.

Recursos escassos

As competências de engenharia ligadas a gestão de projetos, avaliação de energia e concepção de projetos têm alta demanda. Além disso, os bons desenvolvedores de negócios especializados em energia limpam também são um recurso escasso. Já as funções de aquisições, gerenciamento de fusões ou tarefas de back office, podem ser encontradas facilmente em outras áreas.

Alocação externa

Está sendo necessário alocar pessoas de outros setores, como o de petróleo ou outros segmentos da indústria de energia. Da mesma forma, é preciso recrutar diretamente nas universidades. É o que acontece com graduados em química e engenharia, com mestrado em energias renováveis na Universitat Politecnica de Catalunya em Barcelona. Esses profissionais são frequentemente contratados ainda durante o período acadêmico ou logo após o término do curso.

Assim, universidade mantém parcerias com outras faculdades na Europa. Assim, os alunos costumam ser captados para trabalhar em outros países, como a Dinamarca e o Reino Unido.

Corrida pela competitividade

É preciso rapidez para adaptar o conteúdo dos programas sobre transição energética e energias renováveis. Dessa forma, se torna possível garantir que os graduados sejam competitivos no mercado. Sendo assim, os acordos e contratos com diferentes setores são constantemente examinados para entender o que é necessário.

Em 2020, a universidade lançou um mestrado em energia de hidrogênio. Depois disso os professores notaram que poucos têm as necessárias habilidades em química e mecânica para o setor de rápido crescimento. Sempre ocorre um momento de vácuo quando uma nova tecnologia surge. No entanto, existe capacidade para montar novos programas em apenas alguns meses.

Energias renováveis busca talentos

Outro setor que cresce são os parques eólicos offshore. Com isso, os projetos envolvem a construção e a manutenção de turbinas eólicas do tamanho de arranha-céus situados a quilômetros de distância do mar. Essa indústria, que foi pioneira na Europa, agora se expande rapidamente para a costa leste dos Estados Unidos e pela Ásia.

Esses mercados inovadores não contam com pessoal experiente. Por isso, muitas vezes, os desenvolvedores contratam funcionários europeus e britânicos para liderar os projetos. No entanto, conforme os negócios evoluem, aumenta a pressão para contratar no local.

Capacitação Aldo e Canal Solar

Se você quer sair na frente e se destacar no mercado fotovoltaico, um setor que cresce mais de 300% ao ano, se inscreva em um dos cursos de capacitação para revendedores e instaladores.

Trata-se de uma parceria entre a Aldo e o Canal Solar. Assim, os Integradores Aldo Solar recebem descontos especiais em qualquer curso de energia solar do Canal Solar. Finalize sua matrícula com um consultor do Canal Solar e aperfeiçoe o que há de melhor com professores renomados.

Aproveite e assista o vídeo sobre a imporrtãncia da capacitação contínua para aproveitar as oportundiades do mercado.

Seja um colaborador Aldo Solar

A Aldo atua no mercado de distribuição há quase 40 anos e possui vagas abertas constantemente para as mais diversas áreas: expedição, comercial, técnico, TI e muito mais. Caso queira enviar o seu currículo, entre em nosso site e siga as instruções no campo TRABALHE CONOSCO.

A sede da empresa é em Maringá no Paraná, uma das cidades com melhor qualidade de vida do país. A empresa atua fortemente no mercado B2B por meio de uma mentalidade inovadora e de ações totalmente sem fronteiras.

Reconhecimentos Aldo Solar

A Aldo está entre as 1.000 maiores empresas do Brasil, segundo o Jornal Valor Econômico. Além disso, possui inúmeros benefícios, um deles a PLR – Participação nos Lucros e Resultados que é uma dos maiores do Brasil! Desde 2009 a Aldo pratica a participação nos Lucros e Resultados junto aos seus colaboradores. Em 2021, mais de R$ 8 mi foram rateados para que o time da Aldo concretize sonhos pessoais. Venha fazer parte disso!

Com forte atuação social, ambiental e esportiva, a Aldo participa de inúmeros projetos que podem ser conferidos no seu RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE. Além de tudo isso, a Aldo é certificada GPTW – Great Place to Work.

Gostou de saber o quanto é possível se capacitar e ingressar em um mercado inovador como o das energias renováveis? E como existem oportunidades na área? Continue com a gente e saiba por que a energia solar é a mais democrática fonte renovável!

Compartilhe:
0 comentários

Notícias relacionadas