Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Energia hidrelétrica será substituída pela energia solar nos próximos anos – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil Energia hidrelétrica será substituída pela energia solar nos próximos anos – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » Energia hidrelétrica será substituída pela energia solar nos próximos anos

Energia hidrelétrica será substituída pela energia solar nos próximos anos

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Anteriormente, já vimos a energia solar superar a potência da Itaipu. No início de março, a Geração Distribuída ultrapassou a marca de 9GW de potência operacional, um grande marco para o setor.  Já recentemente, no dia 30 de março, a ABSOLAR anunciou a previsão que a energia hidrelétrica será substituída pela energia solar.

Aconteceu a eleição do Conselho de Administração para os anos de 2022 a 2026, e o novo presidente da Associação, Ronaldo Koloszuk, afirmou a previsão para o portal Exame.

A energia hidrelétrica será substituída pela solar nos próximos anos

De acordo com a entidade os 14 GW alcançados em março no que se refere à Geração Distribuída e Centralizada, ultrapassando a Itaipu são apenas o começo desse crescimento. Isso porque a energia solar é atrativa em termos econômicos e tecnológicos e assim, a energia hidrelétrica será substituída pela fotovoltaica em pouco tempo.

“Com um dia de instalação, o cliente consegue uma redução de até 90% na conta de luz. Em três anos, o investimento se paga”, explica Koloszuk.

Continue a leitura para saber mais sobre a previsão para a energia solar se tornar a principal fonte de energia do Brasil!

Leia também: Aldo Solar atinge a marca de 240 mil geradores de energia solar vendidos

Em quanto tempo a energia hidrelétrica será substituída

Conforme dados divulgados pela Bloomberg, em 20 ou 30 anos será possível ver a energia hidrelétrica ser substituída pela energia solar no Brasil, configurando uma transição energética. “A solar está ficando cada vez mais barata. Quem cotou uma instalação há dois anos e achou caro, hoje não acha mais”, afirma o dirigente da ABSOLAR.

Além disso, há um outro fator impulsionando o crescimento da energia solar. A facilidade de instalação é cada vez mais reconhecida pelo consumidor, e mesmo as usinas de grande escala são construídas totalmente ao longo de um ano e meio. Ou seja, grandes usinas de energia solar ficam prontas em uma fração do período necessário para consolidar uma usina hidrelétrica, ou ainda um parque eólico. Por exemplo, a construção da usina nuclear de Angra 3 deve levar, no mínimo, 10 anos.

O futuro é solar e econômico e a energia hidrelétrica será substituída

Do mesmo modo que temos dados apontando que a energia hidrelétrica será substituída, temos também indícios de que o preço da energia solar será ainda mais convidativo. Conforme um estudo da Singularity University, o preço da energia solar está baixando ao ponto de que poderá um dia sair sem custo.

Segundo Koloszuk: “O carro elétrico trará uma grande transformação no setor de energia. A oferta crescerá tanto que a energia será compartilhada como se faz com o Wi-Fi”.

Então, podemos afirmar que a energia hidrelétrica será substituída e a afirmação do presidente da ABSOLAR reforça que os carros elétricos também serão o futuro.

Nesse sentido, recentemente o Senado Federal aprovou em Plenário a criação da frente parlamentar mista para defender o tema no Brasil, potencializando o crescimento da energia solar em território nacional.

Leia também: Como a energia solar atua na recarga de veículos elétricos?

Energia hidrelétrica será substituída mesmo diante da crise do petróleo

Apesar da Guerra na Ucrânia afetar o mundo com a crise do petróleo, a energia solar segue em crescimento otimista. De acordo com Koloszuk, de início, a guerra causou preocupação para o setor, mas agora é pouco provável que o afete negativamente.

Desse modo, a pior hipótese ainda seria a separação do mundo como conhecemos hoje, pois a China está do lado oposto ao do Brasil. Assim, a importação de equipamentos seria prejudicada, visto que a China é o maior produtor e fornecedor. Felizmente, essas probabilidades são remotas.

Em conclusão, podemos afirmar que a popularização da energia solar no Brasil só seria evitada caso surja uma tecnologia ainda mais eficiente e barata. Essa hipótese não possui previsão alguma, e não resta dúvida de que a energia hidrelétrica será substituída pela energia solar nas próximas duas ou três décadas.

A força que vem do sol

Assim, a energia hidrelétrica será substituída pela solar em pouco tempo em apenas um ano e a Aldo Solar faz parte dessa história. A empresa comercializou mais de 240 mil geradores de energia solar em todo o Brasil, quase um terço dos sistemas instalados.

Por isso, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Energia hidrelétrica será substituída

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo. Confira também as opções de financiamento da Aldo Solar com a Caixa Econômica Federal!

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating