fbpx
Home Energia Solar Energia hidrelétrica será substituída pela energia solar nos próximos anos

Energia hidrelétrica será substituída pela energia solar nos próximos anos

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Anteriormente, já vimos a energia solar superar a potência da Itaipu. No início de março, a Geração Distribuída ultrapassou a marca de 9GW de potência operacional, um grande marco para o setor.  Já recentemente, no dia 30 de março, a ABSOLAR anunciou a previsão que a energia hidrelétrica será substituída pela energia solar.

Aconteceu a eleição do Conselho de Administração para os anos de 2022 a 2026, e o novo presidente da Associação, Ronaldo Koloszuk, afirmou a previsão para o portal Exame.

A energia hidrelétrica será substituída pela solar nos próximos anos

De acordo com a entidade os 14 GW alcançados em março no que se refere à Geração Distribuída e Centralizada, ultrapassando a Itaipu são apenas o começo desse crescimento. Isso porque a energia solar é atrativa em termos econômicos e tecnológicos e assim, a energia hidrelétrica será substituída pela fotovoltaica em pouco tempo.

“Com um dia de instalação, o cliente consegue uma redução de até 90% na conta de luz. Em três anos, o investimento se paga”, explica Koloszuk.

Continue a leitura para saber mais sobre a previsão para a energia solar se tornar a principal fonte de energia do Brasil!

Leia também: Aldo Solar atinge a marca de 240 mil geradores de energia solar vendidos

Em quanto tempo a energia hidrelétrica será substituída

Conforme dados divulgados pela Bloomberg, em 20 ou 30 anos será possível ver a energia hidrelétrica ser substituída pela energia solar no Brasil, configurando uma transição energética. “A solar está ficando cada vez mais barata. Quem cotou uma instalação há dois anos e achou caro, hoje não acha mais”, afirma o dirigente da ABSOLAR.

Além disso, há um outro fator impulsionando o crescimento da energia solar. A facilidade de instalação é cada vez mais reconhecida pelo consumidor, e mesmo as usinas de grande escala são construídas totalmente ao longo de um ano e meio. Ou seja, grandes usinas de energia solar ficam prontas em uma fração do período necessário para consolidar uma usina hidrelétrica, ou ainda um parque eólico. Por exemplo, a construção da usina nuclear de Angra 3 deve levar, no mínimo, 10 anos.

O futuro é solar e econômico e a energia hidrelétrica será substituída

Do mesmo modo que temos dados apontando que a energia hidrelétrica será substituída, temos também indícios de que o preço da energia solar será ainda mais convidativo. Conforme um estudo da Singularity University, o preço da energia solar está baixando ao ponto de que poderá um dia sair sem custo.

Segundo Koloszuk: “O carro elétrico trará uma grande transformação no setor de energia. A oferta crescerá tanto que a energia será compartilhada como se faz com o Wi-Fi”.

Então, podemos afirmar que a energia hidrelétrica será substituída e a afirmação do presidente da ABSOLAR reforça que os carros elétricos também serão o futuro.

Nesse sentido, recentemente o Senado Federal aprovou em Plenário a criação da frente parlamentar mista para defender o tema no Brasil, potencializando o crescimento da energia solar em território nacional.

Leia também: Como a energia solar atua na recarga de veículos elétricos?

Energia hidrelétrica será substituída mesmo diante da crise do petróleo

Apesar da Guerra na Ucrânia afetar o mundo com a crise do petróleo, a energia solar segue em crescimento otimista. De acordo com Koloszuk, de início, a guerra causou preocupação para o setor, mas agora é pouco provável que o afete negativamente.

Desse modo, a pior hipótese ainda seria a separação do mundo como conhecemos hoje, pois a China está do lado oposto ao do Brasil. Assim, a importação de equipamentos seria prejudicada, visto que a China é o maior produtor e fornecedor. Felizmente, essas probabilidades são remotas.

Em conclusão, podemos afirmar que a popularização da energia solar no Brasil só seria evitada caso surja uma tecnologia ainda mais eficiente e barata. Essa hipótese não possui previsão alguma, e não resta dúvida de que a energia hidrelétrica será substituída pela energia solar nas próximas duas ou três décadas.

A força que vem do sol

Assim, a energia hidrelétrica será substituída pela solar em pouco tempo em apenas um ano e a Aldo Solar faz parte dessa história. A empresa comercializou mais de 240 mil geradores de energia solar em todo o Brasil, quase um terço dos sistemas instalados.

Por isso, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Energia hidrelétrica será substituída

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo. Confira também as opções de financiamento da Aldo Solar com a Caixa Econômica Federal!

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating