Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Como a energia solar atua na recarga de veículos elétricos? Como a energia solar atua na recarga de veículos elétricos?
Início » Como a energia solar atua na recarga de veículos elétricos?

Como a energia solar atua na recarga de veículos elétricos?

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Quando é preciso se decidir sobre comprar um carro elétrico, a grande dúvida da maioria dos motoristas é saber onde poderão carregá-los com energia. Nesse momento, é comum se perguntarem se poderão carregar seus carros em postos de gasolina. É possível ter um carregador no porta-malas e quanto custará uma recarga de veículos elétricos, afinal?

São questionamentos razoáveis em tempos de combustível em alta e transição das fontes fósseis de combustíveis para energia renovável, não é mesmo? Por isso, neste post falaremos sobre veículos elétricos e como a energia solar pode atuar no processo de recarga. Fique com a gente e saiba mais!

> Leia mais: Tudo que você precisa saber sobre carros elétricos

Como é composto um veículo elétrico?

Para quem ainda não sabe, os veículos elétricos contam, basicamente, com quatro componentes. São eles: o motor de indução, o inversor, a bateria e o sistema de recuperação de energia.

Assim, na bateria, armazena-se a energia necessária para que o carro funcione. O inversor é responsável pela conversão da corrente elétrica em corrente alternada a fim de acionar o motor. Por fim, o sistema de recuperação garante o aproveitamento de toda a energia armazenada.

Categorias de veículos elétricos disponíveis no mercado

O funcionamento de cada veículo elétrico ocorre de acordo com o modelo. Então, o mercado disponibiliza, hoje, quatro categorias de carros elétricos:

  • Totalmente elétricos: ou battery electric vehicle (BEV) ou a célula de combustível;
  • Híbridos ou hybrid electric vehicle (HEV);
  • Híbridos plug-in ou plug-in hybrid electric vehicle (PHEV).

Battery electric vehicle (BEV)

São veículos que usam apenas eletricidade para funcionar. Para tanto, a bateria armazena a energia, que pode ser recarregada com energia elétrica da rede de distribuição ou pelos freios regenerativos (kers).

> Parceria promove sustentabilidade com a reutilização de baterias de íon de lítio em larga escala

Híbridos ou hybrid electric vehicle (HEV)

Eles são híbridos porque têm dois motores que se complementam. Um deles usa combustíveis fósseis ou etanol e ou outro, é elétrico e são veículos que não recarregam a bateria por meio de fontes externas. Sendo assim, os freios regenerativos e o motor a combustão são as fontes de energia.

Híbridos plug-in ou plug-in hybrid electric vehicle (PHEV)

Esses carros funcionam da mesma forma que os híbridos convencionais, contudo, suas baterias são maiores e têm mais autonomia. Com isso, possibilitam a recarga de veículos elétricos por meio de fontes externas de eletricidade. Assim, o carro pode funcionar totalmente a base de energia elétrica percorrendo distâncias maiores.

> Crescimento de veículos elétricos impulsiona mercado de carregadores

Como fazer a recarga de veículos elétricos, afinal?

Recarga em casa

Existem diversas maneiras de fazer a recarga de veículos elétricos e a primeira delas é em casa mesmo, na sua tomada de 110V ou de 220V. Mas, para saber se vale a pena recorrer a essa opção, o motorista deve calcular o custo do carregamento.

Para tanto, é preciso verificar qual é a potência do veículo em Watts. Em seguida, multiplica-se pela quantidade de horas necessárias para manter o carro na tomada para uma carga completa da bateria. Assim, tem-se o custo do quilowatt/hora (kWh).

Por meio de carregador elétrico

Outra forma de abastecimento possível é usando um carregador específico para essa finalidade. Esses aparelhos, então, proporcionam uma recarga mais rápida que as tomadas comuns. No entanto, pode ser preciso adaptar a rede elétrica da residência para viabilizar seu uso.

Postos de carregamento

Por fim, os motoristas podem optar por fazer a recarga de veículos elétricos em postos de carregamento. Esses eletropostos são equipados para funcionarem de maneira distinta dos pontos de energia das casas. Assim, eles fazem uma carga ultrarrápida, por um período de 20 a 40 minutos.

Energia solar como fonte de recarga de veículos elétricos

Se o automóvel elétrico já é útil para o meio ambiente, com energia solar, o pacote fica completo. Sabemos o quanto essa fonte renovável é importante e limpa e pode ser determinante para superarmos os problemas climáticos que enfrentamos hoje. Portanto, ao ser usada para abastecer carros elétricos, não há produção de CO2 (dióxido de carbono), um dos grandes vilões do efeito estufa.

Dessa forma, é uma fonte que poupa recursos naturais e economiza no bolso do usuário. Se o motorista tiver um sistema fotovoltaico em casa, o custo de seu carregamento da bateria elétrica será baixíssimo, podendo até zerar.

> Por que a energia solar é a mais democrática fonte renovável?

Pontos de recarga do país aumenta 50% em quatro meses

No Brasil, hoje existem cerca de 754 postos públicos e semipúblicos, sendo 735 em operação. Assim, os postos de recarga de veículos elétricos públicos são gratuitos, por determinação legal. Há, também, os espaços privados, como estacionamento de shoppings, que oferecem esse serviço gratuitamente para seus clientes.

Garagem da Aldo – a primeira do sul do país

recarga de veículos elétricos

Maringá e outras cidades do país, mantêm pontos de recarga de veículos elétricos e híbridos plug in. No entanto, a grande maioria está conectado diretamente à rede de distribuição de energia.

Assim, a Aldo já anunciou a primeira garagem pública para recarga de carros elétricos e/ou híbridos plug in no sul do país, abastecida por energia solar.

App Plugshare

recarga de veículos elétricos

A garagem foi montada no modelo de carport solar. Trata-se de uma estrutura construída a partir de painéis fotovoltaicos para cobrir áreas de estacionamento e gerar energia a partir da luz do sol. Dessa forma, a solução oferece um ganho duplo. Enquanto protege os veículos do sol, as placas captam a luz solar, convertendo-a em “combustível” para abastecer os carros elétricos ou híbridos.

A garagem fica aberta ao público na sede da Aldo 24 horas por dia, de segunda a domingo, totalmente gratuito. Conta, ainda, com três vagas para abastecimento de carros elétricos.

Confira as características técnicas da Garagem Solar da Aldo:

  • 27 módulos fotovoltaicos;
  • 1 inversor Fronius 8.2kw;
  • carregadores veicular trifásico de até 40kw;

A energia positiva que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas e saiba mais sobre o nosso programa de Aldo Crazy Venda Direta. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo!

recarga de veículos elétricos

Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade.  Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter,FacebookLinkedIn Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

> Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating