fbpx
Início » Aldo Solar e Energy Source fecham novo acordo de distribuição de baterias

Aldo Solar e Energy Source fecham novo acordo de distribuição de baterias

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

As empresas Energy Source e a Aldo Solar se reuniram dia 02/12 em Maringá – PR, na sede da Aldo Solar. O motivo: firmar um acordo de distribuição de baterias de armazenamento. Essa, então, será a maior parceria comercial internacional da América Latina com o objetivo de viabilizar a chegada de baterias sustentáveis para armazenar energia renovável e limpa.

De acordo com as negociações, existe uma previsão de disponibilidade inicial de cerca de 1,2 MWh de baterias second life no mercado brasileiro. O acordo de distribuição de baterias de armazenamento pode chegar a 1 MWh de fornecimento mensal, durante o ano de 2022.

Esse tipo de bateria é originário da logística reversa de veículos elétricos inserida no mercado asiático. É também vinculada à tecnologia e know-how de seleção e uso de baterias aplicadas à segunda vida da empresa Energy Source.

Acordo de distribuição de baterias pela Aldo

Pelo acordo de distribuição de baterias, a Aldo Solar distribuirá as baterias da Energy Souce que prometem impactar diversos segmentos de aplicações estacionárias de armazenamento de energia. E isso deve influenciar principalmente o mercado de energia solar.

Desde 2019, a Aldo Solar é parceira da Energy Source na comercialização de baterias second-life. Além disso, é a maior distribuidora de energia solar do Brasil tendo distribuído mais de 200 mil geradores de energia solar em todo o território brasileiro.

Acordo de distribuição de baterias de íon lítio

Até pouco tempo atrás, a reciclagem em grande escala de baterias deste tipo parecia um tanto distante do Brasil. No entanto, desde 2016, a Energy Source, aposta na popularização das baterias de íon lítio no Brasil. Assim, desenvolveu a tecnologia necessária para permitir a reutilização de baterias de lítio.

As baterias são aplicadas em diversos projetos como backup, emergência, sobrevivência e para viabilizar o consumo nos horários de pico. Servem, ainda, para proteger as instalações fotovoltaicas contra surtos e falhas de fornecimento ou para armazenar a energia gerada, eliminando a necessidade de conectividade na rede elétrica.

Baterias sustentáveis para SOLAR OFF GRID LÍTIO 24v 3,1Kwh

A Energy Source desenvolveu aqui no Brasil uma tecnologia exclusiva para a produção de baterias de íon lítio recarregáveis. Ela é baseada nos 3 “erres” da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. As baterias são, também, 70% mais leves, com descarga de 70% e proporcionam até 1.200 ciclos, toleram altas e baixas temperaturas e não emitem gases.

A versatilidade destas baterias permite seu uso em diversos projetos. Possuem, ainda, Sistema de Gestão de Carga (SGC) inteligente para a proteção da carga, proteção para curto-circuito e balanceamento interno dos blocos, evitando sobrecarga e descarga completa.

Soluções OFF GRID Aldo Solar

Peter Matthisen, Chief Technology Officer e sócio fundador da Energy Source, conta que “foi um grande desafio desenvolver as baterias e, especialmente, descobrir como reutilizar estas células. Mas chegamos ao ponto em que estamos bastante satisfeitos e orgulhosos do nosso produto”.

E a Aldo Solar já oferece soluções cada vez mais acessíveis de geradores de energia solar OFF GRID com as baterias da Energy Source. Garante aos consumidores, ainda, maior liberdade e autonomia na geração de energia solar em Geração Distribuída.

Sobre a Energy Source: acordo de distribuição de baterias

A Energy Source é uma startup do interior de São Paulo. É a primeira companhia do mundo a oferecer a solução completa para baterias de lítio, por meio da economia circular com reuso e reciclagem.

Nos últimos anos a empresa cresce exponencialmente e concretiza parcerias com líderes de mercado. Entre eles, podemos destacar o BMW Group Brasil, Renault, Audi, entre outros.

O mercado de green energy é uma realidade em expansão constante. Isso é fundamental, tendo em vista a necessidade crescente de descarbonização e de armazenamento de geração de energia renovável por todo o planeta.

Dessa forma, as baterias de lítio representam a chave para um novo futuro sustentável em formação. É um momento em que o novo acordo de distribuição de baterias pela Aldo e a Energy Source vem muito a calhar.

Expectativas para o mercado global de armazenamento

Em todo planeta, até 2020, já tínhamos mais de 17 bilhões de dispositivos eletrônicos e 8 milhões de veículos elétricos em circulação. Da mesma forma, contamos com 28 GWh de armazenamento de energia por bateria instalados.

Assim, é esperado que o mercado global de armazenamento de energia supere a marca de 56 GWh até o final deste ano. E a previsão de crescimento será de 17 vezes até 2030.

Dessa forma, o acordo de distribuição de baterias da Aldo com a Energy Source, que envolve logística reversa e energia renovável entre as empresas citadas é uma realidade inadiável no contexto ambiental atual. Por isso, é mais um passo importante para a construção de um futuro sustentável.

A Aldo Solar e a Sustentabilidade

O programa Aldo Crazy Recicla existe desde 2013. Desde então já recolheu e destinou mais de 62 toneladas de e-lixo descartado por usuários junto aos revendedores atendidos pela ALDO. Esse lixo eletrônico é reciclado e a pequena parcela, cerca de 2%, que não é reaproveitada ganha o descarte correto. Esta iniciativa visa ajudar os revendedores e a própria Aldo a se encaixarem na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

São milhares de itens desde HDs, que são destruídos garantindo total sigilo em eventuais dados que possam estar gravados, até monitores, que possuem componentes altamente poluentes, passando por hardwares obsoletos e até painéis solares.

Para isso, a Aldo firmou parceria com a empresa curitibana Green Electron e todo o material coletado segue para descaracterização (desmontagem e separação por material) e reinserido na indústria como matéria prima.

A força que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.

acordo de distribuição de baterias

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating