Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Brasil bate recorde de vendas de carros elétricos em 2021 – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil Brasil bate recorde de vendas de carros elétricos em 2021 – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » Brasil bate recorde de vendas de carros elétricos em 2021

Brasil bate recorde de vendas de carros elétricos em 2021

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

As vendas de carros elétricos já mostravam números expressivos desde 2019. Apesar da crise causada pela pandemia do Covid-19, os Estados Unidos chegaram a mais de 700.000 veículos elétricos. Em 2020, as vendas aumentaram em torno de 11%.

Do mesmo modo, o Brasil bem superando obstáculos no mercado de carros elétricos. Do contrário daquilo que se imagina pelo alto custo dos veículos, a frota brasileira já passou de 41.000 unidades vendidas. Isso acontece porque quem compra já sabe das vantagens que os carros elétricos oferecem no dia a dia.

Agora, o Brasil chega ao recorde de vendas de carros elétricos, superando a marca de 30 mil até novembro. Os dados são do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores do Ministério de Infraestrutura).

Tudo sobre o recorde de vendas de carros elétricos

De janeiro a novembro, o total de vendas chegou a 30.445. Apenas no mês de novembro, a venda resultou em 3.505 veículos elétricos emplacados. Novembro já equivale a 2,1% de market share sobre as vendas domésticas totais do mês no mercado brasileiro – 161.027, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Desde já, os 30.445 eletrificados vendidos de janeiro a novembro representaram aumento de 54% sobre o total comercializado em todo o ano de 2020 (19.745).

Segundo projeções da ABVE (Associação Brasileira de Veículo Elétrico), até o fim de dezembro o total deverá chegar a 32.500 emplacamentos. Ou seja, um aumento de 64% sobre o total de 2020.

Dessa forma, o total de carros elétricos em circulação no Brasil chega a quase 73 mil. O destaque das vendas de carros elétricos fica para os veículos totalmente à bateria (BEVs). Os BEVs já venderam 2.137 unidades em 2021, com estimativa de resultar no triplo de 2020 (um total de 801).

As vendas dos carros elétricos híbridos também se destacam no mercado. Em 2021, os HEVs emplacaram 17.909 unidades nos primeiros 11 meses (58% do total).

> Leia também: Tudo que você precisa saber sobre carros elétricos

Vendas de carros elétricos: Postos no Brasil

A princípio, o Brasil conta aproximadamente 350 postos de recarga para carros elétricos em rodovias e locais públicos.

Maringá e outras cidades do país, mantêm pontos de recarga de veículos elétricos e híbridos plug in. No entanto, a grande maioria está conectado diretamente à rede de distribuição de energia. Assim, a Aldo já anunciou a primeira garagem pública para recarga de carros elétricos e/ou híbridos plug in no sul do país, abastecida por energia solar.

A expectativa é que as garagens tenham plena capacidade de receber a frota que surgiu do recorde de vendas de carros elétricos.

1ª garagem solar pública do país

Assim, a garagem da Aldo foi montada no modelo de carport solar. Trata-se de uma estrutura construída a partir de painéis fotovoltaicos para cobrir áreas de estacionamento e gerar energia a partir da luz do sol. Dessa forma, a solução oferece um ganho duplo.

Enquanto protege os veículos do sol, as placas captam a luz solar, convertendo-a em “combustível” para abastecer os carros elétricos ou híbridos.

A garagem conta, ainda, com três vagas para abastecimento de carros elétricos.

Confira as características técnicas da Garagem Solar da Aldo:

  • 27 módulos fotovoltaico;
  • 1 inversor Fronius 8.2kw;
  • carregadores veicular trifásico de até 40kw;
  • Autonomia do BMW I3 – até 385km.
  • Horário de funcionamento da garagem: todos os dias, 24 horas por dia, totalmente sem custo, basta ir até a sede da Aldo.
  • Endereço:  Avenida Advogado Horácio Raccanello Filho, nº 1.836, Bairro Vila Nova, Maringá, PR.

Garagem elétrica Aldo Solar

> Leia também: Regulamento da recarga de veículos elétricos no Brasil

Vendas de carros elétricos: o modelo da Aldo Solar

Para reforçar ainda mais seu Programa de Mobilidade Elétrica, a Aldo adiquiriu um automóvel 100% elétrico modelo BMW i3 Rex. O veículo é ecossustentável, ágil na cidade, fácil de estacionar e repleto de tecnologias inovadoras.

Confira outras características do BMW i3 Rex:

  • 385km de autonomia (235km (NEDC) no elétrico e 150km com o REX (extensor de autonomia a combustão);
  • Célula de passageiro em Fibra de Carbono;
  • Carregamento total em 4 horas;
  • Custo por km 5 vezes menor;
  • App BMW Connected;
  • Recarga pública gratuita;
  • 100% elétrico ZERO Emissões;
  • de 0km/h a 100km/h em 8,2s.

Segundo Aldo Teixeira, a ideia de montar a garagem é demonstrar o uso dos equipamentos e passar a oferecer a solução em larga escala. Isso será possível por meio das revendas de tecnologia atendidas pela Aldo. Mais de 8 mil já foram treinadas e estão aptas a implementar a solução em todo o país.

Vendas de carros elétricos: app Plugshare

vendas de carros elétricos - Plugshare

Um outro fator muito importante para o mercado de eletromobilidade é a infraestrutura de recarga pública. No Brasil já contamos com mais de 500 postos de recargas que podem ser encontrados através do app PlugShare, que reúne a maior comunidade de motoristas de veículos elétricos do mundo. São Mais de 300.000 estações de recarga de carros elétricos listadas. Importante lembrar que a garagem da Aldo Solar também já está na lista.

O app é gratuito para IOS, Android e web e além de conectar os proprietários de veículos elétricos, também permite encontrar e avaliar estações de carregamento, como a da Aldo.

Conheça os carregadores e soluções ABB

Como líder mundial em mobilidade elétrica, a ABB se comprometeu com a inovação desse setor, apoiando a adoção mais ampla de veículos elétricos. Sua experiência em eletrificação é incomparável, pois já vendeu milhares de carregadores rápidos DC em mais de 80 países. Recentemente, a ABB recebeu o Prêmio Global E-Mobility Leader 2019 por seu papel no apoio à adoção internacional de soluções de transporte sustentável.

Na Aldo você encontra os novos carregadores da ABB Terra AC Wallbox que fornecem um ponto de recarga para carros elétricos de alta qualidade e excelente custo-benefício. Esses carregadores são fabricados com material resistente para uso interno e externo e tecnologia smart de ponta. Assim, o Terra Wallbox entrega soluções personalizadas, inteligentes e gerenciáveis, que são ideais para casas, empresas, condomínios e outros empreendimentos.

> Leia também: Sustentáveis, carros elétricos são alternativa para a alta dos combustíveis

Quanto custa um carregador para carro elétrico e onde comprar?

Os preços variam bastante, de acordo com a marca, potência e outras funcionalidades. Na Aldo, você encontra diversos modelos de carregadores por valores, que variam de R$9.749,00 a R$15.590,00.

Confira os modelos disponíveis

A força que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto, opções de financiamentoagende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.

Vendas de carros elétricos

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating