Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Crescimento de veículos elétricos impulsiona mercado de carregadores Crescimento de veículos elétricos impulsiona mercado de carregadores
Início » Crescimento de veículos elétricos impulsiona mercado de carregadores

Crescimento de veículos elétricos impulsiona mercado de carregadores

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A eletromobilidade está avançando, conforme podemos verificar em um comunicado recentemente divulgado pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Segundo a ABVE, esse foi o melhor quadrimestre da série histórica da entidade, que iniciou em 2012. Nesse cenário, percebemos que o crescimento de veículos elétricos impulsiona o mercado de carregadores.

Aumento de carros emplacados

De acordo com a ABVE, de janeiro a abril de 2021, já foram emplacados 7.290 veículos com propulsão alternativa. Esse dado revela um aumento de 29,4% comparando-se ao mesmo período do ano passado. A ABVE prevê, ainda, que o mercado brasileiro deverá atingir o recorde de mais de 28 mil emplacamentos de carros elétricos, este ano, no Brasil. Se isso ocorrer, o crescimento será de 42% em relação a 2020.

Essas estimativas da ABVE incluem automóveis híbridos plug-in (PHEV), comerciais leves híbridos (HEV) e elétricos a bateria (BEV). A entidade não considerou, em suas estimativas, os caminhões, os ônibus e os veículos levíssimos elétricos, segundo sua classificação.

Abril com recordes

O mês de abril de 2021 teve 2.708 emplacamentos de veículos elétricos. Também bateu novo recorde de participação dos elétricos em vendas totais de comerciais leves e automóveis no mercado interno, com participação de 1,6%. Por isso, foi o melhor mês da história da eletromobilidade no Brasil, o que revela um franco crescimento de veículos elétricos.

Primeiro quadrimestre de 2021

Essa crescente adesão aos carros elétricos demonstram, ao longo do primeiro quadrimestre deste ano, que os modelos híbridos representam 53% das vendas dos comerciais leves eletrificados. Os híbridos plug-in apresentaram 41% e os elétricos puros ficaram em 6% das vendas. Influi nesse cômputo a participação de modelos da Toyota que, hoje, são os únicos híbridos fabricados no Brasil. E, conforme dados da ABVE, entre janeiro de 2012 e abril de 2021, a frota de carros elétricos chegou a 49.559 unidades no Brasil.

Carros elétricos no Brasil

Contudo, embora a aceitação dos brasileiros esteja em ascensão, muito ainda precisa ser feito. Os híbridos e elétricos atingiram 1% das vendas totais no Brasil em 2020 e 1,6% em 2021. No entanto, ainda estamos longe dos principais mercados do mundo.

De acordo com o último relatório Global EV Outlook 2021, da IEA, as vendas de carros elétricos em 2020 no mundo chegaram a 4,6% do total. Esses números referem-se aos comerciais leves e autos. Em relação aos veículos totalmente elétricos, sua participação é de apenas 0,2% do mercado brasileiro.

No Brasil, quase metade dos carros a combustão paga 7% de IPI, enquanto os eletrificados pagam em média 11%. Sem falar que os eletrificados são muito menos poluentes e mais eficientes. A ideia, portanto, é promover uma isonomia tributária em benefício da tecnologia de transporte de baixa emissão de carbono.

Ações necessárias

Para que o crescimento de veículos elétricos aumente no Brasil, a ABVE considera necessário implementar incentivos para veículos de maior eficiência energética. Além disso, é preciso equiparar o IPI para eletrificados aos modelos a combustão e manter as alíquotas atuais do imposto de importação para veículos híbridos e elétricos.

Finalmente, a ABVE aponta a necessidade de o governo federal apresentar um Plano Nacional de eletromobilidade. Tal ação deve conter metas objetivas de conversão das frotas de carros a combustão para os de baixa emissão, a exemplo da China, Europa e Estados Unidos.

Conheça os carregadores e soluções ABB

Como líder mundial em mobilidade elétrica, a ABB se comprometeu com a inovação desse setor, apoiando a adoção mais ampla de veículos elétricos. Sua experiência em eletrificação é incomparável, pois já vendeu mais de 14.000 carregadores rápidos DC em mais de 80 países. Recentemente, a ABB recebeu o Prêmio Global E-Mobility Leader 2019 por seu papel no apoio à adoção internacional de soluções de transporte sustentável.

Na Aldo você encontra os novos carregadores da ABB Terra AC Wallbox que fornecem um ponto de recarga para carros elétricos de alta qualidade e excelente custo-benefício. Esses carregadores são fabricados com material resistente para uso interno e externo e tecnologia smart de ponta. Assim, o Terra Wallbox entrega soluções personalizadas, inteligentes e gerenciáveis, que são ideais para casas, empresas, condomínios e outros empreendimentos.

Principais recursos do dispositivo

Entre seus principais recursos, a funcionalidade Smart permite que o carregador ABB Terra AC Wallbox adapte a potência demandada para uma sessão de recarga otimizada. Além disso, fornece informações acerca do status dos carregadores, como disponibilidade, energia consumida e número de recargas.

O equipamento possui, ainda, diversas opções de conectividade que incluem Bluetooth, Wi-Fi, e Ethernet para controlar recargas e gerenciamento da energia consumida por meio de app. Permite, também, fácil autenticação e configuração do carregador, com informações sobre o status de operação e cobranças dos usuários.

Crescimento de veículos elétricos e sustentabilidade 

Por fim, é perfeitamente viável pensar em adquirir veículos elétricos em breve. Afinal, embora tenhamos resistido para colocar em prática projetos sustentáveis, ainda temos tempo para aplicar esses conceitos. Contudo, essas ações precisam ser feitas agora, para que ainda tenhamos condições de preservar o mínimo de qualidade de vida. Dessa forma, em um planeta renovado, fluindo no seu mais alto potencial e com as ferramentas mais adequadas, teremos o melhor dos mundos.

Embarque nessa trajetória de renovação você também. Aproveite para entender melhor porque os carros elétricos são alternativa para a alta dos combustíveis!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating