Quem trabalha com energia solar fotovoltaica certamente já ouviu falar em MPPT. Mas você sabe exatamente qual é sua função na geração de energia em um sistema? Então continue com a gente e entenda o que é MPPT e sua importância em uma instalação fotovoltaica.
Inicialmente, MPPT significa: Maximum Power Point Tracking. É um sistema eletrônico lógico, cuja função é rastrear o ponto de maior potência do arranjo fotovoltaico no qual está ligado e de forma constante. Com isso, o equipamento pode obter um aproveitamento melhor da geração solar que incide nas placas fotovoltaicas. Sendo assim, se o sistema tiver arranjos com angulações ou quantidades diferentes, é preciso usar inversores com múltiplos MPPTs.
O que é MPPT e sua importância: quando, quantos e onde aplicar os MPPTs?
A quantidade de MPPT necessária deve ser proporcional ao número de variações de exposição do sistema. Essa quantidade, portanto, pode se relacionar diretamente com as orientações verificadas no telhado onde o sistema solar será instalado. Então, se o telhado em questão contemplar somente 1 orientação, optar por um inversor com apenas 1 MPPT é o bastante. Contudo, se houver 2 orientações diferentes, será preciso usar um inversor com, no mínimo, 2 MPPTs ou, ainda, aumentar o número de inversores. Nesse caso, será 1 inversor com 1 MPPT para cada orientação.
Portanto, alerta!
Reforçamos a atenção ao usar um inversor com 1 MPPT para diversas orientações. Isso pode causar graves perdas de geração de energia. A tendência é de que os rastreadores procurem outro ponto de máxima potência e encontrem incompatibilidades.
Já dissemos que o MPPT capta o ponto máximo de geração dos arranjos a ele conectados. Por isso, se os arranjos estiverem ligados a um único MPPT, com diferentes orientações, ele não terá apenas uma referência de irradiação. Nessas condições, a irradiação pode incidir de maneira direta, difusa ou refletida em um arranjo único.
Quedas e paradas totais
Situações como essas podem ocasionar quedas significativas na geração de energia em comparação com o que foi calculado inicialmente para o projeto. Além disso, em determinados casos, tal erro de projeto e de instalação pode apontar falhas no inversor, causando a parada da geração por completo.
Assim, ocasionalmente, também poderão se ajustar ao painel de menor potência e reduzir a geração total. Por isso é fundamental saber o que é MPPT e sua importância em um sistema fotovoltaico.
Análise prévia do local de instalação
Diante de todas essas hipóteses, parece ficar claro a importância de uma visita técnica no local de instalação. Dessa forma, se faz a medição do telhado e definição das disposições das placas fotovoltaicas antes de determinar qual é o inversor adequado para aquela situação. Portanto, fique de olho nesse ponto!
Problemas de orientações mais recorrentes
Isso normalmente ocorre em sistemas de baixa e média potência. Mas, hoje em dia, a modernização dos projetos de engenharia civil proporciona telhados dotados de orientações diferentes. Além disso, contam com edículas e outros telhados com painéis instalados.
Nessas condições, entretanto, é mais proveitoso optar por inversores que contenham um número maior de MPPTs. Assim, torna-se possível buscar um custo-benefício melhor, por meio de uma geração do sistema com um desempenho maior. Isso é muito válido, já que trabalhar com múltiplos inversores pode aumentar consideravelmente o custo da aquisição de um sistema solar.
O que é MPPT e sua importância: outros casos de orientações
É possível, ainda, encontrar essas situações em granjas, hotéis, comércios em geral e aviários com, no mínimo, duas orientações diferentes. E, além disso, um único inversor de médio/grande porte não poderia atender os requisitos para uma geração satisfatória. Isso porque muitos desses inversores contam com somente 1 MPPT, projetado, muitas vezes, para atuar com sistemas de instalação em solo, com uma orientação única.
Como lidar com esses casos?
Ficou claro que escolher um inversor solar inapropriado para o projeto é uma das principais causas de problemas de produção de energia solar. Além disso, o inversor errado pode acarretar incompatibilidade ou falha na vistoria do sistema.
O inversor solar é um equipamento fundamental para compor um sistema solar fotovoltaico. Ele é a peça-chave para converter a corrente elétrica contínua em corrente alternada. E, posteriormente, sincronizar com a rede. Quem deseja investir na microgeração de energia solar, para consumo próprio, deve atentar-se essas peculiaridades. Sendo assim, é fundamental, também, saber o que é MPPT e sua importância, conforme tudo o que foi abordado neste post.
Sobre a Aldo Solar
Para usufruir de todas as vantagens oferecidas pela energia solar, é importante poder contar com uma distribuidora de confiança. Dessa maneira você pode adquirir os melhores produtos disponíveis no mercado, além de poder contar com a disponibilidade dos itens essenciais para atender o consumidor final.
A equipe de vendedores da Aldo Solar está apta a orientar todos os clientes sobre suas principais dúvidas. Também está capacitada para fornecer os equipamentos mais inovadores para que o seu sistema fotovoltaico possa ser montado. Isso significa que a distribuidora comercializa os geradores de energia solar de acordo com os hábitos de consumo de cada um, além dos equipamentos avulsos.
A força que vem do sol
Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.
Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas.
Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.
Leave feedback about this