Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Nova tendência na construção civil: energia solar Nova tendência na construção civil: energia solar
Início » Nova tendência na construção civil: energia solar

Nova tendência na construção civil: energia solar

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Segundo fontes do mercado de construção, a energia solar é a nova tendência na construção civil. Isso acontece em razão do aumento do foco na redução das emissões de gases poluentes e da sustentabilidade. Junto a esse fato, a diminuição dos custos da tecnologia fotovoltaica transformou a energia solar em uma alternativa mais acessível e atrativa para proprietários de edifícios e para incorporadoras.

> Aquecimento global, a energia solar pode ser uma grande aliada

nova tendência na construção civil

A construção civil é essencial para a sociedade, mas enfrenta um desafio significativo na tarefa de descarbonizar o setor energético. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, em todo o planeta, o setor de construção civil respondeu por 38% das emissões de CO2 no ano de 2019. Por isso, a mais nova tendência na construção civil é a energia solar.

Nova tendência na construção civil causa menos danos ao meio ambiente

nova tendência na construção civil

Em contrapartida, cada dia mais os consumidores demonstram preocupação com o impacto de suas ações no planeta. Por isso, há uma valorização maior das construções que provocam menos danos ao meio ambiente, bem como aquelas que são mais bem integradas ao ambiente natural.

A ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) realizou uma pesquisa em 2022. O trabalho revelou 58% dos respondentes dispostos a pagar mais por imóveis construídos com tecnologia verde – a nova tendência na construção civil. E, dos entrevistados, 80% consideram o meio ambiente uma prioridade no momento de adquirir um imóvel.

Muitos clientes se dispõem a pagar mais caro por imóveis sustentáveis em razão de seus benefícios em longo prazo. A ideia é promover mais economia e redução do impacto ambiental. Além do mais, a nova tendência na construção civil de edifícios sustentáveis pode disponibilizar um retorno considerável sobre o investimento em longo prazo.

> Como dimensionar seu gerador solar a partir da planta

Nova tendência na construção civil: energia solar é grande aliada

Quando o assunto é economia e sustentabilidade, a energia solar funciona como uma grande aliada das construtoras. Isso é especialmente relevante em função dos benefícios econômicos e ambientais que a tecnologia fotovoltaica proporciona para as construções.

A fonte solar é limpa e renovável. Por isso, contribui para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e para minimizar os impactos associados à geração de energia elétrica. Portanto, o desempenho da energia solar para obter certificações de construções sustentáveis é muito frequente e exerce um importante papel. São certificações como a LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method). Ambas colaboram com eficiência energética.

> Leia mais: Investir em energia solar favorece redução do cálculo do Imposto de Renda

A nova tendência na construção civil valoriza os imóveis

Para quem pretende valorizar seu imóvel, a energia solar é uma excelente escolha, uma vez que melhora a segurança energética. Além disso, essa nova tendência na construção civil aumenta o conforto e protege o meio ambiente. No entanto, embora haja todo esse apelo, ainda é muito baixa a oferta de crédito voltado às construções sustentáveis no Brasil. Isso se compararmos com os países mais desenvolvidos.

Já contamos com programas governamentais com incentivo de práticas sustentáveis e criação de linhas de crédito especiais para projetos verdes. 

> Arquitetura e energia solar: como executar o projeto ideal

Energia fotovoltaica como nova tendência na construção civil 

nova tendência na construção civil

A instalação dos painéis solares pode ser feita em fachadas e telhados para produzir energia sem ocupar espaço extra. Isso aumenta a autonomia energética do imóvel e reduz os custos com energia.

É possível usar energia solar para abastecer sistemas de iluminação em áreas internas e externas, como espaços comuns, jardins e estacionamentos. A energia solar também pode ser usada para alimentar sistemas de climatização, o que diminui o consumo de energia convencional.

Sobre Building Integrated PV System

A mais nova tendência na construção civil são sistemas fotovoltaicos que integram os painéis solares diretamente no design arquitetônico da edificação. São os painéis solares em fachadas ou painéis de vidro transparente.

Zero Energy Buiding 

É um edifício que gera a mesma quantidade de energia que consome no decorrer de um ano. Isso resulta em um equilíbrio energético líquido zero. Tal equilíbrio pode ser atingido com eficiência energética, bem como produção de energia limpa, com a solar.

Building Applied PV System

Esse sistema se refere aos painéis solares aplicados ou montados sobre a estrutura do edifício, como o telhado.

Como podemos notar, a energia solar abrange um vasto leque de possibilidades e pode ser integrada a diversos sistemas. Essa nova tendência na construção civil pode reduzir muito o impacto ambiental, além de proporcionar edificações mais confortáveis em diversos sentidos. 

> Energia solar em apartamento: como você pode se beneficiar

Seja você também mais um adepto dessa nova tendência. Usufrua de mais conforto e economia, ao mesmo tempo que contribui com a sustentabilidade.

Você sabia que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agoraque oferece financiamento inteligente e totalmente digital.

SFX Solar vence Jinko Solar Awards

nova tendência na construção civil

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating