fbpx
Início » Aquecimento global, a energia solar pode ser uma grande aliada

Aquecimento global, a energia solar pode ser uma grande aliada

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Vivemos em um mundo em que a preocupação com os danos ambientais cresce ano após ano. Assim, o aumento expressivo de gás carbônico na nossa atmosfera é um dos impactos mais recorrentes causados pela atual produção e consumo da população. Nesse sentido, para diminuir os efeitos do aquecimento global, a energia solar pode ser uma grande aliada.

> Mudanças Climáticas

Mas, antes de falarmos sobre energia solar, trouxemos dados do relatório especial do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Esses dados foram divulgados pela Organização das Nações Unidas em 2018. Eles preveem que, se não tomarmos as iniciativas necessárias, é provável que a temperatura do planeta Terra aumente 2ºC antes de 2051.

Os dados são estimados com base no crescimento de 1,5°C registrado nos últimos 100 anos em comparação aos níveis pré-industriais. E, se essa previsão se concretizar, atingiremos o mínimo para viver no planeta. Preocupante, não?

 Aquecimento global, a energia solar é a solução

É por isso que precisamos de soluções que atendam demandas cada vez maiores no que tange ao setor de energia. Essas soluções devem ser capazes de oferecer tanto eficiência energética, quanto ações de respeito aos limites da natureza.

A ONU também apresentou algumas propostas para minimizar, até 2030, o atual cenário, ligando especificamente aquecimento global, a energia solar. Se você estiver pensando em investir em um gerador fotovoltaico, saiba que este é o melhor momento. Afinal, trata-se de uma energia de fonte renovável e inesgotável, capaz de gerar baixos impactos ambientais em comparação com outros modelos e ainda não pesa no bolso.

Crescimento no uso de energia solar

Um estudo realizado pela Universidade de Tecnologia Lappeenranta, na Finlândia, demostrou que a energia solar poderá chegar a 2050 com 75% de participação no mix global de eletricidade. E tudo isso deve ocorrer como resultado de seu crescimento expressivo. A pesquisa é denominada “Eletricidade renovável de baixo custo como principal impulsionador da transição energética global em direção à sustentabilidade”.

Então, se a sua empresa ainda não usa geradores de energia solar, trouxemos alguns esclarecimentos que você precisa saber. Confira!

Pense: problemas no presente refletem no futuro

Ainda nos dias de hoje, boa parte das atividades retira energia por meio da queima de combustíveis fósseis, como carvão, gasolina, óleo diesel, entre outros. E, como podemos notar, isso vem impactando negativamente a Terra, uma vez que as emissões de gases nocivos na nossa atmosfera são imensas. Isso cria o efeito estufa (GEE).

Outro fato importante é que boa parte da energia elétrica consumida no Brasil é criada por usinas hidrelétricas. Você pode até não saber, mas elas são fontes renováveis de energia com baixa emissão de gases de efeito estufa.

Hidrelétricas no futuro

E o que isso tem a ver com o futuro? Sabemos que as hidrelétricas dependem bastante da chuva e de um programa de proteção de florestas capaz de preservar o fluxo de rios e nascentes. E não é sempre que os rios contam com água suficiente para abastecer as turbinas das hidrelétricas. Nesse caso, é preciso ligar as termelétricas, que são movidas a combustível fóssil. Então, a ativação desses recursos reflete no aumento das contas de luz, bem como contribui com o crescimento de gases poluentes.

Grande aliada: energia solar

Como foi possível notar no último item, os problemas que usamos no presente refletem no futuro, e ninguém quer isso, não é mesmo? Como já mencionamos no início do artigo uma grande aliada para ajudar no aquecimento global, a energia solar.

A estimativa é de que a energia solar conquiste liderança e forneça até 69% do total de energia primária global. Isso porque, de acordo com projeções de longo prazo, devido ao registro de uma grande queda nos preços de energias renováveis, esse movimento tem se consolidado.

Entre as opções existentes, a energia solar é considerada uma das fontes alternativas mais engajadas na produção de energia elétrica. Isso porque se trata de um recurso estratégico na luta pela redução dos efeitos causados pelo aquecimento global. Trata-se de uma fonte limpa e renovável, bem como capaz de diminuir a emissão de CO² na atmosfera.

> Somos referência em energia solar

Somado ao fato de poder contribuir com a diminuição do aquecimento global, a energia solar é um ótimo investimento. E a Aldo Solar, com quase 40 anos no mercado de distribuição, é a empresa certa para ajudá-lo nesta jornada.  Só para se ter uma ideia, um terço de todos os geradores de energia solar no país, foram comercializados pela Aldo Solar.

> O que é energia solar

Falamos durante todo o artigo sobre a eficiência da energia solar na diminuição dos impactos do aquecimento global. No entanto, agora vamos explicar as diferentes formas de aderir a esse modelo de geração de energia. De modo geral, ela diz respeito à energia proveniente do sol, podendo ser térmica ou luminosa. É a energia fornecida na forma de radiação. Por isso, ela é considerada por estudiosos como inesgotável e tem potencial superior quando comparada a outras fontes renováveis, por exemplo, hídrica, eólica e geotérmica.

> Vantagens da energia solar

Você já entendeu o que é e qual é a importância da energia solar para conter os impactos ambientais. Então, agora já está mais do que preparado para adotar esta solução. Mas, se ainda tiver dúvida na hora de investir, separamos alguns benefícios que podem ajudar a tomar essa decisão:

  • Contribuição com o meio ambiente;
  • Redução de despesas;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Aumento do valor da propriedade;
  • Eficiência energética.

Faça parte da revolução que vem do sol

Para participar dessa revolução, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos. Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

seja-revendedor-aldo-solar

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating