Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Crise energética: energia solar pode ajudar a reduzir os impactos Crise energética: energia solar pode ajudar a reduzir os impactos
Início » Crise energética: energia solar pode ajudar a reduzir os impactos

Crise energética: energia solar pode ajudar a reduzir os impactos

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Após 20 anos o Brasil vive a segunda crise energética. Essa situação ocorre por conta de vários fatores que estão dificultando ainda mais a geração de energia elétrica. Por isso, ao longo desse artigo falaremos muito sobre o tema. Mas, antes disso, ressaltaremos que, diante da crise energética, a energia solar pode ajudar a reduzir os impactos desse período difícil.

> Maior seca dos últimos 90 anos

Então, vamos lá! A atual situação ocorre pelo fato de vivenciarmos uma das maiores secas dos últimos 90 anos, resultando em reservatórios de água muito baixos. A consequência disso são contas de luz alta, bem como os demais impactos ambientais. Preocupante, certo?

Crise Energética: energia solar como solução

Energia Solar

A resposta é sim, muito preocupante. Porém existe saída desse círculo vicioso. Uma delas é o consumo de energia solar, que deve evoluir ainda mais nos próximos anos.  Há, ainda, outros fatores que contribuem com esse atual cenário, entre eles, o desmatamento.

Neste artigo falaremos sobre esse momento que estamos vivendo e as vantagens de se consumir energia solar – que está em constante crescimento. Continue a leitura e fique por dentro!

Precisamos ficar de olho no desmatamento

Crise energética

Você sabia que, no Brasil, as florestas exercem um importante papel nos fluxos de umidade que formam nuvens e chuvas? Pois é. Então, quando reduzimos essas áreas, alteramos essa fonte de imunidade, ou seja, contribuímos com os nossos problemas de seca.

O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais) divulgou dados do sistema de monitoramento Deter. Segundo esses dados, de janeiro a maio, os avisos de desmatamento na Amazônia Legal chegaram a uma área de 2.547,7km. Isso significa um crescimento de 25% em comparação ao ano passado.

O crescimento é preocupante, mas outra coisa que precisamos alertar é que o desmatamento da floresta emite muito gás de efeito estufa. Dessa forma, aumenta o aquecimento global, além de prejudicar o ciclo hidrológico.

 

Crise Energética: energia solar pode ajudar a reduzir os impactos

Conforme verificamos, com o crescimento da destruição da floresta, a questão energética tende a ficar cada vez pior. Entretanto, esse quadro alarmante pode ser revertido. Em um estudo realizado pela consultoria Bloomberg New Energy Finance, em 2050, aproximadamente 32% da energia nacional deve vir do sol. Enquanto isso, a fonte hidrelétrica cairá para 30% e a eólica subirá para 14,2%.

Matriz energética nos próximos anos

A ideia do governo é que nos próximos anos será necessário promover a matriz energética em 6 gigawatss por ano, sendo boa parte da energia solar. De acordo com a Associação Brasileira da Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), somente em 2021, estima que os investimentos sejam de R$ 22,6 bilhões. E isso poderá gerar um aumento de 4,9 gigawatts.

O uso de gerador de energia solar está em constante crescimento no Brasil, o que é positivo, e é uma das apostas para crise energética. Dessa forma, solucionamos algumas dúvidas que talvez vocês possam ter:

O que é energia solar

Em síntese, é toda energia proveniente do sol, podendo ser térmica ou luminosa. Trata-se de uma energia fornecida na forma de radiação solar. E, também é considerada por estudiosos como inesgotável e com potencial superior quando comparada a outras fontes renováveis, por exemplo: hídrica, eólica e geotérmica. Se tiver com dúvida na hora de investir, separamos algumas vantagens:

  • Redução dos impactos ambientais

Esse item todos já conhecem, mas é sempre importante destacar que o uso de energia solar ajuda na redução dos impactos ambientais.

  • Instalação rápida

O sistema pode ser instalado rapidamente. Na hipótese de acontecer alguma complicação, o prazo de instalação em residências é de aproximadamente dois a três dias.

  • Equipamento silencioso

Sua preocupação é com barulho? Tranquilize-se, pois o processo de geração de energia solar é completamente silencioso. Isso ocorre porque o sistema é fotovoltaico.

  • Pouca manutenção

A limpeza dos painéis é o que mais demanda cuidados, principalmente em locais muito secos, que facilitam o acúmulo de poeira. A manutenção elétrica também pode ser feita apenas até duas vezes por ano, garantindo o desempenho do equipamento;

Por fim, existem três tipos de energia solar, sendo elas:

  • Aquecimento solar: é a mais conhecida forma de aproveitamento. Ela pode ser feita por meio de um processo de absorção da luz solar por coletores;
  • Energia fotovoltaica: aqui, a irradiação é transformada diretamente em energia elétrica, sem passar pela fase térmica. As células fotovoltaicas são constituídas de materiais semicondutores, como o silício;
  • Energia solar heliotérmica: é chamada de energia solar concentrada ou CSP (Concentrating Solar Power na sigla em inglês). Seu processo consiste na reflexão dos raios solares utilizando um conjunto de espelhos. Ao acompanhar a posição do sol ao longo do dia, os espelhos refletem os raios para um receptor de calor.

>  Aldo Solar: 150 mil geradores vendidos

Segundo as informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), até o momento, o Brasil conta com mais de 500 mil geradores de energia solar. Desse montante, no último mês, a Aldo Solar, atingiu a marca de 150 mil geradores vendidos. Portanto, esse número equivale a um gerador vendido a cada três minutos.

A empresa conta com quase 40 anos de experiência no mercado. Assim, a Aldo Solar oferece sempre as melhores opções, não apenas em tecnologia e sustentabilidade, mas também, conta com variedade de produtos a pronta entrega, entre outros serviços.

Crise energética: energia solar pode ajudar a reduzir os impactos

É sempre bom enfatizar que o mundo clama por ações que auxiliem nos impactos ambientais, principalmente na crise energética. E, a energia solar é exatamente do que precisamos, sendo ela uma fonte de energia limpa, mais econômica e de baixo impacto ao meio ambiente. Vale ressaltar que seu consumo já existe, tende a crescer ainda mais e estamos ansiosos por isso.

Já é chegada a hora de darmos novos passos para melhorar a nossa atual situação. Esperamos que com esse artigo, você tenha notado o quanto a opção pela energia solar é uma ótima saída para todo o globo.

Faça parte da revolução que vem do sol

Para participar dessa revolução, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos. Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating