Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Retrofit de iluminação e energia solar: sucesso na eficiência energética Retrofit de iluminação e energia solar: sucesso na eficiência energética
Início » Retrofit de iluminação e energia solar: sucesso na eficiência energética

Retrofit de iluminação e energia solar: sucesso na eficiência energética

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Retrofit é uma palavra de origem inglesa, que significa renovar equipamentos antigos. Nos sistemas de iluminação, consiste na troca de lâmpadas, luminárias e refletores ultrapassadas por substitutos por tecnologias mais recentes como LED. Por sua vez, LED quer dizer emissão de luz em diodo. Esses sistemas de iluminação tendem a melhorar a sua eficiência energética, sem modificar radicalmente a infraestrutura original. Mas você sabia que é possível combinar um retrofit de iluminação e  energia solar para obter máxima eficiência e excelente relação custo x benefício com queda no valor de aquisição do gerador?

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Acompanhe o post e entenda como essa combinação pode ser ainda mais proveitosa para o seu projeto de energia solar fotovoltaica.

Retrofit de iluminação LED e energia solar

Estamos presenciando a rápida evolução da tecnologia entre os fabricantes de lâmpadas e os equipamentos auxiliares. Isso permite que o consumidor busque alternativas cada vez mais eficientes e baratas para os sistemas de iluminação de seus ambientes internos e externos.

Basta dizer que substituir as velhas lâmpadas incandescentes pelas novas com tecnologia LED pode resultar em uma economia de até 70% na fatura de energia. Essa mudança atende melhor, também, as necessidades dos consumidores, uma vez que corrige os níveis de iluminância, segundo normas da ABNT – NBR 5413.

Conforme já mencionamos, o LED é composto por diodo – um componente químico que emite luz, quando eletrizado. A troca dos equipamentos convencionais pelo sistema retrofit LED, leva inúmeros benefícios aos usuários. Isso porque a manutenção das luminárias e lâmpadas reduz significativamente, uma vez que são muito mais duráveis se comparados com as tradicionais e aposentadas lâmpadas incandescentes. Além disso, a vida útil desses itens é 40 (quarenta) vezes maior, o que, obviamente, contribui enormemente com o meio ambiente e com a economia de energia.

Alguns benefícios adicionais do retrofit de iluminação

  • Alta eficiência na luminosidade;
  • Baixo aquecimento das lâmpadas;
  • Não contém mercúrio, que causa danos à saúde e à natureza;
  • Não emite raios UV;
  • Produz menor descarte das lâmpadas;
  • Economia energética de até 70%.

Geradores de energia solar e retrofit dos sistemas de iluminação

Trata-se de um conjunto de soluções elaboradas com a finalidade de atender a variadas demandas de iluminação, tanto públicas quanto privadas, entre outras aplicações. Vale também mencionar que os componentes integrantes do sistema de energia solar, quando comprados separadamente, custam um determinado preço, mas, se adquiridos juntos, o custo diminui, pois usufruiu de benefícios fiscais por se tratar de um gerador solar completo.

Contudo, talvez você não saiba que a ALDO Solar distribui soluções da empresa curitibana Pulse LED, que conta uma gama de luminárias e projetores utilizando exclusivamente a tecnologia LED.

Na ALDO também é possível adquirir soluções de LED em conjunto com o gerador de energia solar, o que resulta em valores mais competitivos para estes itens que também passam a usufruir dos benefícios fiscais do gerador.

Vantagens da energia solar na iluminação

A vantagem é garantida. Por exemplo: se você tem uma conta de R$ 300.000 reais, precisará adquirir um gerador capaz de suprir esse consumo. Porém, se você fizer um retrofit de iluminação antes de dimensionar o seu gerador, as chances de comprar um equipamento menor aumentam, pois a sua demanda passará a ser menor, já que a simples mudança do sistema de iluminação é capaz de promover uma grande economia.

Essa é, portanto, uma solução de eficiência energética capaz de reduzir o consumo energético e consequentemente causar diminuição do ROI quando aliado ao investimento de geração de energia solar.

Tudo isso nos faz ter a certeza de que essa fonte de energia é das mais econômicas e limpas. Contudo, está sendo cada vez mais vista como uma ótima oportunidade de negócio, o que une vários interesses que podem ser complementados.

Para se atualizar sobre as muitas inovações desenvolvidas no ramo de energia solar, basta acessar nosso blog. Lá, você encontra tudo sobre o assunto!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating