fbpx
Início » Ações sustentáveis na geração de energia elétrica

Ações sustentáveis na geração de energia elétrica

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Você sabe exatamente do que se trata energia sustentável? É toda a energia elétrica produzida a partir de fontes renováveis e que não causam impacto no meio ambiente. É o que acontece com a energia solar fotovoltaica e a eólica, por exemplo. E, para tirar o máximo proveito dessas fontes, é preciso aprender a praticar ações sustentáveis na geração de energia elétrica.

Para se ter uma ideia da importância do tema, a ONU o transformou em um dos seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Está lá no número 7: garantir o acesso a fontes de energia viáveis, sustentáveis e modernas para todos.

Ações sustentáveis na geração de energia elétrica - Objetivos Sustentáveis ONU

> Leia: Aldo e sustentabilidade: entenda como trabalhamos essa questão

E quais são as demais fontes de energia sustentável disponíveis?

Além das fontes solar e eólica, podemos contar tecnologias desenvolvidas para melhorara a eficiência energética. As demais fontes renováveis de energia são:

  • Hidrelétrica;
  • Ondas;
  • Marés;
  • Geotérmica.

Ações sustentáveis na geração de energia elétrica:  vantagens da energia renovável

Energia solar

A energia solar uma fonte de energia limpa, abundante e renovável, que usa apenas a luz solar. Seus equipamentos duram mais de 25 anos e permitem sua independência energética. Além disso, a sua residência ou prédio da empresa se tornam mais valorizados no mercado imobiliário.

> Arquitetura e energia solar: como executar o projeto ideal

Energia eólica

Essa fonte de energia extraída da força do vento também produz um impacto ambiental mínimo, gera empregos e seu preço é altamente competitivo.

Energia hidrelétrica

Essa fonte de energia também é limpa, renovável e não emite gases de efeito estufa. Contudo, nos últimos anos, com a mudança climática e secas prolongadas, tem se tornado uma fonte de energia não muito segura.

Como usar energia sustentável da melhor forma?

A melhor maneira de aproveitar as fontes sustentáveis de energia é diversificando a matriz energética, combinando as diversas formas. Então, ao investir em energia eólica e solar há um bom aproveitamento em períodos de seca, já que as chuvas ficam escassas. Assim, é possível economizar água e não correr riscos de apagões, além de ver a conta de luz subir muito.

Ações sustentáveis na geração de energia elétrica e desenvolvimento sustentável

As ações sustentáveis na geração de energia elétrica são pautadas em ações que preservem o meio ambiente e não comprometem as gerações futuras. Assim, a satisfação de necessidades atuais não pode prejudicar nossos descendentes futuramente. Por outro lado, as energias renováveis são originárias de recursos naturais que sempre se reabastecem, como: água, sol vento, marés, ondas. Contudo, a para ser considerada sustentável a energia renovável deve ser inesgotável, como o sol, por exemplo.

E assim o desenvolvimento sustentável estabelece-se com a devida harmonia entre o social, o econômico e o ambiental. E, para evoluir, energias renováveis e sustentáveis precisam mensurar o uso dos recursos naturais e preservar o meio ambiente. Só assim, é possível alcançar um nível satisfatório de desenvolvimento ambiental, econômico e social.

Ações sustentáveis na geração de energia elétrica

Sabemos que a expansão urbana e rural exige mais em termos de consumo de energia. Por isso, as ações sustentáveis, por meio do uso das renováveis ajudam a diminuir a emissão de gases poluentes, o desmatamento e o aquecimento global. É dessa forma que poderemos manter o planeta habitável com um futuro digno para todos.

Sustentabilidade no dia a dia

Veja a seguir, resumidamente, algumas ações sustentáveis rotineiras para se adotar:

  • Economizar energia e água;
  • Reciclar o lixo;
  • Fazer compostagem;
  • Reutilizar a água;
  • Adotar materiais reutilizáveis;
  • Separar óleo de cozinha para reaproveitamento em outros usos;
  • Reduzir a circulação de carros e de motos;
  • Construir casas ecológicas;
  • Implementar políticas sustentáveis nas empresas.

> Saiba como transformar sua empresa com energia positiva

 Energia sustentável no Brasil

Já sabemos dos inúmeros benefícios que podemos ter ao adotarmos as fontes de energia sustentável. Por isso, temos que acelerar o uso dessas fontes, que existem abundantemente em nosso país.

Assim, no ranking de produção de energia renovável, o Brasil está atrás somente da China e dos EUA. Sendo assim, destacamos que o mercado de energia solar está se desenvolvendo rapidamente, precisando apenas de mais incentivos governamentais para reduzir os custos de aquisição. Com isso fica mais viável aumentar o número de usuários.

Sobre os incentivos das renováveis no Brasil

Em 2012, a ANEEL criou a RN 482/12 a fim de regular o mercado de energia sustentável conectado à rede elétrica convencional. Dessa maneira, o incentivo à adoção dessas fontes estava oficialmente lançado, uma vez que a regulamentação permite a troca de créditos de energia com a distribuidora.

Então, ao produzir a própria energia elétrica, o excesso se transforma em crédito para uso futuro, caso o sistema fotovoltaico produza pouca energia.

Trata-se de um incentivo baseado nos modelos internacionais da Europa, Austrália, EUA, Índia e Ásia e se pauta na compensação de créditos. De fato, foi o mais importante tipo de incentivo para o uso das renováveis no Brasil.

Expectativas futuras para o Brasil

Na nossa matriz energética ainda predomina o uso de combustíveis fósseis e minerais, o que causa emissão de gases poluentes e desmatamento. Com isso, estamos no limite e para evitar mais destruição, esperamos que até 2035 a produção de energia sustentável cresça muito mais em todos os países. Tal expectativa está apoiada nas ações sustentáveis na geração de energia elétrica que acontecem atualmente.

Fatores que tornam a energia solar sustentável

Fonte renovável e abundante

A abundância se traduz no tamanho do nosso potencial de energia solar que, se bem aproveitado, poderia abastecer mais de 10 vezes toda a energia que já consumimos. É muita coisa! Além disso, sabendo que se trata de energia sustentável e totalmente renovável, podemos ter energia para sempre e sem preocupações.

Pouca ou zero emissão de gases tóxicos

Fontes renováveis como o sol praticamente não emitem gases poluentes nem geram resíduos tóxicos para a saúde.

Fonte de energia segura e confiável

A fonte solar é muito menos propensa a ter falhas em grande escala, já que são distribuídas de forma modular. Assim, os sistemas são espalhados por uma grande área geográfica, em telhados de empresas e residências. Dessa forma, na hipótese de ocorrer eventos climáticos severos que atinja um local específico, a energia de toda uma região permanece abastecida, sem cortes.

Independência energética com autoprodução

Com um gerador de energia solar na sua casa ou na empresa, você pode dar adeus aos altos preços da conta de luz. Isso porque você passa a se tornar autônomo na produção da própria energia e conquista independência energética. Finalmente, é o que todos queremos e precisamos.

A força que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.

Ações sustentáveis na geração de energia elétrica - Seja um revendedor Aldo Solar

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating