fbpx
Início » Saiba mais sobre o conceito ESG na energia solar

Saiba mais sobre o conceito ESG na energia solar

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em
Tempo de leitura: 5 Minutos

Você já ouviu falar no conceito ESG na energia solar? Muitos acreditam que se trata de mais um modismo de mercado, algo passageiro ou sem impacto. Mas isso é um engano, basta olhar em volta ou sentir na própria pele para perceber que essa ideia veio para ficar.

Até mesmo a forma de se fazer negócios ao redor do mundo já está passando por profundas transformações envolvendo o Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança em português. Isso se deve à conduta recente e mais atenta de consumidores conscientes, investidores, empreendedores e mercados a respeito da preservação do meio ambiente. Essas questões se relacionam aos aspectos sociais e o aprimoramento da governança empresarial.

Diferencial de mercado valoroso

Em vista disso, fatores antes vistos como subjetivos nas operações das organizações, agora recebem outro tipo de tratamento. Isso se refere à reputação e à imagem de uma corporação, à inclusão de práticas sustentáveis, à transparência nos negócios e ao cuidado com os colaboradores.

Esses aspectos, agora, se tornaram mensuráveis e impactam diretamente na atratividade de empresas no índice da bolsa de valores. Por isso, representa um diferencial de valor no mercado, capaz de chamar a atenção de investidores alinhados às tendências e estratégias de futuro.

O novo normal e a reformulação da percepção no mercado financeiro

O inevitável finalmente aconteceu e os efeitos evidentes e preocupantes das mudanças climáticas estão remodelando a mentalidade dentro do setor financeiro, em todo o mundo. A S&P Global Market Intelligence defende novas posturas para alcançar os objetivos de um desenvolvimento sustentável até 2030. Entre elas, será preciso um reposicionamento das ações de impacto positivo dos mercados financeiros juntamente com as medições financeiras tradicionais.

Por outro lado, o mercado financeiro brasileiro está consciente da tendência ESG como parte do novo normal nas análises de investimento. Portanto, já conta com gestoras de produtos ESG.

Impactos da COVID-19

A chegada da COVID-19 devastou economias e levou países à recessão em níveis nunca vistos na história recente. E, imediatamente, os desafios de governança e de questões globais à economia se elevaram ao um novo patamar. Dessa forma refletiram uma consciência maior sobre esses impactos.

ESG na energia solar atraindo investidores

Nesse cenário, portanto, os fundos ESGs ganham cada dia mais ativos e investidores, mesmo com a pandemia, incluindo ESG na energia solar. Essa nova realidade destacou ainda mais a resistência das fontes limpas e renováveis de produção de energia, as únicas com chances de continuar a expandir.

E isso aconteceu mesmo durante os imprevisíveis e conturbados primeiros meses de pandemia, elevando as renováveis ao status de investimento inteligente. Além disso, essas fontes de energia foram apontadas pelo relatório Global Trends in Renewable Energy Investiment 2020 da PNUMA/BNEF como uma das melhores apólices de seguro contra pandemias.

Planos de recuperação com as renováveis

Em meio a tudo isso, o planeta dispõe de uma grande oportunidade de disparar projetos de desenvolvimento sustentável. E, as energias renováveis podem se tornar um dos eixos dos planos de recuperação econômica pós-COVID-19.

Quanto aos preceitos de ESG, a energia solar está em alta nos pilares social, econômico e sustentável. Isso em razão de seu caráter competitivo, renovável, silencioso, de baixa manutenção e não poluente enquanto está operando.

Potencial brasileiro da energia solar

Mundialmente, a energia solar fotovoltaica é a que mais cresce entre todas as demais fontes renováveis. Sendo assim, já lidera o setor elétrico global nas novas usinas acrescentadas em 2019. No Brasil, esse é um investimento mais que interessante, considerando o imenso potencial energético proveniente da fonte solar, uma vez que dispomos de vastas áreas ensolaradas.

Assim, temos um dos melhores recursos de fonte solar do mundo para aproveitar essa tecnologia ao máximo. Com isso, a energia solar fotovoltaica cresce rapidamente no país e já supera 6,4 GW de potência instalada. Sendo assim, já cresceu mais de 40% somente em 2020.

ESG na energia solar

A energia solar também se engaja com o princípio social de ESG. E, assim, seu papel essencial está na estratégia de retomada da economia por sua já confirmada competência para gerar empregos locais de qualidade. Nesse sentido, a fonte solar já representa um terço dos empregos renováveis do planeta, que bateram a marca recente de 11 milhões ao todo.

Só no Brasil, desde 2012, o setor fotovoltaico foi responsável pela geração de mais 190 mil empregos, conforme estimativa da ABSOLAR. No entanto, em 2020, apesar da pandemia, foram criados mais de 56 mil empregos no país, além de atraídos R$ 8,6 bilhões em novos investimentos privados. A solar proporcionou, também, uma arrecadação de mais de R$ 2,3 bilhões aos cofres públicos.

Solução estratégica

Por sua importância, a energia solar assume uma função cada vez mais estratégica no cumprimento das metas de desenvolvimento econômico do Brasil. No período pós-pandemia isso será especialmente relevante, já que estamos lidando com a fonte renovável com maior potencial de geração de empregos no planeta. Assim sendo, o sol é uma grande fatia da solução para a sociedade e para o meio ambiente.

A presença da energia solar é irreversível e junto com o ESG, veio para ficar e fazer a diferença. Portanto, devemos colocar em prática seus fundamentos revolucionários, incluindo-os nas estratégias negociais e isso a Aldo Solar já está praticando inteiramente. É dessa maneira que empresários, clientes, governos e investidores contribuirão, de forma significativa para um futuro estruturado no desenvolvimento consciente, responsável, humano e sustentável das sociedades.

Aldo Solar é referência em ESG na energia solar

Além de contribuir com a redução do aquecimento global, a energia solar é um excelente investimento. E a Aldo Solar, com quase 40 anos no mercado de distribuição, é a empresa certa para ajudá-lo nesta jornada de como incluir ESG na energia solar.   Só para se ter uma ideia, um terço de todos os geradores de energia solar no país, foram comercializados pela Aldo Solar.

Empresas como a Aldo querem contribuir não só com o desenvolvimento do setor, mas com a construção de um país melhor. Por isso, percebem quantos já adotaram esse ideal. Acredite nele você também! Nossa gente precisa saber cada vez mais da necessidade de poluir menos e cuidar muito mais do meio ambiente.

A força que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.

Calcule seu projeto

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating