Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Transforme a sua empresa com energia positiva e saia na frente! Transforme a sua empresa com energia positiva e saia na frente!
Início » Sustentabilidade: transforme a sua empresa com energia positiva

Sustentabilidade: transforme a sua empresa com energia positiva

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Você já pensou em introduzir as melhores práticas sustentáveis em todos os aspectos da sua vida? Então, não espere mais tempo e transforme a sua empresa com energia positiva. Isso mesmo! É a sustentabilidade corporativa, que tem o escopo de tornar as empresas mais ecofriendly e competitivas.

Para tornar isso realidade, a sua empresa pode adotar o Tripé da Sustentabilidade, usando práticas ambientais, sociais e econômicas a fim de alinhá-lo ao seu desenvolvimento.

Com isso, você proporciona mais qualidade de vida às pessoas envolvidas em algum nível, seja direto ou indireto. E isso é possível por meio de ações que minimizem os impactos negativos causados pela rotina empresarial. Além disso, é possível lucrar de forma mais sustentável.

Transforme a sua empresa com energia positiva: e na prática, o que isso significa?

Na prática, o conceito se propõe a produzir bons resultados econômicos ao lado de ações que eliminem os impactos socioambientais, mantendo a durabilidade dos negócios. Além de ser uma ferramenta que reduz custos, atrai investimentos, motiva e retém talentos, valorizando a marca. Por tudo isso, é uma abordagem que gera valor, então, faça a sua diferença e transforme a sua empresa com energia positiva.

É fácil, portanto, perceber que o mundo empresarial, lado a lado com a sustentabilidade pode encontrar soluções favoráveis ao seu pleno desenvolvimento.

> Conheça os projetos de sustentabilidade da Aldo

Por que aplicar esse conceito?

A princípio, é preciso desenvolver a responsabilidade socioambiental definindo a sustentabilidade como valor estratégico da companhia. É importante sempre lembrar do alto custo da exploração dos recursos naturais, que leva à preocupação com a preservação da natureza e do bem-estar social.

Muitas empresas já se deram conta de que o perfil do consumidor mudou muito. Hoje, a decisão de compra é influenciada por diversos fatores além do preço que, muitas vezes, são muito mais importantes na hora de finalizar a compra.

Diante dessa realidade, as empresas que se orientam pela sustentabilidade empresarial conquistam uma imagem muito mais positiva diante do público. E isso leva as estratégias de marketing a focarem na sustentabilidade, em todos os aspectos, como algo primordial para o sucesso dos negócios.

E como isso interfere na economia do país?

Ao apostar na sustentabilidade empresarial, as oportunidades se abrem para os consumidores e os investidores. Isso se deve ao movimento das alternativas sustentáveis em torno das soluções e das tecnologias geradoras de demandas e de novos empregos. Todos esses fatores interferem positivamente na economia do país.

Como a sustentabilidade empresarial se relaciona com a pegada ecológica

Primeiramente, é fundamental entender o que significa pegada ecológica. Ela consiste na contagem ambiental que transpõe em hectares, as dimensões dos territórios que um indivíduo ou a sociedade usa para se sustentar. Com a pegada ecológica, portanto, é possível comparar as formas de consumo e avaliar se elas se alinham ao potencial ecológico do mundo.

Dessa forma, é essencial que toda organização conheça sua própria pegada ecológica, a fim de agir conforme a capacidade ambiental global. Com isso, é possível reduzir seus impactos negativos e criar condições mais benéficas e favoráveis à manutenção da vida.

Quais os principais benefícios da sustentabilidade para as empresas?

Além da preservação ambiental, é uma maneira inteligente e responsável de criar maior percepção de valor junto aos clientes. Com isso, acontece um natural aumento da credibilidade da organização frente à sociedade.

E como é possível tornar a sua empresa sustentável?

Sabemos que nem sempre as medidas a serem tomadas para que isso se concretize são evidentes. Contudo, na prática, é importante agir mais e discursar menos, começando com uma boa ética de trabalho, incluindo representatividade racial e de gênero.

É fundamental, também, negociar com parceiros e fornecedores que focam na preservação do meio ambiente, além de incentivar a comunidade e os colaboradores a praticarem a reciclagem. Essa parece uma atitude relativamente simples, mas que faz muita diferença para a sua audiência.

E, para complementar essa abordagem, que tal reduzir o uso de produtos descartáveis? Isso pode ser conseguido por meio de campanhas de incentivo aos colaboradores da empresa. Atitudes simples, como uso de canecas próprias e diminuição de impressão de papel podem ser muito impactantes.

> Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Quais foram as empresas mais sustentáveis do mundo em 2020?

A Corporate Knights é uma empresa de mídia e pesquisa, sediada no Canadá e especialista em desenvolvimento sustentável. Em janeiro de 2020, a companhia publicou as 100 maiores empresas sustentáveis do mundo e incluiu algumas brasileiras. São elas: O Banco do Brasil, em 9º lugar, a Cemig, em 19º e a Natura, em 30º. Vale frisar que o ranking leva em consideração aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Já, as 5 primeiras colocações contemplaram corporações finlandesas, dinamarquesas e norte-americanas, conforme dispostas a seguir:

  • Orsted A/S (Dinamarca) – Setor de energia;
  • Chr. Hansen Holding A/S (Dinamarca) – Setor de alimentos e outros agentes químicos;
  • Neste Oyj (Finlândia) – Setor de refinaria e comercialização de petróleo;
  • Cisco Systems Inc (Estados Unidos) – Setor de equipamentos de comunicação;
  • Autodesk Inc (Estados Unidos) – Setor de Software;

O mercado fotovoltaico e a sustentabilidade

Transforme sua empresa com energia positiva

Quer levar a sua empresa para um novo patamar? Então transforme sua empresa com energia positiva, cuja solução definitiva está na produção da própria energia. E isso pode e deve ser realizado por meio de fontes renováveis, como a energia solar fotovoltaica. Dessa forma, você poderá economizar na conta de energia enquanto preserva o meio ambiente e contribui com outras vantagens.

Com um sistema fotovoltaico, a sua empresa colabora com um mundo muito mais sustentável, reduzindo gastos que podem reverter em outras ações positivas. Entre elas, a geração de emprego, considerando que a economia gerada pode abrir espaço para novos investimentos, que incluem a contratação de colaboradores.

O mercado fotovoltaico no Brasil

No Brasil, o mercado de energia solar está crescendo rapidamente, assim, a Aldo Solar tem procurado contribuir para esse crescimento, respeitando as regras desse mercado. Sendo assim, consegue manter-se entre as mais importantes distribuidoras de equipamentos para geração de energia solar do país.

A Aldo entende que empresas sérias e comprometidas se preocupam com a causa da produção e distribuição da energia elétrica mais limpa, barata e renovável.

“A relação do mercado fotovoltaico com o público consumidor vai muito além da compra e da instalação do equipamento. É, também, uma forma de implementar algo novo e que pode ajudar a impulsionar atitudes mais sustentáveis e respeitosas com a natureza e a sociedade.”

A força que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.

Calcule seu projeto - transforme a sua empresa com energia positiva

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating