fbpx
Home Empreendedorismo Sustentabilidade: transforme a sua empresa com energia positiva

Sustentabilidade: transforme a sua empresa com energia positiva

por Alessandra Neris
Tempo de leitura: 5 Minutos

Você já pensou em introduzir as melhores práticas sustentáveis em todos os aspectos da sua vida? Então, não espere mais tempo e transforme a sua empresa com energia positiva. Isso mesmo! É a sustentabilidade corporativa, que tem o escopo de tornar as empresas mais ecofriendly e competitivas.

Para tornar isso realidade, a sua empresa pode adotar o Tripé da Sustentabilidade, usando práticas ambientais, sociais e econômicas a fim de alinhá-lo ao seu desenvolvimento.

Com isso, você proporciona mais qualidade de vida às pessoas envolvidas em algum nível, seja direto ou indireto. E isso é possível por meio de ações que minimizem os impactos negativos causados pela rotina empresarial. Além disso, é possível lucrar de forma mais sustentável.

Transforme a sua empresa com energia positiva: e na prática, o que isso significa?

Na prática, o conceito se propõe a produzir bons resultados econômicos ao lado de ações que eliminem os impactos socioambientais, mantendo a durabilidade dos negócios. Além de ser uma ferramenta que reduz custos, atrai investimentos, motiva e retém talentos, valorizando a marca. Por tudo isso, é uma abordagem que gera valor, então, faça a sua diferença e transforme a sua empresa com energia positiva.

É fácil, portanto, perceber que o mundo empresarial, lado a lado com a sustentabilidade pode encontrar soluções favoráveis ao seu pleno desenvolvimento.

> Conheça os projetos de sustentabilidade da Aldo

Por que aplicar esse conceito?

A princípio, é preciso desenvolver a responsabilidade socioambiental definindo a sustentabilidade como valor estratégico da companhia. É importante sempre lembrar do alto custo da exploração dos recursos naturais, que leva à preocupação com a preservação da natureza e do bem-estar social.

Muitas empresas já se deram conta de que o perfil do consumidor mudou muito. Hoje, a decisão de compra é influenciada por diversos fatores além do preço que, muitas vezes, são muito mais importantes na hora de finalizar a compra.

Diante dessa realidade, as empresas que se orientam pela sustentabilidade empresarial conquistam uma imagem muito mais positiva diante do público. E isso leva as estratégias de marketing a focarem na sustentabilidade, em todos os aspectos, como algo primordial para o sucesso dos negócios.

E como isso interfere na economia do país?

Ao apostar na sustentabilidade empresarial, as oportunidades se abrem para os consumidores e os investidores. Isso se deve ao movimento das alternativas sustentáveis em torno das soluções e das tecnologias geradoras de demandas e de novos empregos. Todos esses fatores interferem positivamente na economia do país.

Como a sustentabilidade empresarial se relaciona com a pegada ecológica

Primeiramente, é fundamental entender o que significa pegada ecológica. Ela consiste na contagem ambiental que transpõe em hectares, as dimensões dos territórios que um indivíduo ou a sociedade usa para se sustentar. Com a pegada ecológica, portanto, é possível comparar as formas de consumo e avaliar se elas se alinham ao potencial ecológico do mundo.

Dessa forma, é essencial que toda organização conheça sua própria pegada ecológica, a fim de agir conforme a capacidade ambiental global. Com isso, é possível reduzir seus impactos negativos e criar condições mais benéficas e favoráveis à manutenção da vida.

Quais os principais benefícios da sustentabilidade para as empresas?

Além da preservação ambiental, é uma maneira inteligente e responsável de criar maior percepção de valor junto aos clientes. Com isso, acontece um natural aumento da credibilidade da organização frente à sociedade.

E como é possível tornar a sua empresa sustentável?

Sabemos que nem sempre as medidas a serem tomadas para que isso se concretize são evidentes. Contudo, na prática, é importante agir mais e discursar menos, começando com uma boa ética de trabalho, incluindo representatividade racial e de gênero.

É fundamental, também, negociar com parceiros e fornecedores que focam na preservação do meio ambiente, além de incentivar a comunidade e os colaboradores a praticarem a reciclagem. Essa parece uma atitude relativamente simples, mas que faz muita diferença para a sua audiência.

E, para complementar essa abordagem, que tal reduzir o uso de produtos descartáveis? Isso pode ser conseguido por meio de campanhas de incentivo aos colaboradores da empresa. Atitudes simples, como uso de canecas próprias e diminuição de impressão de papel podem ser muito impactantes.

> Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Quais foram as empresas mais sustentáveis do mundo em 2020?

A Corporate Knights é uma empresa de mídia e pesquisa, sediada no Canadá e especialista em desenvolvimento sustentável. Em janeiro de 2020, a companhia publicou as 100 maiores empresas sustentáveis do mundo e incluiu algumas brasileiras. São elas: O Banco do Brasil, em 9º lugar, a Cemig, em 19º e a Natura, em 30º. Vale frisar que o ranking leva em consideração aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Já, as 5 primeiras colocações contemplaram corporações finlandesas, dinamarquesas e norte-americanas, conforme dispostas a seguir:

  • Orsted A/S (Dinamarca) – Setor de energia;
  • Chr. Hansen Holding A/S (Dinamarca) – Setor de alimentos e outros agentes químicos;
  • Neste Oyj (Finlândia) – Setor de refinaria e comercialização de petróleo;
  • Cisco Systems Inc (Estados Unidos) – Setor de equipamentos de comunicação;
  • Autodesk Inc (Estados Unidos) – Setor de Software;

O mercado fotovoltaico e a sustentabilidade

Transforme sua empresa com energia positiva

Quer levar a sua empresa para um novo patamar? Então transforme sua empresa com energia positiva, cuja solução definitiva está na produção da própria energia. E isso pode e deve ser realizado por meio de fontes renováveis, como a energia solar fotovoltaica. Dessa forma, você poderá economizar na conta de energia enquanto preserva o meio ambiente e contribui com outras vantagens.

Com um sistema fotovoltaico, a sua empresa colabora com um mundo muito mais sustentável, reduzindo gastos que podem reverter em outras ações positivas. Entre elas, a geração de emprego, considerando que a economia gerada pode abrir espaço para novos investimentos, que incluem a contratação de colaboradores.

O mercado fotovoltaico no Brasil

No Brasil, o mercado de energia solar está crescendo rapidamente, assim, a Aldo Solar tem procurado contribuir para esse crescimento, respeitando as regras desse mercado. Sendo assim, consegue manter-se entre as mais importantes distribuidoras de equipamentos para geração de energia solar do país.

A Aldo entende que empresas sérias e comprometidas se preocupam com a causa da produção e distribuição da energia elétrica mais limpa, barata e renovável.

“A relação do mercado fotovoltaico com o público consumidor vai muito além da compra e da instalação do equipamento. É, também, uma forma de implementar algo novo e que pode ajudar a impulsionar atitudes mais sustentáveis e respeitosas com a natureza e a sociedade.”

A força que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.

Calcule seu projeto - transforme a sua empresa com energia positiva

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this