fbpx
Home Energia Solar Vantagens da energia solar

Vantagens da energia solar

por Redação Aldo Solar
Publicado Última atualização em

A energia solar é a eletricidade gerada a partir da luz do Sol. A tecnologia fotovoltaica transforma a radiação solar em energia elétrica — o que é muito vantajoso em termos ambientais e econômicos. 

Entre as vantagens da energia solar, estão a economia com eletricidade, menos emissão de gás carbônico e independência da rede elétrica, entre muitos outros!

Continue lendo e conheça mais benefícios dessa fonte de energia renovável!

Benefícios financeiros da energia solar

A energia solar pode proporcionar uma redução de até 95% nas contas de luz, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Recentemente, a ABSOLAR publicou um estudo de caso sobre uma fábrica de sapatos que, após adotar a energia solar como fonte energética, passou de um gasto mensal de aproximadamente R$ 6.500 com energia elétrica para R$ 50 com a solar (uma economia de 99%!).

Isso acontece porque quando gera sua própria energia, você consegue abater a maior parte dos custos envolvidos na geração de energia elétrica.

De modo geral, a energia elétrica é gerada em grandes usinas e percorre um longo caminho.

Começa com a geração de energia e utiliza toda a infraestrutura de transmissão e distribuição, até chegar na sua UC (unidade consumidora), que pode ser residencial, industrial ou comercial.

Imagem1 Blog Aldo Solar Joi Melhor Escolha

Para manter toda essa estrutura, existe um alto custo envolvido, que remunera todos os participantes (geração, transmissão e distribuição).

Por isso, ao comprar energia da distribuidora, você paga por:

  • Energia (Usinas geradoras);
  • Transporte da Energia (transmissão e distribuição);
  • Perdas (técnicas e não técnicas como furtos);
  • Subsídios e Encargos;
  • Impostos federais e estaduais.

energia solar é a melhor escolha

 

Produzindo energia solar, a quantidade de tarifas diminui — assim como os seus valores.

Em dois cenários comuns da geração de energia solar, as cobranças costumam ser feitas da seguinte forma:

  1. Gerando energia e injetando na rede de distribuição: Se você usar a rede da distribuidora para injetar e compensar energia, você pagará o Fio B, alguns impostos (a depender de cada estado) (GD II) e a taxa mínima.
  2. Gerando energia sem injetar na rede de distribuição: Se a energia for gerada e consumida simultaneamente você abate TODOS os custos envolvidos na tarifa. Isso significa que você pode deixar de pagar toda tarifa.

Obs.: Nos dois casos, todos os meses você deve remunerar a distribuidora, no mínimo, por um valor igual ao custo de disponibilidade ou taxa mínima -> pelo fato de a rede estar disponível para utilização do consumidor.

+ 13 vantagens da energia solar

A energia solar é limpa, renovável, sustentável e silenciosa. Além disso, o sistema fotovoltaico é fácil de instalar, barato para manter, tem uma longa vida útil e exige pouca manutenção. 

Essa é uma fonte energética especialmente interessante para locais distantes da rede elétrica ou para quem tem o objetivo de reduzir custos com eletricidade.  

As vantagens da energia solar são de ordem ambiental, social e econômica. Confira a seguir!

energia solar é a melhor escolha

1. É renovável e sustentável

A energia solar é uma fonte de energia renovável. Isso significa que ela é produzida a partir de recursos abundantes na natureza, se tornando um meio sustentável de produção energética a longo prazo. 

2. É limpa e não polui

Segundo pesquisa Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), a energia renovável garante uma redução de até 75% na emissão de de CO₂.

Isso ocorre porque a energia solar é uma fonte de energia limpa, que não emite gases do efeito estufa durante sua geração.

Os gases do efeito estufa impedem que o calor solar escape da Terra e, portanto, são responsáveis pelo aquecimento global. Entre esses gases, o CO₂ é o principal, sendo liberado por diversas fontes de energia, como o carvão.

Dessa forma, ao reduzir nossa dependência de combustíveis fósseis e fontes de energia não sustentáveis, preservamos os recursos naturais.

3. Ocupa pouco espaço e tem versatilidade na instalação

Outro ponto que também colabora com a proteção ambiental é a falta de necessidade de uma grande área de instalação — ao contrário de outros tipos de energia, como a hidrelétrica. 

Os sistemas fotovoltaicos podem ser instalados em telhados, fachadas, no chão (solo) e até mesmo na água. 

4. É uma das fontes de energia mais baratas do mundo

De acordo com o Global Electricity Review 2023, a energia solar, junto da eólica, é mais barata de gerar do que os combustíveis fósseis.

5. Rápido tempo de retorno do investimento

A economia financeira possibilitada pela energia solar é tanta que rapidamente compensa o investimento inicial para a instalação do sistema solar

O ROI (retorno sobre investimento) — ou payback — do sistema fotovoltaico é, em média, de 4 anos, segundo estudo realizado pela Greener em 2024. 

6 Tem incentivos fiscais e subsídios no Brasil

No Brasil, a energia solar tem incentivos fiscais:

  • desconto no IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana);
  • isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
  • isenção do imposto para importação dos equipamentos para o sistema de energia solar;
  • redução no imposto de renda sobre a venda de imóveis.

7. O sistema fotovoltaico tem longa vida útil

Os painéis solares têm uma vida útil média de 25 a 30 anos, ainda operando com cerca de 80% de sua eficiência inicial após este período.

8. Equipamentos solares podem ser reciclados

Ao fim da vida útil do sistema fotovoltaico, as placas solares, compostas majoritariamente por vidro, alumínio e metais valiosos, podem ser recicladas e reaproveitadas.

Empresas nos EUA e na Europa já conseguem extrair 95% do material para reintroduzir na cadeia de produção, como informa a Absolar

9. O sistema fotovoltaico não necessita de muita manutenção

Como as placas solares são feitas de materiais resistentes às intempéries, o sistema fotovoltaico quase não precisa de manutenção. 

A única recomendação é lavar os painéis solares 2 vezes ao ano para garantir a sua eficiência energética

10. Valoriza o seu imóvel 

Implementar um sistema solar fotovoltaico em um imóvel pode aumentar em até 10% o seu valor de mercado, de acordo com estudos da Absolar

Essa valorização ocorre porque a energia solar atrai compradores preocupados com sustentabilidade, independência e economia a longo prazo.

11. É fácil de instalar

Apesar de exigir mão de obra qualificada para a instalação, o sistema fotovoltaico é rápido e fácil de instalar

Em 1 dia, ele já estará funcionando

12. Melhor solução para áreas isoladas da rede elétrica

Locais distantes da rede elétrica, especialmente zonas urbanas, podem se beneficiar muito da energia solar, que é uma opção mais barata do que investir em geradores a combustível

13. Gera empregos e renda

Além de econômica e sustentável, a energia solar também contribui com a economia e o PIB, dada a geração de empregos.

Desde 2012, o setor da energia solar gerou mais de 1 milhão de empregos no Brasil. A estimativa é que 281,6 mil novos empregos sejam gerados em 2024 no país, de acordo com reportagem da Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia)

Qual é o futuro da energia solar no Brasil?

O futuro da energia solar no Brasil é promissor. 

Em relatório da Irena, o Brasil ocupa a 6ª posição no ranking global de produção de energia solar

Em 2023, as fontes renováveis passaram a representar 83,8% da matriz energética brasileira, conforme dados divulgados pelo Ministério de Minas e Energia.  

A energia solar solar é a 2ª fonte energética mais utilizada no país, atrás apenas da hídrica, segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e a Absolar.

Quais são as desvantagens da energia solar?

A principal desvantagem da energia solar é o alto investimento inicial para a instalação do sistema fotovoltaico. 

Entretanto, já sabemos que a economia de aproximadamente 95% posteriormente proporcionada na conta de luz traz o retorno do investimento em cerca de 4 anos (menos de ⅙ da vida útil total do sistema, que dura até 25 anos). 

Outro ponto que gera objeção é a dependência do clima, uma vez que, nesse sistema, a luz solar é crucial para gerar eletricidade.

Em relação a isso, existem formas de armazenar a energia solar produzida “em excesso” nos dias de muito Sol para usar durante o período noturno ou em épocas de baixa incidência solar. Inclusive, é até mesmo possível vender energia solar

Energia Solar com Aldo Solar é a melhor solução 

Deseja contribuir para a construção de um futuro mais sustentável? Junte-se a essa transformação investindo em um dos setores que mais crescem no Brasil e no mundo.

A Aldo Solar oferece os melhores equipamentos para você, fornecedor, trabalhar com energia solar com certificações e garantia. Nosso time especializado está preparado para orientá-lo em todas as etapas, desde a escolha do equipamento até o suporte pós-venda: fale conosco!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating