fbpx
Home Energia Solar Vantagens da energia solar

Vantagens da energia solar

por Redação Aldo Solar
Publicado Última atualização em

As vantagens da energia solar são tantas que tornaram essa fonte renovável como a segunda mais utilizada no Brasil. Ela tem ganhado destaque como uma solução sustentável para suprir as necessidades energéticas em todo o mundo. 

Além de contribuir para a redução das emissões de carbono, suas vantagens abrangem desde a independência energética e redução de impactos ambientais até a economia a longo prazo. 

Neste contexto, é fundamental compreender o funcionamento e os benefícios por trás dessa fonte de energia. Assim, exploraremos mais profundamente o que é energia solar e como ela pode ser aproveitada. Acompanhe!

O que é energia solar?

Energia solar é a fonte de energia gerada pelo Sol. A luz e o calor do astro podem ser captados e transformados em diversos tipos de energia. As principais tecnologias utilizadas para captar a radiação solar são: painéis fotovoltaicos, células fotovoltaicas e aquecedores solares térmicos. 

A energia solar fotovoltaica é a tecnologia que converte a radiação solar em energia elétrica, por meio das células fotovoltaicas. Essa tecnologia é muito eficiente, pois serve para alimentar todo o sistema elétrico de residências, empresas e indústrias com baixo impacto ambiental. 

Vantagens da energia solar 

A energia solar fotovoltaica é uma grande aliada da sustentabilidade ambiental e, ao mesmo tempo, contribui para a redução de custos e para a geração de empregos. Continue lendo para descobrir as principais vantagens que fazem dela uma grande esperança para o futuro sustentável do planeta.

Sustentabilidade e meio ambiente

A energia solar é uma fonte de energia renovável e limpa. Isso significa que ela é produzida a partir de recursos abundantes na natureza, se tornando um meio sustentável de produção energética a longo prazo. 

Ela também colabora com a proteção ambiental, já que não depende de uma grande área de instalação, ao contrário de outros tipos de energia, como a hidrelétrica. 

Além disso, esse recurso energético contribui significativamente para a redução de emissões de CO₂ na atmosfera e, consequentemente, com a redução da pegada de carbono. Isso ocorre porque ela é uma fonte de energia limpa, que não emite gases do efeito estufa durante sua geração.

Os gases do efeito estufa impedem que o calor solar escape da Terra e, portanto, são responsáveis pelo aquecimento global. Entre esses gases, o CO₂ é o principal, sendo liberado por diversas fontes de energia, como o carvão.

Dessa forma, ao reduzir nossa dependência de combustíveis fósseis e fontes de energia não sustentáveis, preservamos os recursos naturais.

Economia financeira

Além de contribuir para a economia de recursos naturais, a energia solar também traz significativa economia financeira. Existem diversos benefícios financeiros ligados à adoção de uma energia sustentável. Conheça os principais a seguir:

  • redução de custos com energia elétrica: a instalação de painéis solares permite que você gere a sua própria energia. Isso proporciona uma economia significativa em sua conta de luz; 
  • incentivos fiscais e subsídios: no Brasil, há diversos incentivos fiscais para quem adota a energia solar. Entre eles estão o desconto no IPTU, a isenção de ICMS e a redução do imposto de renda sobre a venda do imóvel; 
  • retorno sobre investimento (ROI): os benefícios financeiros gerados pela energia solar são tantos que rapidamente compensam o investimento feito para a compra e instalação do kit solar.

Com uma calculadora solar você pode calcular o consumo de energia da sua residência, empresa ou indústria e descobrir com precisão quanto custa gerar sua própria energia sustentável.

Independência energética

Implementando um sistema fotovoltaico, você poderá produzir a sua própria energia elétrica e deixar de depender de fontes externas para suprir as necessidades energéticas de sua casa, indústria ou empresa. Isso traz benefícios, como: 

  • autonomia na produção de energia: ao instalar um sistema fotovoltaico completo, uma propriedade pode se tornar autossuficiente em energia, gerando toda a eletricidade de que precisará consumir; 
  • resiliência em casos de falhas na rede elétrica: a grande vantagem de ter independência energética é que você não fica sujeito a interrupções no fornecimento público. Se a energia da região cair, seu sistema solar continuará abastecendo suas necessidades elétricas.

Leia mais: saiba tudo sobre uma usina solar!

Baixa manutenção e longa durabilidade

Confira as principais vantagens relacionadas à manutenção e durabilidade dos sistemas de energia solar, a seguir: 

  • facilidade na manutenção dos sistemas solares: a manutenção de sistemas solares é simples e não precisa ser realizada com frequência. Em média, duas vezes ao ano é necessário limpar os painéis para garantir sua eficiência energética; 
  • vida útil dos painéis solares: os painéis solares possuem uma longa durabilidade, podendo até ultrapassar os 30 anos, se bem cuidados; 
  • garantias e suporte técnico: o fornecedor oferece suporte técnico qualificado e garantia para você não ter que se preocupar com o seu sistema solar. 

Valorização do imóvel

Você sabia que imóveis com painéis solares são mais valorizados? Entenda:

  • impacto na valorização imobiliária: implementar um sistema solar fotovoltaico em um imóvel pode aumentar em até 10% o seu valor de mercado. Isso ocorre porque a energia solar atrai compradores preocupados com sustentabilidade, independência e economia a longo prazo;
  • atratividade para compradores potenciais: os painéis solares têm baixo custo de manutenção e podem reduzir significativamente as contas de energia elétrica. Esses benefícios tornam o imóvel mais atrativo para compradores, facilitando o processo de venda. 

Contribuição para a geração de empregos

Além de econômica e sustentável, a energia solar também contribui com a economia e o PIB, dada a geração de empregos: 

  • criação de empregos na indústria solar: desde 2012, o setor da energia solar gerou mais de 1 milhão de empregos no Brasil. A estimativa é que 281,6 mil novos empregos sejam gerados em 2024 no país; 
  • desenvolvimento de profissionais qualificados: conforme o mercado de energia solar avança, também evolui o nível de qualificação dos profissionais que nele atuam. Tornou-se essencial uma especialização contínua para a operação de sistemas solares cada vez mais avançados e eficientes.

Qual o futuro da energia solar?

O futuro da energia solar no Brasil é promissor. O país possui o potencial de se tornar um dos principais produtores mundiais dessa fonte energética, já figurando entre os dez maiores. 

Globalmente, espera-se que a energia solar se torne umas das principais fontes de energia renováveis. No entanto, para alcançar esse objetivo, alguns desafios precisam ser superados. Dois temas cruciais nos quais a pesquisa e o desenvolvimento estão focados são a melhora da eficiência dos painéis solares e novos sistemas para o armazenamento de energia. 

Energia Solar com Aldo Solar é a melhor solução 

Deseja contribuir para a construção de um futuro mais sustentável? Junte-se a essa transformação investindo em um dos setores que mais crescem no Brasil e no mundo.

A Aldo Solar oferece os melhores equipamentos para você, fornecedor, trabalhar com energia solar com certificações e garantia. Nosso time especializado está preparado para orientá-lo em todas as etapas, desde a escolha do equipamento até o suporte pós-venda: fale conosco!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating