Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Vender energia solar é possível? Saiba todos os detalhes neste post! Vender energia solar é possível? Saiba todos os detalhes neste post!
Início » É possível vender energia solar?

É possível vender energia solar?

por Aldo Componentes Eletrônicos
Publicado Última atualização em

Com o desenvolvimento dos geradores de energia solar, é possível captar a radiação solar e convertê-la em energia elétrica para alimentar residências e empresas. E imediatamente, algumas questões são levantadas pelas pessoas. Neste post, falaremos sobre a possibilidade de vender energia solar. Entenda mais a respeito dessa prática!

Vale lembrar que a energia solar é uma fonte de energia renovável e, portanto, sustentável. O sol fornece energia abundante para nosso planeta e é de fundamental importância para a vida, fornecendo calor e energia. As plantas fabricam seu próprio alimento a partir da radiação solar, criando um círculo virtuoso para a nossa existência.

A importância da energia solar no Brasil

O Brasil é um dos países que apresenta alguns dos maiores índices de insolação do mundo. Isso é óbvio, considerando que ele é um país tropical e tem zonas semiáridas, como o sertão nordestino. Apesar disso, somente 2% da energia elétrica brasileira provém do sol. É necessário investir mais nessa fonte de energia tão funcional e sustentável.

Além disso, ela pode ser gerada em qualquer local, seja na zona urbana ou rural. Como diz uma antiga sentença: “O sol é para todos”. Em qualquer região, em qualquer município, existe irradiação solar, mais ou menos intensa. E a tendência é que a utilização dos painéis solares fotovoltaicos aumentem, ainda mais.

Os geradores de energia solar

O gerador fotovoltaico pode ser off grid ou on grid. O primeiro é independente, não mantém conexão com a rede pública. Não existe sistema convencional de cabos, nem transmissão de energia. Na maioria das vezes, esse sistema é utilizado em lugares remotos, onde não há energia elétrica tradicional.

Também é usado em pontos onde o custo com a conexão elétrica da distribuidora é muito alto ou o fornecimento do serviço é precário ou inexistente. Nesse caso, usam-se baterias e controladores. O sistema on grid é conectado à rede pública de distribuição de energia. O funcionamento acontece com placas fotovoltaicas (painéis solares), inversores outros equipamentos, sem baterias (já que não há necessidade de armazenar energia).

Posso vender energia solar?

Sim, é possível fazer a comercialização de energia gerada pelos geradores de energia solar fotovoltaicos, contudo se faz necessário entender os dois mercados de energia existentes no Brasil, o ACR (Ambiente de Contratação Regulada) e o ACL (Ambiente de Contratação Livre).

ACR – No Ambiente de Contratação Regulada, os consumidores são chamados “cativos”. Eles só adquirem eletricidade das concessionárias/distribuidoras aonde estão conectados. Há um faturamento todo mês, incidindo cobranças sobre o valor da distribuição e o consumo de energia devido à fornecedora. Nesse ambiente o consumidor fica refém das tarifas regulamentadas pelo governo.

ACL – No mercado livre, ou seja, no Ambiente de Contratação Livre, os consumidores têm o direito de contratar energia de forma direta, ou seja, negociando com as empresas geradoras (hidrelétricas, termelétricas, solar) ou as concessionárias/permissionárias (comercializadoras). Nesse ambiente é realizada o pagamento por duas ou mais faturas: uma pela distribuição e a outra pela tarifa que contratou.

Como posso vender?

Há duas formas de fazer a comercialização: uma através dos leilões regulados pela ANEEL, e a outra forma é se tornar um autoprodutor associado à Câmara de Comercialização de energia elétrica (CCEE) para ter a possibilidade de disponibilizar a sua produção para comercialização no Mercado Livre de energia.

Gostou do assunto? Acompanhe nossas próximas publicações e fique por dentro do mercado de energia solar.

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating