Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Conheça a diferença entre aquecedor solar e gerador de energia solar – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil Conheça a diferença entre aquecedor solar e gerador de energia solar – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » Conheça a diferença entre aquecedor solar e gerador de energia solar

Conheça a diferença entre aquecedor solar e gerador de energia solar

por Aldo Componentes Eletrônicos
Publicado Última atualização em

Quando se fala em gerador de energia solar, muita gente confunde facilmente o aquecedor solar e o gerador de energia solar, sendo os dois termos motivo de dúvida na hora de colocar a ideia de um projeto em prática.

No entanto, suas diferenças são facilmente reconhecíveis e, antes de entrar em detalhes, vale lembrar de que as duas tecnologias usam a radiação solar como fonte de energia e, por isso, são altamente sustentáveis. Acompanhe o post e entenda o que é cada um dos sistemas e suas funções.

O que é um aquecedor solar?

Esse equipamento é composto por coletores ou placas solares coletoras metálicas — instaladas no topo das edificações — e por um reservatório térmico. Nesse sistema, a radiação do sol é transformada em calor e usada para aquecer a água, que será utilizada para as mais variadas finalidades.

Esses coletores absorvem a energia dos raios solares, que são direcionados por aletas e tubos de cobre em serpentina. Durante esse processo, a água é canalizada para um reservatório térmico, conhecido como boiler, onde é mantida aquecida para uso, quando for necessário, ou seja, para banhos, torneiras e piscinas, entre outros usos.

Para se ter uma ideia da viabilidade de instalar um aquecedor, é importante levantar informações úteis, como a quantidade de pessoas da residência, o número de banhos diários, quantas torneiras terão água quente e outros dados.

Na hipótese de o usuário optar pela sua aquisição, de acordo com os fabricantes, o retorno do investimento feito pode levar de dois a três anos, após a instalação. Sua vida útil é de, aproximadamente, 20 anos. Sendo assim, se comparado a esse tempo, o retorno do investimento é rápido. Lembrando que a única função do aquecimento solar é o aquecimento da água.

O que é um gerador de energia solar?

O gerador solar é um equipamento que converte a energia do sol em energia elétrica para ser utilizada em qualquer tipo de edificação. Esse sistema é conhecido como energia solar fotovoltaica. Para que isso seja possível, são instalados painéis solares no topo das edificações ou ainda no solo — residências, prédios comerciais, indústrias — da mesma forma que os aquecedores solares.

Esses painéis integram o sistema fotovoltaico para produzir energia elétrica a partir da captação da luz do sol e são a peça chave, uma vez que a inclinação correta, aferida no momento da instalação, determinará a eficiência do sistema.

A energia solar transforma-se em energia elétrica por meio do efeito fotoelétrico, presente nos painéis. Um dispositivo, denominado, inversor, converte a corrente elétrica, inicialmente, obtida de forma contínua, em corrente alternada, a fim de tornar possível seu consumo em residências, prédios comerciais e industriais.

Toda a energia gerada pode ser consumida imediatamente ou pode ser lançada na matriz energética, por intermédio de um sistema chamado On Grid, que permite o fornecimento de energia à rede, gerando créditos passíveis de serem utilizados em até cinco anos.

Por isso, é recomendado que se realize uma cuidadosa avaliação técnica do seu consumo, o que, certamente ajuda muito na hora de dimensionar o projeto que se pretende fazer. Após a aprovação da concessionária que fornece a sua energia, chegou o momento de instalar as placas solares fotovoltaicas.

É importante saber, ainda, que em dias nublados ou chuvosos, o desempenho do sistema diminui, embora continue gerando energia elétrica. Outra informação relevante é sobre a manutenção do equipamento, que é simples, mas, deve ser feita periodicamente, sendo o ideal a cada seis meses.

Contudo, vale a pena conversar com o responsável pela instalação, a fim de colher detalhes a respeito desse procedimento e prolongar o máximo possível a vida útil do seu sistema da energia solar. E, por falar nisso, a vida útil de um sistema de energia solar fotovoltaica é de cerca de 25 anos.

Qual deles é mais vantajoso?

Essa dúvida é muito comum entre os adeptos desses sistemas. No entanto, a resposta é a mais simples possível: depende da necessidade do usuário, que deve avaliar e definir corretamente quais são suas prioridades e possibilidades e qual é mais adequado: o aquecedor solar ou o gerador de energia solar.

Se o objetivo do consumidor é apenas gastar menos com o uso de chuveiro elétrico, torneiras e piscinas aquecidas, o aquecedor pode atender perfeitamente suas expectativas. Entretanto, se sua intenção é economizar energia em tudo o que requer o uso de energia elétrica, sem dúvida, é melhor optar pelo sistema fotovoltaico, já que sua utilidade pode ser amplificada e o custo-benefício, muito mais bem-aproveitado.

Muitos consumidores acabam optando por uma combinação de sistemas. Para os que possuem piscina em casa e desejam aquecimento da água, o aquecedor solar será fundamental. Além disso, ele pode exercer papel fundamental em gerar economia de energia elétrica para os chuveiros e torneiras aquecidas. Assim, quando se agrega conjuntamente o gerador de energia solar, é possível adquirir um gerador menor o que significa um custo mais baixo de aquisição do equipamento e uma redução drástica com gastos com energia elétrica.

Agora você já está por dentro das principais diferenças existentes entre aquecedor solar e gerador solar e pode avaliar qual seria mais útil para as suas necessidades, não é mesmo?

De qualquer forma, seja qual for a sua escolha, pense que você está começando a fazer parte de mais um adepto da energia mais abundante e limpa que poderia ser consumida, principalmente, no Brasil. Com isso, estará contribuindo com um planeta mais sustentável e livre de exploração desmedida e nociva.

Notícias relacionadas

    • 4 anos ago

    Muito bom artigo, bem esclarecedor

      • 4 anos ago

      Muito obrigado Sr. Aldo! Continue acompanhando nosso blog!

Leave feedback about this

  • Rating