Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Geração distribuída já aumentou 2.5 GW no Brasil em 2023 Geração distribuída já aumentou 2.5 GW no Brasil em 2023
Início » Em 2023 a geração distribuída já aumentou 2,5 GW

Em 2023 a geração distribuída já aumentou 2,5 GW

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A adesão à energia solar está crescendo rapidamente. Neste ano, entre janeiro e abril, a geração distribuída já aumentou 2.5 GW, ou seja, já acrescentou pelo menos 2.537 MW de capacidade. Isso significa mais que os 2.143 MW instalados no mesmo período do ano passado, segundo dados da ANEEL.

No entanto, dados referentes às mais recentes instalações de energia solar distribuída tendem a trazer novos números. Assim, nos próximos dias, ainda mais capacidade deverá ser atribuída ao mês de abril.

A geração distribuída já aumentou 2.5 GW. E, se compararmos somente o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2022, tivemos um incremento de 46% da capacidade instalada de geração distribuída solar. Isso significa um aumento de 1.574 MW para 2.299 MW. Levando-se em conta, ainda, o período entre janeiro e março de 2021 para 2022, o crescimento registrado foi de 72%, ou seja, de 910 MW para 1.574 MW.

> Leia mais: Primeiro trimestre fechou com 5 GW em módulos FV importados da China

A geração distribuída já aumentou 2.5 GW e as perspectivas só melhoram

Caso o ritmo verificado no primeiro trimestre de 2023 continuar, no total, 9.196 MW de geração solar distribuída poderão ser instalados no país. Vale lembrar de que, historicamente, a capacidade adicionada no segundo semestre sempre apresenta um volume maior.

Sendo assim, se o ritmo do primeiro trimestre de 2022 continuasse igual durante o ano passado inteiro, as instalações mais recentes registrariam 6.296 MW. Mas, o que se observou foi um montante de 8.216 MW. No ano passado, o terceiro trimestre se destacou mais, chegando a 2.617 MW instalados.

Hoje, a geração distribuída já aumentou 2.5 GW e as perspectivas são excelentes. E desta nova capacidade de geração distribuída verificada no país em 2023, a maioria aconteceu em instalações residenciais. Foram, então, 190,8 mil novos projetos de sistemas fotovoltaicos que chegaram a 1.367 MW. Isso resultou em uma capacidade média de 7,16 kW para cada instalação de geração distribuída para esses consumidores.

Vantagens da geração distribuída

A geração distribuída já aumentou 2.5 GW. E Hoje, existe um consenso de que muitos países trabalham no estímulo da adesão às fontes alternativas para produzir energia elétrica. O intuito é abandonar o uso de combustíveis fósseis e adotar meios renováveis e limpos. Nesse sentido, aenergia solar se encaixa perfeitamente e podemos usufruir ao máximo dos benefícios da geração distribuída solar no Brasil e no mundo.

O sistema já está avançando rapidamente pelo Brasil, que dispõe de altos níveis de insolação. Com a tecnologia já bastante disseminada entre os usuários, os preços dos equipamentos estão reduzindo e abrindo espaço para sua popularização. Dessa forma, está cada dia mais comum o surgimento de condomínios produzindo toda a energia que consomem, por exemplo.

> Leia mais: Investir em energia solar favorece redução do cálculo do Imposto de Renda

Por que aderir à geração distribuída?

A importância das fontes renováveis aumenta a cada dia que passa. Com poucas chuvas em determinados locais, os reservatórios das hidrelétricas esvaziam-se constantemente. Isso força a ativação das usinas termelétricas, que acabam funcionando intensamente e encarecem muito a conta de luz. E ninguém quer ver esse tipo de medida se perpetuando, ainda mais agora que temos outras opções muito mais sustentáveis e baratas.

Assim, toda vez que o consumidor produz sua própria energia limpa, ele está automaticamente ajudando a solucionar esse problema. Isso quer dizer que menos termelétricas acionadas equivale a mais água economizada e conta de luz reduzida.

A geração distribuída já aumentou 2.5 GW – criou empregos de qualidade nas localidades

É oportuno lembrar que a RN 482/2012 passou a permitir que os consumidores começassem a gerar sua própria energia elétrica por meio de fontes renováveis. Essas fontes podem ser água, vento, biomassa e o sol. No caso da energia solar, uma das principais vantagens é a possibilidade de ocupar pouco espaço, como telhados, fachadas de edifícios e outros similares.

E é por isso que a geração de empregos nas localidades que aderem à energia solar fotovoltaica é um dos grandes benefícios que os adeptos podem conseguir. Desde 2012, já são mais de 147 mil novos empregos gerados. E, a estimativa para os próximos 3 anos, é de que mais de meio milhão de pessoas sejam empregadas.

geração distribuída de energia solar fotovoltaica abastece todos os lugares. Ela está no campo, na cidade, no comércio, na indústria e na casa do consumidor. Assim, a GD movimenta a nossa economia e beneficia amplamente toda a nossa população. Diante desse fato, 9 entre 10 brasileiros já manifestaram o desejo de gerar a própria energia em casa, segundo dados do Ibope de 2020.

Assim, diante de tudo o que foi dito aqui, fica claro porque os benefícios da geração distribuída solar não param de aumentar. Com tantos problemas no clima, na distribuição de água e a necessidade urgente de poupar a natureza não há outro caminho melhor que esse. Trata-se de um sistema mais eficiente, sustentável, econômico, com custos baixos e que beneficia a todos.

> Leia mais: Em 2022 o comércio global movimentou US$ 32 trilhões

Agora que você sabe que a geração distribuída já aumentou 2.5 GW no Brasil em 2023 , tem ainda mais motivos para aderir a essa fonte limpa e inesgotável.

Você já sabe que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis. Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que como a Aldo, faz parte do portfólio da Brookfield.

geração distribuída já aumentou 2.5 GW

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Como ser um integrador Aldo Solar? Confira aqui!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating