Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Capacidade de energia solar cresce mais de 60% no Brasil Capacidade de energia solar cresce mais de 60% no Brasil
Início » Capacidade de energia solar cresce mais de 60% no Brasil

Capacidade de energia solar cresce mais de 60% no Brasil

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Os últimos acontecimentos mundiais aliados à mudança climática fizeram com que a adesão às fontes renováveis disparasse pelo globo. Com isso, entre janeiro e meados de dezembro de 2022, a capacidade de energia solar fotovoltaica cresceu mais de 60% aqui no Brasil. Dessa forma, saltou de 14,2 GW para 23 GW, de acordo com um balanço divulgado pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

Ao todo, essa capacidade de energia solar abrange usinas de grande porte, bem como os sistemas de geração própria de energia, chamada de geração distribuída. São as instalações feitas em fachadas, telhados e pequenos terrenos, o que equivale a 11,2% da matriz elétrica do Brasil todo.

O ritmo de aumento nos últimos 150 dias, tem apresentado praticamente 1 GW por mês. E isso torna a fonte solar a terceira colocada da matriz elétrica brasileira, ao mesmo tempo em que o governo beneficia o setor por meio de incentivos.

> Leia mais: Até 2030 investimentos em energia renovável precisam dobrar

Capacidade de energia solar com bilhões em investimentos

Segundo a ABSOLAR, desde 2012 a fonte solar foi capaz de gerar ao País aproximadamente R$ 116,6 bilhões em investimentos. Além disso, trouxe mais de 36,6 bilhões em arrecadação aos cofres públicos, com mais de 690 mil empregos acumulados. Dessa forma, essa capacidade de energia solar também evitou que se emitisse cerca de 31,1 milhões de toneladas de CO2 durante os processos de geração de eletricidade.

> Conheça as vagas disponíveis na Aldo Solar

Segundo entendimento da ABSOLAR, o avanço da energia solar consolida a competitividade dos setores produtivos e a sustentabilidade. Quem adere à energia solar, portanto, busca descarbonizar suas operações por meio do uso de fontes renováveis de energia.

Nosso País já conta com cerca de 7,1 GW em capacidade de energia solar instalada em usinas solares de grande porte. Já, no segmento de geração distribuída, temos praticamente 16 GW de potência vinda da fonte solar instalada.

O estado de Minas Gerais dispara na liderança com mais de 4 GW

Segundo o relatório final da Comissão da ALMG, em Minas Gerais, a capacidade de energia solar aumentou mais de 7.600% depois da proposição de uma lei pelo Deputado Gil Pereira. A referida lei foi apontada como referência legislativa nacional e como fator decisivo para o notável desenvolvimento deste setor no estado mineiro, conforme registro nos últimos cinco anos.

Sendo assim, Minas Gerais se tornou referência, uma vez que saiu na frente mantendo sua liderança em âmbito nacional em termos de produção de energia limpa. Tudo isso graças à inovadora legislação que incentiva a adoção da energia solar.

> Leia mais: Brasil ultrapassa 23 GW em capacidade solar operacional

O Brasil deve aumentar sua capacidade de energia solar

As fontes de energia renováveis estão alcançando cada dia mais seu protagonismo na matriz energética brasileira. Já em 2023, o Brasil deve aumentar sua capacidade de energia solar em 42,4%. São 10 GW em 2023 diante da potência solar prevista para o fechamento de 2022, o que alcançará mais de 34 GW. Essas são, portanto, as estimativas divulgadas pela ABSOLAR na semana passada.

O Brasil deve aumentar sua capacidade de energia solar e a entidade prevê que dos 34 GW de energia produzida, 21,6 GW serão gerados por pequenos e médios sistemas fotovoltaicos. São geradores fotovoltaicos instalados nas casas, nos pequenos negócios, nos prédios públicos e nas propriedades rurais. São as instalações já conhecidas como geração distribuída, que devem totalizar 23,87 GW no final de 2022.

A ABSOLAR projetou, ainda, que em 2023 a fonte renovável tenderá a gerar mais de 300 mil novos empregos. Já, os novos investimentos no setor solar poderão superar o montante de 50 bilhões de reais.

De acordo com a ABSOLAR, tais projeções foram realizadas levando em conta um cenário conservador. Considerou, portanto, fatores macroeconômicos, efeitos de políticas energéticas, mudanças de governos federal e estaduais e possíveis consequências da atualização do setor elétrico, além de outras questões.

Segundo a ABSOLAR, foi projetado um crescimento consistente em 2023. Assim, o Brasil deve aumentar sua capacidade de geração de energia solar motivado pelos aumentos na conta de luz, além dos benefícios proporcionados a todos os consumidores brasileiros.

> Leia mais: Geração de energia solar como investimento

14% dos pequenos negócios já contam com energia solar

De acordo com o Sebrae, esses números significam que não estamos mais tratando de uma simples tendência. Agora, essa prática já entrou no rol das preocupações inseridas na rotina da gestão dos pequenos negócios.

Hoje, a sustentabilidade é fundamental e se coloca como uma das missões mais relevantes de todos que empreendem. Isso se dá por diversos motivos que incluem a pressão dos consumidores, cada dia mais atentos às práticas sociais e ambientais das companhias. Melles destacou, ainda, uma necessidade de reduzir os custos de operação nas empresas.

Contudo, apesar da constatação de que 14% dos pequenos negócios já contam com energia solar, o levantamento concluiu que as pequenas empresas ainda precisam amadurecer outras práticas sustentáveis relevantes. Um bom exemplo disso é o aproveitamento da água da chuva, que ainda é feito por uma minoria das PMEs, ou seja, 9%.

Com a capacidade de energia solar no Brasil e no mundo aumentando cada dia mais, você já pode planejar o seu projeto. Para isso, acesse o site da Aldo Solar e confira nossas informações e produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto, opções de financiamento e receba um orçamento grátis de um revendedor autorizado Aldo Solar.

Capacidade de energia solar

Quer fazer parte dessa história? Se você for uma revenda que busca credenciamento na Aldo Solar,  que tal se cadastrar agora? Aproveite e conheça as vantagens neste artigo! Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre esse e outros assuntos relevantes do universo solar.

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Capacidade de energia solar

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating