Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Mais de 70% dos brasileiros preferem energia solar em casa – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil Mais de 70% dos brasileiros preferem energia solar em casa – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » Mais de 70% dos brasileiros preferem energia solar em casa

Mais de 70% dos brasileiros preferem energia solar em casa

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

No Brasil e no mundo, as pessoas têm demonstrado cada vez mais interesse em pagar mais por uma vida mais sustentável. E essa nova postura inclui o desejo de mais de 73,5% da população brasileira de instalar energia solar em casa. Contudo, em cada dez lares do país, nove ainda não tem sistemas fotovoltaicos em seus telhados.

Os dados que comprovam a preferência por energia solar em casa são do Censo de Moradia Quinto Andar, de uma pesquisa feita pela startup imobiliária junto ao Instituto Datafolha. O levantamento constatou, ainda, que 60% dos brasileiros gostariam de captar e armazenar água da chuva em reservatórios próprios, em casa. Já o desejo por uma piscina em casa ficou em 53%.

> O mundo pode ser mais limpo e sustentável pós Covid-19

Pesquisa da Abrainc – 66% querem energia solar em casa

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) demonstrou que 66% dos entrevistados pagariam mais para ter energia solar em casa. Segundo o presidente da associação, Luiz Antônio França, o consumidor está mais focado nas boas práticas relativas aos impactos ambientais, em todos os setores da sociedade. Dessa forma, tende a valorizar cada vez mais essas questões na hora de escolher um lugar para morar.

Práticas sustentáveis cada vez mais incorporadas

As tecnologias inovadoras de construção se valem de itens mais eficientes, que extraem menos recursos naturais. Da mesma forma, as práticas voltadas à sustentabilidade, como o reaproveitamento da água e a energia solar já são uma realidade na rotina das incorporadoras.

Energia solar em casa: crédito para práticas sustentáveis

A fintech CondoConta é o primeiro banco exclusivo para condomínios do mundo. E, em alinhamento às pesquisas citadas, o banco declarou que a maior parte dos pedidos de crédito enviados à instituição são voltados à sustentabilidade. Eles visam a melhoria da infraestrutura das habitações, como instalação de equipamentos de sistema solar.

> Quais os impactos da inteligência artificial no setor de energia solar?

Energia solar em casa: segurança doméstica

O Censo de Moradia, apurou, ainda, que na Região Metropolitana de São Paulo, 74% dos entrevistados gostariam de adquirir um sistema de segurança em casa. Trata-se, portanto de uma porcentagem 24% superior ao observado na média do país. Por outro lado, a intenção de instalar energia solar nas residências ficou acima da média nacional, com 76,5% na capital paulista.

Necessidade de transição energética

Com a crise hídrica passamos a ter a necessidade urgente de fazer uma transição da matriz energética no Brasil e no mundo. Isso levou o consumidor a preferir a energia solar em casa e bater recorde em produção de energia solar, aumentando 2,819 MW em potência instalada entre janeiro e novembro de 2021. Trata-se, portanto, de um acréscimo que ultrapassou o aumento de 2.673 MW verificado durante todo o ano de 2020, tendo sido o maior registrado até então.

Energia solar em casa é a saída para a economia

No mês de janeiro de 2021, tínhamos em torno de 450 mil consumidores gerando energia solar. No entanto, esse número praticamente dobrou ao longo do ano, e agora, chegamos a mais de 670 mil adeptos no país, de acordo com dados da ABSOLAR. Nesse cenário, um consumidor que já tem instalado seu equipamento de energia solar em casa provavelmente já enxergou uma excelente oportunidade para economizar na conta de luz.

Ao aproveitar a luz solar incidente em seu telhado, esse usuário pode, até mesmo, fornecer energia para mais pessoas de sua família, em suas residências. E, ainda, pode recuperar todo o investimento realizado em tempo mais curto do que programou. Isso demonstra que a energia solar em casa é a saída para economizar de verdade.

> Aquecimento global, a energia solar pode ser uma grande aliada

Energia solar em casa

Para quem está construindo ou planejando uma construção civil, há detalhes importantes sobre a instalação do painel solar no telhado que podem ser previstos no projeto. No entanto, se você já tem um imóvel, nada impede a instalação dos painéis solares. Isso pode ser feito sem nenhuma alteração ou com poucas mudanças, já que a versatilidade dos projetos fotovoltaicos garante sua realização.

Novo recorde em produção de energia solar

As oportunidades de verificarmos um crescimento da adesão à energia solar em 2022 são grandes. Isso porque este será o último ano para que a população se beneficie de um recurso que torna a produção de energia solar viável. Estamos falando da possibilidade de enviar a geração de energia excedente ao sistema para ser consumido depois e sem custos. Assim, é muito provável que a população bata um novo recorde em produção de energia solar.

Rede elétrica como auxiliar

Para aproveitar a energia solar excedente utiliza-se a rede elétrica convencional, cuja despesa com o serviço de transmissão não é cobrada diretamente. Sendo assim, já chegou a R$ 315 milhões em 2019, de acordo com informações das distribuidoras. Trata-se de uma conta que foi arcada por todos os consumidores, elevando os custos das empresas e refletindo nas contas de luz.

A energia positiva que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas e saiba mais sobre o nosso programa de Aldo Crazy Venda Direta. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo!

energia solar em casa

Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade.  Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter,FacebookLinkedIn Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

> Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

 

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating