Na última edição da revista Fotovolt, um artigo chamou a atenção da redação do Blog Aldo Solar. Assinado por Glauco Santos, Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR e Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da entidade, traz o título “Brasil precisa de mais energia solar”. Traz ainda a visão compartilhada pela Aldo de que os benefícios da energia solar devem ser compartilhados com todos os consumidores para a redução consistente e viável das contas de luz.
> Acesse o artigo na íntegra – Página 74
Um dos principais obstáculos a serem superados para a retomada econômica no pós-pandemia, prevista pelos especialistas e analistas de mercado, é o preço da energia elétrica no país. Lembramos que esses preços alcançaram seu mais alto patamar registrado na história.
Então, para o Brasil crescer, a partir de agora, será necessário haver disponibilidade e segurança de suprimento de energia elétrica a partir de fontes competitivas e sustentáveis. Por isso, o Brasil precisa de mais energia solar instalada.
Excesso de tributos na conta de luz
De acordo com o artigo, uma pesquisa do DataFolha, encomendada pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), aponta que 83% dos brasileiros consideram o preço de energia caro ou muito caro.
Ainda segundo a análise, os impostos são o principal motivo, apontado pelos entrevistados, que encarecem o preço da eletricidade. Isso porque 53% entendem que há um excesso de tributos lançados na conta de energia.
> Leia: Preço da energia elétrica pode ter novo reajuste
O Brasil precisa de mais energia solar instalada: sinal de alerta
Portanto, esses dados são um sinal de alerta às autoridades públicas. Por isso, é preciso repensar as prioridades e as medidas de curto, médio e longo prazos, para efetivamente reduzir o uso de termelétricas fósseis.
Essas fontes de energia são as mais caras e poluentes e precisam ser substituídas para que possamos atingir a tão almejada transição energética no País. Por isso, o Brasil precisa de mais energia solar instalada.
Caminhos para a transição energética
Foi realizado um estudo de três anos de intensos trabalhos técnicos intitulado “Integração de Fontes Renováveis Variáveis na Matriz Elétrica do Brasil”. O estudo contou com a participação dos governos brasileiro e alemão e aponta os caminhos para a transição energética no Brasil.
De acordo com o estudo, a maior presença das fontes renováveis na matriz elétrica nacional é ambientalmente desejável, tecnicamente sólida e economicamente viável. Assim, as conclusões confirmam que é possível aumentar a participação destas renováveis em mais de quatro vezes. Então, elas passam dos atuais 10% para mais de 40%.
Dessa forma, mantêm a confiabilidade, segurança e estabilidade, com equilíbrio técnico e econômico para a expansão e operação, do sistema elétrico brasileiro.
O Brasil precisa de mais energia solar
A iniciativa demonstrou a existência de grande força energética entre os recursos renováveis do Brasil. São recursos de natureza hídrica, solar, eólica, da biomassa, entre outros. A iniciativa também desbancou o velho mito de que o país despenderia de mais termelétricas para dar suporte ao crescimento das renováveis, mas mostrou o contrário.
Na realidade, as avaliações apontaram que o equilíbrio do sistema, quando há variações nos ventos e no sol é fornecido em especial pelas hidrelétricas renováveis, não pelas termelétricas fósseis.
Geração própria como complemento
Em complementação às grandes usinas de geração de energia elétrica, é possível promover a geração própria de energia a partir de sistemas solares em telhados e pequenos terrenos. Essa, então, é parte da solução para a redução de gastos e custos do setor elétrico, que hoje são compartilhados com todos os consumidores brasileiros.
> Saiba mais: Autoprodução de energia: o futuro já está aqui
Preservação e redução de custos
Além de preservar água das hidrelétricas, a fonte solar reduz custos com infraestrutura de geração, transmissão e distribuição. E, como se trata de uma produção de eletricidade junto ou próximo do local de consumo, também diminui as perdas elétricas. Assim, com mais energia solar em telhados e pequenos terrenos, menor será o uso das termelétricas fósseis. Essas últimas são as maiores responsáveis pela bandeira vermelha, que hoje encarece a conta de luz dos consumidores.
Marco legal sólido
Para fortalecer o avanço desta tecnologia, é fundamental construir um Marco Legal sólido, estável, previsível, justo e transparente para a geração própria de energia renovável no Brasil.
Assim, temos o Projeto de Lei (PL) n° 5.829/2019. É de autoria do deputado federal Silas Câmara e relatoria do deputado federal Lafayette de Andrada, tem exatamente este objetivo.
A aprovação do novo texto pela Câmara dos Deputados, com 476 votos favoráveis, é um sinal bastante positivo para todo o mercado fotovoltaico. E, assim, ele deve acelerar os investimentos na área por parte dos consumidores.
O Brasil precisa de mais energia solar instalada
Já sabemos dos inúmeros benefícios que podemos ter ao adotarmos as fontes de energia sustentável, principalmente a solar. Por isso, temos que acelerar o uso dessas fontes, que existem abundantemente em nosso país.
Assim, no ranking de produção de energia renovável, o Brasil está atrás somente da China e dos EUA. Por isso, destacamos que o mercado de energia solar está se desenvolvendo rapidamente, precisando apenas de mais incentivos governamentais para reduzir os custos de aquisição. Com isso fica mais viável aumentar o número de usuários.
Benefícios para todos os brasileiros
Os benefícios da energia solar são compartilhados com todos os consumidores na redução consistente e viável das contas de luz. Dessa forma, podemos alavancar a competitividade e baratear a energia elétrica para os brasileiros. Por isso, é chegada a hora de acelerar o uso da energia solar, pois o Brasil precisa de mais energia solar instalada.
Trata-se de uma fonte abundante. E, a abundância se traduz no tamanho do nosso potencial de energia solar que, se bem aproveitado, poderia abastecer mais de 10 vezes toda a energia que já consumimos. É muita coisa! Além disso, sabendo que se trata de energia sustentável e totalmente renovável, podemos ter energia para sempre e sem preocupações.
A força que vem do sol
Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.
Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo. Conte também com o Financiamento Santander!
Leave feedback about this