Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Em dez anos, hidrelétricas perderão espaço na geração de energia para solar e eólica – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil Em dez anos, hidrelétricas perderão espaço na geração de energia para solar e eólica – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » Em dez anos, hidrelétricas perderão espaço na geração de energia para solar e eólica

Em dez anos, hidrelétricas perderão espaço na geração de energia para solar e eólica

por Aldo Componentes Eletrônicos
Publicado Última atualização em

O governo federal prevê uma redução da participação de usinas hidrelétricas para menos da metade da matriz energética brasileira nos próximos dez anos. Enquanto isso, a energia solar, eólica e usinas térmicas abastecidas com gás natural devem crescer. As informações constam no Plano Decenal de Expansão de Energia, que considera o horizonte 2019-2029. Estas informações constam em um documento lançado no dia 11 de fevereiro de 2020 pelo Ministério de Minas e Energia.

O planejamento energético do país prevê a construção de mais dez usinas hidrelétricas no Brasil até 2029. Como todas as usinas são de pequeno e médio porte, a participação desse tipo de fonte na matriz energética tende a cair. E apesar do país ainda ter um amplo potencial para gerar energia hidrelétrica, a maior parte dessa capacidade está em terras indígenas e em unidades de conservação, onde hoje não é permitido construir usinas hidrelétricas.

Mudanças na matriz energética

A previsão do governo é que as usinas hidrelétricas deixem de responder por 58% da capacidade do país em gerar energia elétrica, e passe a ser responsável por 42% do total da eletricidade disponível no Brasil. Por outro lado, a previsão é que a energia solar suba quatro vezes, e passe de 2% para 8%. A participação da energia eólica também deve dar um salto, de 9% para 16% da capacidade instalada no país. As usinas térmicas abastecidas com gás natural sairão de 7% para 14% do total da energia gerada no país.

“Tendo em vista a necessidade latente de oferta de energia firme, a expansão nuclear também poderia surgir como opção natural. Porém, o início de desenvolvimento do primeiro projeto após Angra 3 deverá ocorrer após o fim do horizonte decenal, em função dos prazos envolvidos de estudos e obtenção de licenças”, diz o texto.A previsão é construir dez hidrelétricas nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul do Brasil. A maior dela é a usina de Tabajara, na bacia do Ji-Paraná, em Rondônia. A usina tem uma potência prevista de 400 megawatts. Apenas para comparação, Itaipu, a maior do país, tem capacidade de 14 mil megawatts.

Cenário atual

Atualmente, já há 130 parques eólicos contratados no Nordeste, totalizando 3.438 MW. Mais 21.000 MW devem ser contratados nos próximos dez anos. E para energia solar, atualmente há 1.442 MW em projetos contratados. Serão contratados outros 7.000 MW nesta década.O governo prevê ainda que o Brasil será o quarto maior produtor de óleo e gás do mundo. Hoje, o país ocupa a sexta posição. O foco será no gás do pré-sal. O plano foi construído com a premissa de um crescimento anual de 2,9% do PIB.

A ALDO SOLAR, uma das principais distribuidoras de equipamentos para geração de energia solar do país e empresa que mais cresce no segmento de energia solar, acompanha a expansão do setor com a distribuição de 60 mil geradores entregues para revendas e instaladores de todo o país. E isso significa que 1 gerador é vendido pela ALDO a cada 3 minutos.  Também a empresa é a distribuidora brasileira com a maior disponibilidade de equipamentos, com um total 12.000 diferentes geradores de energia solar a pronta entrega. Leia mais sobre o assunto neste artigo.

Fonte: O Globo

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating