fbpx
Home Energia Solar Energia solar residencial: quais são as vantagens de se ter em casa?

Energia solar residencial: quais são as vantagens de se ter em casa?

por Aldo Componentes Eletrônicos
Publicado Última atualização em
Tempo de leitura: 4 Minutos

A energia solar já é uma realidade no mundo inteiro. Várias empresas, fábricas e diversos outros empreendimentos se aproveitam das suas vantagens para economizar profundamente nos gastos com a conta de luz.

O que muita gente ainda não acredita ser viável é que esse sistema pode ser utilizado na própria casa. No artigo de hoje, vamos falar sobre as várias vantagens de utilizar a energia solar residencial. Confira!

A geração de energia solar residencial

Assim como em qualquer outro empreendimento que lança mão dos recursos da energia solar, uma residência precisa de uma área que tenha incidência de radiação da luz do sol. Essa é uma tarefa fácil em casas e apartamentos com coberturas, já que o telhado pode ser ocupado com os módulos solares.

Esse sistema funciona exatamente a partir de módulos, podendo se adaptar a qualquer necessidade e espaço disponível. Logicamente, quanto maior o número de módulos (ou, como são mais comumente chamados, placas), maior o potencial de geração de energia.

Um sistema instalado em uma residência é, normalmente, conectado à rede pública de energia elétrica, fornecendo a eletricidade gerada para ela. Em contrapartida, essa energia é contabilizada na forma de créditos, que chegam na conta de luz todo mês. Assim, se uma casa gera a mesma quantidade (ou até mesmo mais!) de energia que ela consome, a conta de luz estará sempre no mínimo cobrado pela concessionária, que se refere às taxas de manutenção e iluminação pública.

Adquirindo um sistema de energia solar residencial

Comprar um sistema de energia solar é relativamente simples. Várias empresas oferecem esse produto, bem como a instalação dele. É fundamental conhecer a qualidade do sistema oferecido e a expertise da empresa responsável.

É crucial contar com o trabalho de um engenheiro elétrico para o planejamento e a instalação do sistema de energia solar. Ele calculará o potencial da área, fazendo um projeto que vá de acordo com as necessidades da residência e o espaço disponível para a instalação dos módulos fotovoltaicos.

Em seguida, esse projeto é enviado à concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica para a devida apreciação e, estando tudo dentro dos conformes, é aprovado. Esse processo burocrático dura cerca de um mês, prazo considerado bastante rápido para os padrões brasileiros atuais.

Após a instalação do sistema pela empresa, a concessionária fica responsável pela troca do relógio convencional por aquele que é chamado de relógio bidirecional. É esse o aparelho que faz o cálculo da energia consumida versus a energia gerada pelo sistema residencial.

Faça uma simulação agora mesmo em nossa calculadora Aldo Solar e Solicite um orçamento Gratuíto com nossas revendas parceiras.

Calcule seu projeto

As vantagens da energia solar residencial

Agora que você já sabe o que é e como é possível adquirir um sistema de energia solar, chegou a hora de entender por que ele é extremamente vantajoso para a sua casa.

Baixo custo de manutenção

O sistema de geração de energia solar residencial é bastante simples, principalmente se comparado àqueles instalados em fábricas e em outros empreendimentos com uma maior área. Isso significa que a sua manutenção também será proporcionalmente reduzida.

Após a instalação, basicamente nenhuma manutenção profunda é necessária, geralmente ela ocorre apenas em casos de danos mais graves, como uma chuva de granizo mais forte. As placas fotovoltaicas de maior qualidade costumam durar cerca de 30 anos ou mais. Além disso, as melhores empresas do mercado oferecem uma garantia que pode ultrapassar 20 anos de duração.

Ecologicamente correta

Quando alguém fala de energia solar, sem dúvidas a primeira característica que vem na cabeça de qualquer um é que se trata de energia “limpa”. E isso é verdade. A luz solar é considerada inesgotável e renovável, o que significa que nenhum tipo de combustível fóssil será consumido no processo de geração elétrica.

O que pode ter algum potencial poluidor é a fabricação dos componentes do sistema. Entretanto, esses riscos são facilmente mitigados com as técnicas e formas de controle já existentes no setor hoje em dia.

Economia e retorno financeiro

De todas as vantagens do sistema de energia solar residencial, o fator econômico é o mais atraente. Se a princípio a aquisição e a instalação do sistema possam aparentar um custo alto (e que vem caindo ano após ano), a economia gerada a médio e longo prazo é muito maior.

Para se ter uma ideia, há possibilidade de retorno sobre esse investimento em menos de 5 anos. A partir daí, toda a economia trazida pela geração de energia solar pode ser vista como lucro, já que o sistema dura facilmente mais de 20 anos e as contas de luz serão sempre reduzidas enquanto ele funcionar.

Sistema silencioso

Para as residências, contar com um sistema de geração de energia tão silencioso quanto o fotovoltaico é uma grande vantagem. Diferentemente de outras opções renováveis, como a energia eólica, os painéis não fazem nenhum barulho, garantindo assim o seu conforto e o de toda a família.

Instalação em áreas remotas

Apesar da grande maioria dos sistemas de energia solar residencial funcionarem em um modelo que chamamos de “on-grid” — ou seja, ligado à rede pública —, é possível instalá-los também em locais extremamente remotos.

Isso porque o sistema de energia solar “off-grid” não depende da distribuição da concessionária, funcionando de maneira autônoma, de modo que toda a energia gerada é armazenada em uma central de baterias. Apesar de não poder contar com a rede pública quando as condições climáticas não são ideais, esse tipo de geração de energia não depende da presença de linhas de transmissão, o que faz com que seja virtualmente possível instalar o sistema em qualquer lugar.

Sem dúvidas, o sistema de energia solar residencial é um grande atrativo para qualquer pessoa que pretenda economizar com a conta de luz de maneira simples e ecologicamente correta. Não à toa as instalações crescem no mundo inteiro e, principalmente, no Brasil, país dono de um dos maiores potenciais fotoelétricos do planeta.

Gostou do artigo? Tem alguma questão? Não deixe de entrar em contato com a gente! Podemos solucionar suas dúvidas sobre os sistemas de geração de energia solar residencial e ajudá-lo a indicar a melhor solução para seus clientes!

Notícias relacionadas

    • 3 anos ago

    Estou querendo fazer esse serviço a uns dois anos, mais não tenho dinheiro suficiente para o investimento.

    • 3 anos ago

    Gostaria de um estudo para colocar no meu prédio, rua SCIPIÃO, 471 na Vila Romana

    • 3 anos ago

    Gostaria de saber o que é preciso fazer e qual é o custo para uma casa com uma lâmina fotoelétrica de 250m2

  • Achei muito interessante, portanto tem que estudar profundamente, custo x vantagens da instalação. [email protected]

      • 2 anos ago

      Muito bem observado, Orozimbo!

      Abraço!

    • 3 anos ago

    Gasto R$ 400,00 mensal. Quanto será minha economia ao estalar Energia Solar.

    • 3 anos ago

    Queria fazer um orçamento

    • 3 anos ago

    Sempre tive vontade de fazer este investimento porém o momento , não é dos melhores mais poderíamos fazer um levantamento dos valores neste momento meu consumo total aqui gira em torno de 900,00 reais obrigado

    • 3 anos ago

    Quero o fazer um orçamento

    • 3 anos ago

    Me mandem ideia de valores por placas pelo WhatsApp 48 98829-4277

    • 3 anos ago

    preciso colocar energia solar em uma residência onde não há rede elétrica até hoje todos as firmas da região não consegue me passar um orçamento

  • Obrigado…Eu amo seu post obrigado.

      • 3 anos ago

      De nada!

Leave feedback about this

  • Rating