fbpx
Home Energia Solar Fontes de energia: o que são, quais os tipos, principais fontes energéticas do Brasil e mais

Fontes de energia: o que são, quais os tipos, principais fontes energéticas do Brasil e mais

por Redação Aldo Solar
Publicado Última atualização em

A busca por um futuro mais sustentável é uma das missões mais importantes das gerações atuais. O aquecimento global e as crescentes ondas de calor deixam um alerta claro: algo precisa mudar. E, acredite, grande parte dessa mudança passa pela forma como enxergamos e exploramos as diferentes fontes de energia.

Neste conteúdo, exploraremos desde as classificações básicas entre as fontes renováveis e não renováveis até as principais fontes energéticas encontradas no Brasil e em todo o mundo. Discutiremos, também, como as energias renováveis estão gradualmente substituindo as não renováveis e examinaremos a sustentabilidade de cada uma delas.

Além disso, vamos investigar os impactos ambientais associados a essas fontes, desde as emissões de gases de efeito estufa até o desmatamento e a gestão de resíduos radioativos. Vamos lá?

O que são fontes de energia? 

Chamamos de fontes de energia os recursos naturais utilizados pelo ser humano para produzir a energia necessária para realizar as diversas atividades que compõem nossa rotina.

Essas fontes são fundamentais para alimentar casas, indústrias, meios de transporte e muito mais. É uma atividade que vem evoluindo e se reinventando junto à humanidade.

Se até a algum tempo atrás contávamos apenas com fontes de energia não renováveis, como os combustíveis fósseis, a realidade hoje é outra. A percepção dos danos causados pela produção energética convencional, aliada ao desenvolvimento tecnológico que proporcionou alternativas, gerou um cenário muito mais abrangente.

Hoje, podemos optar por reduzir o uso de tipos de energia que contribuem para os níveis elevados de emissão de carbono.

Essa é, aliás, uma das prioridades definidas pela 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP 28).

A conferência estipulou a transição para sistemas de energia com emissões baixas ou nulas, utilizando as tecnologias renováveis. Mas, afinal, o que significa isso? Quais são as fontes alternativas? E quais causam maior dano ao ambiente? É o que vamos discutir a seguir.

Classificação de fontes de energia: renováveis e não renováveis 

As fontes de energia que abastecem nossas casas, cidades e indústrias são categorizadas em dois grupos: as fontes renováveis e as fontes não renováveis.

As fontes não renováveis são as que vêm dominando a matriz energética mundial, principalmente por serem capazes de alcançar altos níveis de produção.

Essas fontes, contudo, apresentam um problema importante. São as responsáveis por efeitos colaterais no planeta e ecossistema, como o aquecimento global e o efeito estufa. Além disso, como o nome indica, elas são finitas e, consequentemente, vão acabar.

Em contrapartida, surgem as fontes de energia renovável. Aqui, estamos falando de recursos muito mais abundantes, como o vento e a luz do Sol. Ao contrário do petróleo, que depende de milhões de anos e condições específicas para ser formado, essas fontes de energia se regeneram continuamente.

Fontes de energia renovável 

As fontes de energia renovável são aquelas que prometem uma alternativa sustentável e ecologicamente amigável às fontes não renováveis.

Energia solar

Se alguém te pedir para pensar em uma fonte inesgotável de calor, é provável que o Sol seja sua primeira opção.

E, graças ao uso de tecnologia qualificada, é possível captar esse calor e transformá-lo em outros tipos de energia. A energia solar é uma fonte renovável cada vez mais popular e acessível, tornando-se fundamental para um futuro sustentável, protagonizado por energia limpa. 

Aqui, é importante mencionar que existem duas formas de utilizar a luz solar como fonte de energia: os coletores solares térmicos, que aquecem líquidos como a água, e as células fotovoltaicas, que convertem diretamente a luz solar em eletricidade.

Portanto, se o que você busca é converter luz solar em eletricidade, a segunda opção é a ideal.

Um agrupamento dessas células forma um módulo fotovoltaico, que, por sua vez, integra um conjunto de painéis fotovoltaicos capazes de alimentar residências, empresas ou até mesmo complexos industriais, dependendo da demanda energética específica.

Energia eólica

O funcionamento da energia eólica é simples e eficaz. Grandes turbinas eólicas são instaladas em áreas estratégicas, onde os ventos são consistentes e fortes. Essas turbinas são equipadas com hélices gigantes que giram quando o vento as atinge. O movimento das hélices aciona um gerador, que converte a energia cinética do vento em eletricidade.

Essa fonte de energia tem como vantagem a disponibilidade dos ventos, além de ser limpa e sustentável.

No entanto, também apresenta algumas desvantagens. A instalação de parques eólicos em larga escala pode afetar o meio ambiente local e a vida selvagem, especialmente se não forem cuidadosamente planejados. 

Energia hidrelétrica

A energia hidrelétrica é a principal fonte energética do Brasil. Trata-se de uma forma de energia renovável que utiliza a força da água em movimento para gerar eletricidade. Isso é realizado por meio de grandes usinas hidrelétricas, geralmente construídas em rios, onde uma barragem é erguida para formar um reservatório, controlando o fluxo da água. 

Quando a água é liberada através das turbinas da barragem, sua energia cinética é convertida em eletricidade por geradores e, então, distribuída para a rede elétrica. É um sistema confiável para geração constante de eletricidade.

No entanto, as desvantagens incluem impactos ambientais significativos, como o desmatamento de áreas alagadas para a formação de reservatórios e o deslocamento de comunidades locais.

Biomassa

A queima de biomassa gera energia térmica e elétrica, bem como biocombustíveis. Nas usinas termelétricas, isso ocorre pela combustão de materiais, como vegetais lenhosos, bagaço de cana-de-açúcar e resíduos da indústria madeireira.

Uma vantagem é o reaproveitamento de resíduos, o que ajuda no ciclo de carbono e reduz a emissão de gases nocivos. Porém, a obtenção de matéria-prima para essa fonte de energia acaba encorajando o desmatamento e o processo, como um todo, é menos eficiente.

Energia geotérmica

A energia geotérmica é uma forma de energia renovável que utiliza o calor proveniente do interior da Terra para gerar eletricidade, água quente e calefação. O processo de geração ocorre em usinas geotérmicas, geralmente posicionadas próximas aos pontos de encontro entre placas tectônicas, onde o calor interno da Terra é mais acessível.

Uma das principais vantagens da energia geotérmica é sua confiabilidade como fonte de energia contínua e estável, uma vez que não depende de fatores climáticos externos, como luz do Sol ou vento.

No entanto, existem desafios associados à sua implementação, como o alto custo inicial de construção das instalações geotérmicas e o potencial impacto ambiental decorrente da perfuração e da manipulação do subsolo.

Fontes de energia não renovável

Agora, vamos voltar as atenções para as fontes de energia não renovável. Existem três tipos principais, como você verá abaixo.

Energia fóssil

Com alta capacidade produtiva, é uma das fontes mais populares no planeta. A energia fóssil tem esse nome porque depende dos combustíveis fósseis, que são formados a partir da decomposição de material orgânico em camadas de bacias sedimentares.

Esse processo de formação, extremamente longo e dependente de condições específicas, é o que dá o caráter não renovável a essa fonte de energia. Suas desvantagens, contudo, não param por aí.

A queima desses combustíveis para obtenção de energia é uma das práticas que precisa ser abolida em nome da redução do efeito estufa e do aquecimento global. 

Energia nuclear 

A energia nuclear, por sua vez, não emite gases e não afeta diretamente o clima do planeta. Ela é obtida por meio da fissão nuclear, um processo que libera uma enorme quantidade de energia que é, posteriormente, convertida em eletricidade. É uma fonte de energia mais limpa que a fóssil, mas que apresenta problemas diferentes.

A energia nuclear é associada a riscos significativos, incluindo vazamentos radioativos, contaminação do meio ambiente e a questão do descarte seguro dos resíduos nucleares, que permanecem perigosos por milhares de anos.

Energia térmica

A energia térmica é produzida pela queima de combustíveis fósseis, como carvão, óleo combustível e gás natural, para gerar calor. Esse calor é então utilizado para aquecer água e produzir vapor, que aciona turbinas conectadas a geradores elétricos.

Apesar de ser uma fonte de energia amplamente utilizada em diversas indústrias e para aquecimento residencial, a energia térmica é altamente prejudicial, liberando grandes quantidades de poluentes atmosféricos e contribuindo para o aquecimento global e a degradação da qualidade do ar.

Como as fontes renováveis podem substituir as não renováveis? 

O caminho é simples: uma substituição gradual. As fontes renováveis, como solar, eólica, hidrelétrica e geotérmica, podem alimentar a geração de eletricidade, substituindo gradualmente as usinas termelétricas movidas a carvão, óleo ou gás natural.

Isso reduziria significativamente as emissões de gases de efeito estufa e a poluição do ar associada à queima de combustíveis fósseis.

Na indústria, processos de produção mais sustentáveis podem ser alcançados com o uso de energia renovável. Por exemplo, as energias solar e eólica podem alimentar as operações industriais, reduzindo a necessidade de combustíveis fósseis para geração de calor e eletricidade.

Para que tudo isso aconteça, é preciso mais do que conscientização. É fundamental investimento em tecnologia e pesquisa capazes de municiar profissionais da área com o equipamento necessário para realizar essa transição gradual.

Qual é a fonte de energia mais sustentável?

Como você viu, todas as energias, mesmo as renováveis, contam com algum tipo de desvantagem.

A energia eólica, que usa meramente a força do vento e não emite gases, pode causar danos à natureza ao modificar a rotina e até as rotas de migração de aves. A hidrelétrica, que usa apenas água, traz problemas para o ecossistema à sua volta.

Por isso, é difícil cravar a fonte de energia mais sustentável, mas podemos dizer que uma delas se destaca: a energia solar, que não traz impactos significativos para o meio ambiente e, de quebra, conta com custos de instalação e manutenção cada vez mais baixos. 

Ao investir em uma solução nesse sentido, o consumidor reduz os próprios gastos e aumenta o trato com o aspecto ambiental.

Na dúvida se vale a pena? Dê uma olhada em nossa calculadora de energia solar e tire suas próprias conclusões. 

Quais são os impactos ambientais das fontes de energia não renovável?

No caminho contrário ao da sustentabilidade, temos as fontes de energia não renovável. Já apresentamos alguns dos efeitos que o uso de recursos naturais como o carvão pode causar no meio ambiente. Abaixo, vamos reforçar alguns dos principais.

Emissões de gases de efeito estufa 

A queima de combustíveis fósseis, como o carvão, o petróleo e o gás natural, libera grandes quantidades de dióxido de carbono (CO₂) e outros gases poluentes na atmosfera. 

Esses gases contribuem para o aquecimento global e as mudanças climáticas, causando impactos devastadores em ecossistemas, comunidades e na biodiversidade global. São eles, inclusive, protagonistas das ondas de calor que vêm aparecendo de forma cada vez mais frequente e intensa.

Desmatamento e alterações no ecossistema 

A exploração desses recursos requer grandes áreas de terra para mineração, perfuração e construção de infraestrutura associada. Isso leva ao desmatamento de florestas e à destruição de habitats naturais, resultando na perda de biodiversidade e na fragmentação de ecossistemas

Além disso, as atividades relacionadas à extração de combustíveis fósseis podem contaminar o solo, os rios e os lençóis freáticos, afetando negativamente a fauna e a flora locais.

Gestão de resíduos radioativos 

Aqui falamos particularmente da energia nuclear. A geração de eletricidade por meio da fissão nuclear produz resíduos altamente radioativos que requerem tratamento e disposição cuidadosos para evitar contaminação ambiental e riscos à saúde humana. 

Esses resíduos permanecem perigosos por longos períodos, exigindo armazenamento seguro de longo prazo. Isso apresenta desafios técnicos, econômicos e sociais consideráveis. A falta de soluções definitivas para o gerenciamento desse material é uma preocupação central na avaliação da sustentabilidade da energia nuclear como fonte de energia.

Energia solar é viável em países com pouca luz solar? 

Você provavelmente já identificou a energia solar como uma das alternativas energéticas mais promissoras, certo? E é precisamente nesse ponto que uma dúvida costuma surgir: o que fazer quando há pouca luz solar? Bem, é verdade que nem todos os países contam com a mesma exposição ao Sol, mas esse problema pode ser resolvido.

Sistemas fotovoltaicos modernos são capazes de converter a luz solar difusa, dispersa por nuvens ou pela atmosfera, em eletricidade. Tecnologias de armazenamento de energia também estão se tornando mais avançadas, permitindo que a energia seja utilizada mesmo durante períodos de pouca luz solar.

Portanto, embora a viabilidade da energia solar possa variar de acordo com a localização, avanços tecnológicos e estratégias de implantação podem torná-la uma opção viável mesmo em países com menor exposição à luz do Sol.

Energia solar é com Aldo Solar

Em um mundo que reconhece cada vez mais a necessidade de transitar para energias renováveis, encontrar suporte para fazer parte dessa mudança é crucial.

Nesse sentido, a Aldo Solar se destaca como líder em soluções fotovoltaicas no Brasil. Com uma presença abrangente em todo o país, a empresa fornece tecnologia de ponta para mais de 55.000 integradores cadastrados.

Nosso catálogo é composto por soluções de ponta, incluindo diferentes tipos de geradores de energia solar, inversores, painéis solares, baterias solares, carregadores veiculares e muito mais. Além disso, times especializados estão prontos para atender você tanto antes quanto depois da compra.

Para facilitar ainda mais, você pode conseguir um financiamento para energia solar, de modo a melhorar ainda mais as condições de instalação. 

A importância de migrar para fontes renováveis 

É importante ressaltar que, para a Aldo Solar, a importância dessa transição energética vai além do negócio. Trata-se de uma oportunidade de impactar positivamente o futuro do planeta. Por isso, a empresa tem o objetivo de proporcionar um mundo movido por energias limpas e acessíveis, construído por meio da inovação e da parceria com você.

Dicas para redução do uso de fontes não renováveis 

Enquanto essa mudança acontece, algumas dicas podem ajudar a reduzir o consumo de energia não renovável no dia a dia. Adotar práticas de eficiência energética em casa, priorizar meios de transporte sustentáveis e conscientizar a comunidade sobre a importância da redução do consumo são passos importantes nesse processo.

A tendência clara é o abandono gradual das energias não renováveis em favor das alternativas sustentáveis. Esse movimento não apenas reduzirá danos ambientais, mas também beneficiará os consumidores em termos de custo e sustentabilidade.

Interessou-se e quer fazer parte dessa mudança? Conheça mais sobre os kits de gerador de energia solar da Aldo e faça parte dessa transformação!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating