fbpx
Início » Energia solar é a garantia para um futuro sustentável

Energia solar é a garantia para um futuro sustentável

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Neste artigo queremos compartilhar a visão da ALDO Solar sobre os diferentes tipos de energia e como a fonte solar é a garantia de um futuro mais consciente e sustentável.

A etimologia da palavra energia deriva do grego “ergos”, cujo significado é “trabalho” porque é a capacidade de algo realizar trabalho ou gerar força em num determinado corpo, substância ou sistema físico.

Podemos dividir as fontes de energia em duas categorias: renováveis ​​e não renováveis. A renovável é proveniente de fontes que são naturalmente reabastecidas. Já as fontes não renováveis, como os combustíveis fósseis, possuem um suprimento limitado do que é possível extrair da terra, sendo finitas.

Fontes de energia renovável

  • Energia solar – gerada pelo calor e luz do sol. Trata-se de uma fonte de energia sustentável cuja aplicação cresce exponencialmente em escala global. É obtida a partir de geradores de energia solar.
  • Energia eólica – realizada pela transformação da energia do vento em energia útil. A energia cinética do vento é convertida em energia mecânica por moinhos e cataventos, ou em energia elétrica por turbinas nos parques eólicos.
  • Energia hidrelétrica – produzida pelo aproveitamento do potencial hidráulico, mediadas pela construção de usinas hidrelétricas.
  • Biomassa – gerada a partir de processos como a combustão de material orgânico produzido e acumulado em um ecossistema.

Fontes de energia não renováveis

  • Petróleo – a energia é produzida a partir da queima de derivados de petróleo em caldeiras, turbinas e motores de combustão interna.
  • Carvão – utilizado para a geração de energia termoelétrica a partir do vapor da queima de combustível que movimenta as turbinas.
  • Energia nuclear – a energia é criada por meio de uma reação nuclear específica, que é então coletada e usada para impulsionar geradores da central nuclear.

A energia solar é sustentável e a opção para um mundo melhor

A pandemia do coronavírus vem mudando a forma de consumo da sociedade e de acordo com pesquisa da consultoria McKinsey, 60% dos consumidores estão mudando seu estilo de vida para reduzir o impacto no meio ambiente.

Com a mudança das prioridades e maneiras de consumir, a energia fotovoltaica, gerada a partir de equipamentos que compõe o gerador de energia solar, transforma a energia do sol em energia elétrica, sem impactos ao meio ambiente, mostra-se a escolha mais acertada porque supre as necessidades energéticas do “novo normal”.

Por suas dimensões e posição geográfica, o Brasil tem uma das maiores incidências de raios solares do mundo e a energia solar deve ser a escolha natural e garantia de um futuro sustentável, ao mesmo tempo que promove a redução dos gastos com energia nos sistemas conectados à rede elétrica em até 95%.

E você sabia que a Aldo Solar é uma das principais distribuidoras de equipamentos para geração de energia solar e TI do Brasil?

Conheça os diferentes modelos de geradores de energia solar comercializados pela ALDO Solar, clicando AQUI.

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating