Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Geração de energia solar como investimento Geração de energia solar como investimento
Início » Geração de energia solar como investimento

Geração de energia solar como investimento

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Uma nova tendência de mercado está na mira de micro e pequenos empresários. Trata-se do aluguel de usinas solares na geração distribuída. Nesse sistema, cada empresa pode pagar por uma fração de energia gerada na usina. O principal motivo dessa empreitada é reduzir custos com eletricidade. Portanto, é uma forma de promover geração de energia solar como investimento, além de recorrer a uma fonte renovável.

Consumidores e empresários que aderiram a essa modalidade de consumo de energia relatam que o valor de suas contas caiu consideravelmente. Por isso, compensa muito investir em uma fonte renovável.

> Leia mais: Energia solar: por que esta fonte renovável de energia tem mais vantagens?

Geração distribuída – geração de energia solar como investimento

Geração de energia solar como investimento

Destacamos que, para o comércio, a indústria, restaurantes, bares e até condomínios a geração distribuída é a forma ideal de consumo. Isso porque essa modalidade permite que qualquer pessoa ou empresa de pequeno e médio porte, gere sua própria energia utilizando fontes renováveis. Para tanto, é possível optar por uma usina própria ou alugada.

Essa nova tendência de alugar usinas é útil principalmente para quem não conta com espaço para ter seu próprio equipamento instalado. É uma escolha melhor ainda para quem não tem recursos financeiros para investir.

Assim, o consumidor tem o direito de produzir energia e usar onde reside ou em endereço diferente. Isso facilita a instalação de um gerador fotovoltaico em áreas remotas, como uma propriedade rural, por exemplo. Dessa forma, o consumidor pode usar a energia em qualquer imóvel que tenha uma conta de energia em seu nome, dentro do estado do RN, na área de concessão. Dessa forma, agora temos geração de energia solar como investimento.

> Energia solar em apartamento: como você pode se beneficiar

Geração de energia solar como investimento – usinas investem

A maior vantagem de se alugar usinas solares está na ausência de burocracia, financiamento e obras para a instalação. A usina é construída, a energia gerada e entregue ao consumidor, que pode alugar uma fração da energia correspondente a sua conta de pessoa jurídica.

Assim, todo crédito gerado pela fração da usina será direcionado à sua empresa, que continua consumindo eletricidade sem interrupção. E, no final do mês seu consumo é descontado automaticamente do crédito geral.

Acaba a necessidade de obra, terreno, instalação de placas solares e de telhado. E, ainda, não há perda da capacidade de produção, já que as placas solares atuais perdem de 1% a 2% ao ano. Ao contratar uma usina você poderá ter certeza de que receberá a sua energia. E, assim, a geração de energia solar como investimento, na geração distribuída, ajuda a sua empresa a economizar.

> Energia solar é um ótimo investimento em longo prazo

Em tempos de dificuldades, as empresas acabam investindo no próprio negócio tudo o que conseguem economizar. Portanto, sempre que aparece uma oportunidade de investir e economizar, vale apostar nos produtos, em capacitação de funcionários e em novos projetos.

Assim, muitas companhias fazem parcerias para facilitar a adesão de outras empresas do comércio, de bens e de serviços. É importante pensar em beneficiar os associados para que ele também reduza custos, venda e ganhe mais.

> Leia mais: Até 2030 investimentos em energia renovável precisam dobrar

Setores passam a aderir à geração de energia solar como investimento

No estado do RN o setor industrial, no ramo de panificação, aderiu à ideia em primeiro lugar. Assim, o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria, com investimento zero, quer incentivar os gestores de 60 padarias associadas a produzirem gastando menos, usando energia limpa.

Na indústria de panificação o forno elétrico responde pela melhor qualidade do produto. Nesse quesito, o uso de energia renovável, com a solar, o rendimento aumenta e o gasto diminui. Além disso, ao aderir à fonte solar, restaurantes e bares podem reduzir seu consumo mensal de energia elétrica em até 20%.

> Leia mais: Ainda dá tempo de instalar o seu gerador solar sem tarifas

Em determinados casos, há linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis como o Santander e a Sol Agora, que como a Aldo, faz parte do portfólio da Brookfield.

No entanto, muitas empresas perderam o poder de crédito devido ao endividamento ocorrido durante a pandemia. Dessa forma, essas companhias não conseguem obter crédito em instituições financeiras e em bancos.

Nesse cenário, com a geração de energia solar como investimento, é possível poupar até 20% na conta de energia sem precisar instalar seu próprio equipamento. Assim, o barateamento da energia prioriza o atendimento de micro e pequenas empresas para que elas sejam mais competitivas.

Esse é melhor momento para aderir à geração de energia solar como investimento

10 alterações do Marco LegalA entrada em vigor da lei 14.300/22, que institui o Marco Legal para geração distribuída, ocorrerá em janeiro de 2023. Então, antes dessa data, especialistas apontam que é mais vantajoso aderir à energia solar.

Depois, passará a valer uma taxação incidente sobre novos projetos de energia solar, que aumentará de forma gradativa. Mas, quem aderir à energia solar até o início de 2023, estará livre dessas taxas.

Agora você já não pode mais adiar a instalação do seu projeto de energia solar. Então, aproveite e acesse o site da Aldo Solar e confira nossas informações e produtos.

Geração de energia solar como investimento

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating