fbpx
Início » Em um ano a Geração Distribuída cresceu mais de 70 %

Em um ano a Geração Distribuída cresceu mais de 70 %

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

O Brasil acaba de ultrapassar o marco de 10 GW de potência operacional em Geração Distribuída de acordo com dados da ANEEL. Esse número inclui os sistemas de geração própria de energia elétrica em telhados, fachadas e terrenos. Com isso, a Geração Distribuída cresceu mais de 70 % se compararmos com o mesmo período em 2021. E, na época, o segmento contava com apenas 5,8 GW até abril. Parabéns para todo o setor!

> Leia mais: Energia solar gera empregos e acelera retomada da economia

Geração Distribuída cresceu mais de 70 %: sistemas fotovoltaicos no país

O fato de a Geração Distribuída cresceu mais de 70 %, os números da ANEEL, mostram um Brasil com pouco mais de 930 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica. Dessa forma, temos mais economia e sustentabilidade para mais de 1,19 milhão de unidades consumidoras.

Além disso, hoje, a fonte solar está presente em mais de 98,2% das cidades brasileiras. Ou seja, 5.470 entre as 5.570 cidades existentes, assim como em todos os estados. Minas Gerais tem a maior representação em potência instalada chegando a 1,75 GW, São Paulo com 1.3 GW e Rio Grande do Sul com 1.16 GW. Assim, são os Estados que apresentam os maiores volumes acumulados e os únicos que já ultrapassaram a marca de 1 GW de potência acumulada.

Classes de consumo e Geração Distribuída cresceu mais de 70 %

Entre as classes de consumo, a liderança fica com a residencial, com 4,5 GW ou cerca 45% do total de potência instalada acumulada. Em seguida, temos estabelecimentos comerciais, com 3,25 GW, consumidores rurais, com 1.36 GW e indústrias, com 0,75 GW. Além deles, existem os sistemas instalados em prédios pertencentes ao poder público e a iluminação das ruas e avenidas municipais, hoje, com pouco mais de 0,12 GW.

> Leia mais: O Brasil comemora 10 anos de Geração Distribuída

A geração distribuída cresceu de mais de 70%

Com esse crescimento, a energia solar já acumulou mais de R$ 52 bilhões em investimentos novos. Assim, segundo a ABSOLAR, tivemos a geração de mais de 300 mil empregos acumulados neste período, em todo o Brasil. Então, de acordo com a entidade, em 2022, o país tende a ter o melhor ano da história da energia solar fotovoltaica, até agora.

Dessa forma, a geração própria de energia solar continuará aumentando significativamente, devendo praticamente dobrar sua potência operacional instalada. E isso deve acontecer por influência das altas nas tarifas de energia elétrica, fixadas acima da inflação, além da publicação da Lei nº 14.300.

Marco legal: oportunidade ao consumidor e segurança ao setor solar

A geração distribuída cresceu mais de 70 % em um ano e o Marco Legal trouxe mais benefícios ao consumidor. Com as novas necessidades apontando no horizonte, o mercado fotovoltaico se fortalece e se torna cada dia mais promissor.

Isso é especialmente válido para os segmentos residencial e empresarial, nos quais os consumidores têm investido mais em modelos de geração de energia renovável, limpa e acessível.

Então, para impulsionar ainda mais a ampliação desse mercado, democratizando a adoção da energia solar, em janeiro deste ano, foi publicada a Lei nº 14.300/2022.

Esse acontecimento definiu o marco legal da GD. Mas, como esta lei pode incentivar o uso da energia solar beneficiando aqueles que já aderiram? Para chegar a uma conclusão, é preciso entender mais sobre os benefícios do marco legal.

> Entenda o que é a Lei nº 14.300: Marco Legal da GD para Energia Solar

Benefícios do Marco Legal para micro e minigeração de energia solar

Primeiramente, é importante saber que o Marco Legal trará a esperada segurança jurídica a todos os consumidores que produzem ou pretendem produzir energia solar própria. São as usinas fotovoltaicas de pequeno porte (painéis solares) instaladas em pequenos negócios, propriedades rurais, residências e prédios públicos. Assim, com essa iniciativa, há uma expectativa de aumento da transparência e ampliação das oportunidades de acesso à tecnologia, de maneira mais democrática.

Isenção de tarifas e a Geração Distribuída cresceu mais de 70 %

O marco legal assegura isenção de tarifas, até 2045, para consumidores que já adotaram seus sistemas fotovoltaicos, antes da entrada em vigência da Lei nº 14.300/2022 que terá um período de vacância de 12 meses da data de sua publicação.

Assim, esse benefício serve para quem adquirir seu sistema, conectando-o à rede de distribuição, até o dia 06 de janeiro de 2023. O mesmo benefício é válido para quem tem sua geração homologada na concessionária.

Então, a partir dessa data, os novos consumidores serão cobrados pela produção de energia excedente, ou seja, aquela que é injetada na rede da concessionária.

Dessa forma, entre 2023 e 2028, os consumidores passarão por uma transição e terão o crescimento de um percentual de cobrança. E isso ocorrerá de acordo com a data de conexão na rede da concessionária.

2022: o ano da energia solar

O ano de 2022 é perfeito para investir em energia solar, já que os adeptos podem ter 23 anos de isenção de taxas de excedentes. Vale ressaltar, que essa taxação não inviabilizará o sistema a partir de 2023 para frente. Por isso, 2022 já é cotado como o ano da energia solar! Basta a constatação de que a Geração Distribuída cresceu mais de 70 % em um ano.

Benefícios econômicos e ambientais da energia solar

O Inel (Instituto Nacional de Energias Limpas) e a ABS (Associação Baiana de Energia Solar) preveem aproximadamente R$ 50 milhões em benefícios para o setor elétrico, até 2035. Haverá, ainda, uma contribuição para a manutenção do volume de água nos reservatórios, reduzindo perdas elétricas e diminuindo a necessidade de acionar bandeiras tarifárias.

O Brasil já sofre há tempos com a falta de chuvas e os ajustes constantes da conta de energia elétrica, que impactam muito o orçamento da população. Assim, diante de tal cenário, consumidores empresariais e residenciais buscam por alternativas mais viáveis, acessíveis e sustentáveis para não prejudicar o meio ambiente. Nesse sentido, a energia solar se encaixa perfeitamente.

> Leia mais: Brasil e energia solar: como anda essa relação nos dias de hoje?

Financiamentos acessíveis e empresas relevantes no setor

A possibilidade de financiar de forma cada vez mais facilitada é outro aspecto impulsionador para a adesão à energia solar. São diversas opções disponíveis no mercado, por meio de cooperativas, bancos privados e instituições públicas. Assim, ao escolher um financiamento, o adepto tem um retorno de seu investimento em aproximadamente três a cinco anos.

Dessa forma, o consumidor substitui a conta de energia pela parcela do financiamento do sistema fotovoltaico. No final do pagamento, está livre dessa conta, usufruindo de até 95% de economia.

A hora é agora: Geração Distribuída cresceu mais de 70 %

Estamos passando por um período facilitador para o uso da energia solar, com o marco legal e os financiamentos, cada dia mais acessíveis a todos. Isso comprova o crescimento expressivo do setor, pois a geração distribuída cresceu mais de 70 porcento em um ano!

Assim, investir em energia renovável e limpa já se tornou algo para lá de atrativo. É uma necessidade atual e temos argumentos positivos de sobra para que todos comecem seus projetos com as melhores soluções, antes de janeiro de 2023.

A força que vem do sol

Assim, a Geração Distribuída cresceu mais de 70 % em apenas um ano e a Aldo Solar faz parte dessa história, tendo comercializado mais de 240 mil geradores de energia solar em todo o Brasil.

Por isso, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Geração Distribuída cresceu mais de 70 %

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo. Confira também as opções de financiamento da Aldo Solar com a Caixa Econômica Federal!

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

    • 1 ano ago

    […] Assim, duas das 3 maiores fabricantes de veículos em valor de mercado do mundo atualmente são de veículos elétricos. O processo está um pouco mais devagar, mas está acontecendo aqui também. Então, para fechar a conta dos veículos elétricos, é preciso gerar a própria energia. E essa é uma oportunidade imensa para o segmento de geração distribuída”. […]

      • 1 ano ago

      .

Leave feedback about this

  • Rating