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Como vender sistemas fotovoltaicos: 7 dicas para ter sucesso! Como vender sistemas fotovoltaicos: 7 dicas para ter sucesso!
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Como vender sistemas fotovoltaicos: 7 dicas para ter sucesso!

por Aldo Componentes Eletrônicos
Publicado Última atualização em

O mercado de energia solar está crescendo a todo vapor no Brasil e no mundo. Essa expansão tem atraído centenas de pessoas a se especializar e se aventurar a trabalhar na área todos os anos. 

Entretanto, uma tarefa como vender sistemas fotovoltaicos, que trata de produtos de valor elevado pode exigir que você tenha algumas habilidades e conhecimentos na hora de falar com o cliente.

Pensando nisso, listamos sete dicas para você ter sucesso nesse trabalho. Continue e confira quais são!

1.Estude a energia solar

Se você já atua ou pretende atuar no ramo de energia solar, saiba que o estudo deve fazer parte do seu dia a dia. Primeiramente porque trata-se de um assunto bastante complexo, cujo domínio pode ser a garantia de um trabalho bem feito.

Além disso, a geração distribuída de energia solar é algo relativamente novo a nível mundial. Por isso, é comum que todos os dias surjam novas tecnologias, debates, notícias e legislações voltadas ao tema, e, como profissional, você deve estar atento para oferecer o melhor a seus clientes.

como vender sistemas fotovoltaicos energia solar

Estude e faça leituras diárias sobre energia solar para se atualizar.

Como exemplo, podemos citar a Resolução Normativa nº 482, que regula a energia solar no Brasil. Foi proposta em 2012 e já passou por duas revisões, tendo uma nova prevista para os próximos anos. No momento de fazer a venda, é necessário que você esteja inteirado sobre o assunto para explicar a seu cliente seus desdobramentos. 

Portanto, procure cursos na área e amplie seus conhecimentos. Além disso, faça leituras diárias em portais de notícias para se aprofundar no tema. Uma dica é visitar o blog da Aldo, pois trazemos novidades todo mês sobre o mercado de energia solar!

2.Defina o ramo da sua empresa

Antes de atuar com energia solar, é importante que você defina exatamente quais serviços serão prestados por sua empresa. Isso é essencial tanto para que você

Há três opções principais de atuação. Confira, para definir o ramo de atuação de sua empresa.

Vender sistemas fotovoltaicos

Nesse caso, a empresa vende os sistemas, mas terceiriza o projeto, a instalação e outros adjacentes que possam ser necessários. Se você pretende atuar dessa forma, é importante ter parceiros que realizam essas outras funções para indicar ao seu cliente.

Fazer projetos de sistemas fotovoltaicos

Um projetista de sistemas fotovoltaicos é responsável pela elaboração de projetos relacionados à energia solar, sejam eles residenciais ou empresariais. Para essa função, é importante que o profissional seja engenheiro ou técnico da área elétrica.

Ele será responsável por estudar o local, dimensionar os sistemas, conectá-los à rede e apresentar o projeto ao cliente, além de outros trâmites necessários.

Instalar sistemas fotovoltaicos

Por fim, será necessário executar o projeto e fixar os painéis nas superfícies escolhidas, ou seja, instalar os sistemas fotovoltaicos. Para desempenhar esse serviço, tenha à disposição profissionais capacitados e com cursos na área, pois, caso algo saia errado, o prejuízo pode ser muito grande.

3.Escolha um perfil de cliente ideal para prospecção

O posicionamento é algo muito importante para uma empresa. É dessa forma que você será visto pelo público e conseguirá conquistar sua fatia de mercado. E o primeiro passo para essa estratégia é definir um perfil de cliente ideal.

Para isso, você terá que fazer uma pesquisa de mercado, levantando informações sobre os potenciais públicos contratantes de serviços relacionados a sistemas fotovoltaicos. 

É provável que você encontre perfis muito diferentes, como residências (casas, condomínios ou prédios), pequenos, médios e grandes negócios, zonas rurais, entre outros. Além disso, eles podem estar buscando soluções distintas, como economia, tecnologia, marketing sustentável e aproveitamento de áreas ociosas.

Após reunir todas essas informações, selecione um perfil que seria o seu modelo de comprador. Se a sua empresa já é atuante, observe as características comuns entre os clientes que você já atendeu. 

como vender sistemas fotovoltaicos perfil de cliente ideal

Pesquise informações para definir seu padrão de cliente ideal.

Definidos esses parâmetros, chegou o momento de partir para a prospecção, ou seja, de entrar em contato com os clientes. Faça uma lista com pessoas ou empresas que sigam o perfil de cliente ideal, e ligue oferecendo os serviços. Para a abordagem, utilize como base o perfil de cliente. 

4.Apresente ao cliente as vantagens a longo prazo

A energia solar não é um gasto, mas um investimento que demora anos para se pagar. Portanto, na hora de vender sistemas fotovoltaicos, é importante explicar ao cliente esse fato, demonstrando a ele os benefícios que ele terá no futuro.

Para auxiliar nesse sentido, a Aldo Solar conta com uma Calculadora que mostra, em poucos segundos, em quanto tempo esse investimento pode retornar ao consumidor. Clique no banner abaixo para conferir!

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5.Melhore seu processo de vendas

Assim como falamos da importância de estudar o ramo de energia solar, não há como vender sistemas fotovoltaicos sem que você melhore o seu processo de vendas. Essa habilidade deve evoluir com o tempo, mas é importante que você faça leituras e assista a cursos para otimizar seus métodos.

Uma forma de fazer isso, como já falamos, é traçar o perfil de cliente ideal. Assim, você concentra os esforços em um mesmo tipo de abordagem, e evita que apareçam surpresas ou dúvidas que você não está acostumado durante a negociação.

Além disso, utilize um software ou planilha para que você anote os clientes que já foram prospectados. Faça tome notas a respeito de como está sendo a negociação e informações sobre o lead, para criar empatia com essa pessoa.

6.Implemente um sistema de pós-venda

Muito se engana quem pensa que o processo de compra termina com a aquisição de um produto ou serviço. Nos últimos anos, tem se popularizado uma etapa que ocorre imediatamente após essa transação, conhecida como pós-venda.

Para realizar um pós-venda, você deve entrar em contato com o cliente para perguntar se está satisfeito com os produtos e serviços adquiridos, com o atendimento e se tem alguma crítica ou sugestão para o negócio. 

No caso dos sistemas fotovoltaicos, essa etapa também é importante para averiguar se os painéis precisam de manutenção ou limpeza, processo que deve ser feito a cada seis meses ou um ano, dependendo da sua região.

O pós-venda melhora o nível de satisfação do cliente, aumentando as chances dele indicá-lo para outras pessoas, ou até voltar a contratá-lo no futuro.

7.Tenha um bom fornecedor

Por último, mas não menos importante, é imprescindível que você tenha um bom fornecedor. Como bem sabemos, os sistemas fotovoltaicos são produtos caros, frágeis e que necessitam de um bom espaço para armazenamento, e é essencial que essa empresa parceira possa lhe oferecer boas condições para lidar com essas questões.

Se você está procurando por um bom parceiro, conheça os serviços da Aldo Solar! No que se refere ao valor, você terá à disposição produtos de grandes marcas do mercado mundial a bons preços e condições de pagamento e financiamento confortáveis para o revendedor e também para o cliente final.

Quanto à logística, a Aldo conta com uma entrega otimizada e agilidade. Utilizando os serviços Aldo Crazy People, você não precisa de estoque, e os produtos são enviados diretamente para o seu cliente.

Agora que você já sabe como vender sistemas fotovoltaicos, clique no banner abaixo e confira o catálogo de produtos da Aldo Solar!

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