fbpx
Início » Ferramentas para energia solar: o que é preciso para instalar

Ferramentas para energia solar: o que é preciso para instalar

por Aldo Componentes Eletrônicos
Publicado Última atualização em

A instalação de painéis fotovoltaicos exige conhecimento técnico e a utilização correta de ferramentas para energia solar. Saber para que cada uma serve e como empregá-las de maneira efetiva é imprescindível.

Para trabalhar com energia solar, é necessário compreender que as ferramentas empregadas na instalação dos sistemas fotovoltaicos dependerão do tipo de serviço que será prestado. 

A seguir, elaboramos uma lista com as principais ferramentas para energia solar utilizadas por profissionais do ramo de energia solar. No decorrer do nosso guia, vamos abordar qual a função e de que forma cada item será utilizado.. Confira conosco!

Ferramentas para energia solar

Furadeira/parafusadeira

Em áreas residenciais, em que a instalação será feita em telhados a ferramenta para energia solar que não poderá faltar é a  furadeira/parafusadeira. Ela servirá para a instalação dos trilhos e dos kits de fixação para a montagem mecânica dos painéis solares.

É de extrema importância que você tenha à disposição um modelo à bateria, para não ser necessário puxar fios de energia aos telhados, que geralmente são altos. Também é recomendado que o equipamento seja de uma boa marca para se ter qualidade e durabilidade.

Furadeira/parafusadeira

Ter uma furadeira ou parafusadeira é essencial para os instaladores.

Em trabalhos mais pesados, como a instalações de geradores de energia solar de maior potência,  você precisará de uma furadeira/parafusadeira ainda mais robusta, que sobreviva ao esforço empregado.

Além disso, será necessária a utilização de bits variados de acordo com a etapa. Para a perfuração, é possível usar o kit de pontas convencional. Já para a montagem, utilize as chaves allen e torx.

Chaves e martelos

Durante as etapas iniciais da instalação, para montar as primeiras estruturas, serão necessárias mais algumas ferramentas simples. Elas podem variar de acordo com o tipo dos equipamentos e estruturas que compõem o gerador de energia solar,, portanto, fique atento às especificações do sistema.

Os itens mais comuns utilizados nesse processo são as chaves de boca, chaves torx ou allen, além de serra e um martelo de borracha ou plástico.

Serra

As serras manuais são equipamentos simples e baratos, muito úteis na instalação das estruturas de fixação dos painéis solares. Elas servem para cortar os trilhos e retirar rebarbas,, dando um melhor acabamento à peça.

Já em projetos maiores,, é preciso ter uma serra elétrica, também conhecida como esmerilhadeira, r para fazer esses cortes e  desbastes.

Alicate

Nos sistemas fotovoltaicos, a instalação elétrica e mecânica ocorre ao mesmo tempo, para poupar tempo e retrabalho. Para trazer a energia até os inversores, deve-se puxar um cabo que tenha um terminal que se conecte adequadamente ao módulo.

A ferramenta mais comum para condicionar o cabo à fixação do terminal é o alicate MC4, também conhecido como crimpador MC4.

Além disso, para manipular os cabos solares (seja em trabalhos residenciais ou industriais), é preciso utilizar o alicate de corte e o alicate decapador. Escolha preferencialmente modelos robustos e próprios para esse trabalho, pois isso pode poupar tempo e esforço.

Esses itens, juntamente com alguns conectores e outros periféricos, podem ser comprados todos de uma vez em kits de ferramentas para energia solar. Antes de adquirir, certifique-se de que o conjunto tem os elementos que você vai precisar.

Multímetro e megômetro

O multímetro é uma ferramenta para energia solar indispensável na instalação de geradores de energia  utilizada por um membro da equipe especializado na parte elétrica. Ele será preciso para medir a corrente dos painéis fotovoltaicos, e é necessário ter um modelo de boa qualidade e que meça corrente contínua.

Multímetro e megômetro

Um exemplo de uso do multímetro, ferramenta essencial na instalação de módulos fotovoltaicos.

Já o megômetro é empregado para realizar o teste de Megger, ou seja, testar resistência de isolamento do cabo e aterramentos.

EPI

Além das ferramentas para energia solar propriamente ditas, é essencial que todo instalador esteja devidamente paramentado e protegido. Se tratando de instalações de painéis solares em locais altos o instalador deve obedecer os requisitos estabelecidos na Norma Regulamentadora nº 35. Já a Norma Regulamentadora nº 10 estabelece  os requisitos e condições mínimas  de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que estão fazendo a instalação da parte elétrica do seu sistema fotovoltaico incluindo os painéis e o inversor solar.  

O traje do trabalhador é composto de capacete tipo 2 (próprio para impacto e resistente à tensão elétrica), bota, óculos e luvas mecânicas e isolantes. Também é recomendado o uso de vestimenta para garantir maior proteção.

Em caso de trabalho em altura, é obrigatório o uso de cinto de segurança (do tipo paraquedista) e talabarte em formato Y. 

A profissão de instalador de módulos fotovoltaicos pode exigir o conhecimento de diversos itens específicos, porém com a prática isso torna-se natural. Lembrando que, dependendo do tipo de instalação, as ferramentas para energia solar podem variar.

Trabalha com energia solar? Conheça a Aldo, empresa referência no ramo e distribuidora de importantes fabricantes. Para conhecer nossos produtos, clique no banner abaixo!

paineis solares

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating