Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
O Brasil comemora 10 anos de Geração Distribuída – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil O Brasil comemora 10 anos de Geração Distribuída – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » O Brasil comemora 10 anos de Geração Distribuída

O Brasil comemora 10 anos de Geração Distribuída

Em 10 anos de geração distribuída, um dia histórico para o país que chegou a 10 GW de potência instalada

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

 No dia 17 de abril de 2022, o setor de energia solar do Brasil comemora 10 anos de geração distribuída. Com isso acontecendo, lembramos que no dia 17 de abril de 2012, a ANEEL publicou a Resolução Normativa nº 482. E seu objetivo era formatar regras mais claras que facilitassem o acesso à geração distribuída (GD) no país.

Nesses 10 anos de existência, a modalidade de energia solar fotovoltaica já foi capaz de gerar mais 420 mil empregos e atraiu mais de 74 bilhões de reais em investimentos novos. Além disso, o Brasil comemora, também, mais um importante marcos de 10 GW de potência instalada de geração própria de energia solar.

10 anos de GD geração distribuída: 10 anos em uma hora

Mas, 10 anos de geração distribuída são ínfimos perto de uma vida de 4,6 mil milhões, ou um milionésimo de segundo se comparado ao Sol. O Solar Dynamics Observatory (SDO) da NASA lançou um vídeo recentemente. Nele, é possível constatar que 10 anos de história do Sol editados em time lapse, reduz esse tempo para 1 hora.

Isso nos mostra todas as possibilidades que o astro-rei nos brinda todos os dias. Para se ter uma pequena dimensão de toda essa grandiosidade, do Sol a Terra recebe algo como a energia de 10 bilhões de Itaipus. As medidas mostram que cada metro quadrado na Terra recebe do Sol uma potência de 1400 watts por segundo.

 

A ínfima parcela de luz e calor que efetivamente alcança o planeta é suficiente para dar vida e movimento aos oceanos, ventos, florestas, a cada um e a todos organismos. Além disso, é fundamental na geração de energia elétrica por meio da tecnologia fotovoltaica.

10 anos de geração distribuída no Brasil

Se fizermos uma conta de toda a energia que o Sol incide sobre a Terra em um ano ao longo dos 10 anos de geração distribuída no Brasil, os benefícios são inegáveis.

Mas também podemos somar a essa equação números superlativos: atração de investimentos para o país, geração de empregos, diminuição de emissão de carbono e economia para os consumidores. Por isso, nem precisamos ser matemáticos para se dar conta que o caminho do sucesso é o SOL.

> Leia mais: Mais de 70% dos brasileiros preferem energia solar em casa

10 anos de geração distribuída: Microgeração e minigeração

O marco da GD no Brasil foi firmado em 2012. Assim, o acesso de micro e minigeração distribuída pode ocorrer pelos sistemas de distribuição de energia elétrica nacionais, ou seja, as redes elétricas das concessionárias. E isso pode ser feito por meio das normas criadas pela Resolução 482 da ANEEL.

Assim, qualquer consumidor com cadastro ativo no Ministério da Fazenda, por meio de CPF ou CNPJ, pode conectar um sistema de geração própria de fontes renováveis. Essas fontes compreendem energia solar, hídrica, eólica, biomassa ou cogeração qualificada. E podem ser paralelas às redes de distribuição das concessionárias.

Dia Histórico no país: 10 GW de potência instalada em GD

E ontem foi um dia histórico para a solar! De acordo com dados da ABSOLAR, o Brasil bateu 10 GW de potência em 10 anos de geração distribuída, na qual 98% do total é proveniente de energia solar fotovoltaica.

Agora, são mais de 1,1 milhão de unidades consumidoras aproveitando a geração de energia elétrica limpa e renovável gerada em mais de 930 mil sistemas de geração. Desde 2012, o segmento acumula mais de 300 mil empregos gerados e mais de R$ 52,4 bilhões em investimentos!

> Leia mais: Por que o investimento em energia solar está crescendo?

Aumento dos níveis de emissão de gases poluentes

Certamente o aumento nos níveis de gases do efeito estufa, como dióxido de carbono, contribuem para o aquecimento global, que emitimos num ritmo sem precedentes.

Então, as evidências das mudanças climáticas são reais. Temos aumento da temperatura da Terra, aquecimento e acréscimo no nível de água dos oceanos, derretimento das geleiras e diminuição das coberturas de neve.

Presenciamos, também, a ocorrência frequente de eventos climáticos extremos e acidificação dos mares, que passaram a absorver bilhões de toneladas de dióxido de carbono. Esses são todos fenômenos reais comprovados, evidenciados e observados cientificamente.

Mas, todo o sucesso de 10 anos de geração distribuída no Brasil, nos mostra que a energia solar é o caminho para mitigar os efeitos adversos dos gases poluentes.

O que poderemos conseguir por meio das ações corretas?

As escolhas tecnológicas sustentáveis representam, também, benefícios socioeconômicos profundos. Hoje, o setor de energias renováveis emprega mais de 11 milhões de pessoas em todo mundo, segundo a IRENA, Agência Internacional de Energias Renováveis.

E a quantidade de países que produzem, comercializam e instalam energias renováveis, a cada ano, só aumenta. Enquanto a transformação energética global continua ganhando impulso, essa empregabilidade garante sustentabilidade e autonomia ao setor em expansão. Oferece, também, mais uma razão para que os países se comprometam com um futuro renovável.

10 anos de geração distribuída: mercado fotovoltaico não para de crescer no país

Os dados falam por si e a o setor de geração distribuída está em pleno crescimento no Brasil. Milhares de oportunidades e várias empresas estão ingressando no mercado fotovoltaico no Brasil. Agora, com 10 anos de geração distribuída temos uma urgência maior de fazer a transição da matriz energética no mundo, isso tende a aumentar ainda mais.

Com 10 anos de geração distribuída, já podemos apostar que a energia solar só tem a crescer e contribuir com uma vida mais sustentável para todos.

> Leia mais: Expectativas para o mercado de energia solar em 2022 segundo a Aldo Solar

A força que vem do sol

Se assim como a Aldo, você também comemora os 10 anos de geração distribuída, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

10 anos de geração distribuída

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo. Confira também as opções de financiamento da Aldo Solar com a Caixa Econômica Federal!

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating