fbpx
Início » Conheça 5 curiosidades essenciais sobre energia solar

Conheça 5 curiosidades essenciais sobre energia solar

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A energia solar fotovoltaica já desponta como um dos melhores investimentos para se fazer hoje em dia. Muito se fala sobre o assunto, mas pouco conhecimento prático e útil é levado às pessoas. Por isso, neste post, apresentaremos 5 curiosidades essenciais sobre energia solar que você não pode ignorar!

Projeções financeiras para 2022

Mas, antes de irmos às 5 curiosidades essenciais sobre energia solar, convém esclarecer algumas questões. De acordo com a ABSOLAR, em 2022, o setor solar promete uma movimentação financeira em torno dos R$ 35 bilhões. Essa expectativa acontece em razão da aprovação do Marco Legal para a geração própria de energia a partir de fontes renováveis.

E, no Brasil, essa quantidade de produção é prevista para quem gera até 5MW, definida no final de 2021. Na ocasião, a energia eólica e solar ficaram em segundo lugar com a maior participação na oferta interna de geração de energia limpa. Isso, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.

> Crescem os postos de trabalho para energias solar

Segurança jurídica é chave

O mercado, até então, estava repleto de inexatidões. Agora, elas se dissiparam trazendo mais segurança jurídica para os investimentos em novos projetos fotovoltaicos para residências, indústrias e empresas do Brasil.

No entanto, na prática, o texto final destinado à geração própria de energia se mantém com as atuais regras. Então, continua valendo até 2045 para aqueles que já aderiram e para quem solicitar acesso à distribuidora até 12 meses após a publicação da Lei nº 14.300, ou seja, até janeiro de 2023.

5 curiosidades essenciais sobre energia solar: período de transição

O material também diz respeito a um período de transição para aqueles que aderirem após 12 meses. Dessa forma, há a possibilidade de pagamento escalonado da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição, a TUSD-Fio B.

Além disso, o CNPE e a ANEEL têm um prazo previsto até junho de 2023 para estabelecer os parâmetros relativos a custo da geração distribuída.

Assim, ninguém deseja pagar mais caro para aderir a uma tendência que ficará permanente. Por isso, a previsão é de haja uma corrida acelerada em busca de painéis fotovoltaicos.

> Você conhece as diferenças entre minigeração e microgeração distribuída?

5 curiosidades essenciais sobre energia solar

Ainda que haja uma perspectiva de progresso no setor, há vários mitos em torno do assunto. Portanto, é importante que todos entendam 5 curiosidades essenciais sobre energia solar. Continue com a gente e saiba quais são elas.

1. Tempo fechado paralisa o sistema

Confira a primeira das 5 curiosidades essenciais sobre energia solar!

Uma das dúvidas mais frequentes dos consumidores é saber se os painéis produzem energia em dias chuvosos, nublados e frios. Muitos acreditam que o sistema fotovoltaico fica paralisado, sem nenhuma produção e isso não poderia estar mais longe da verdade.

É claro que, não havendo sol a pino incidindo sobre as placas solares, a eficiência na produção de energia realmente sofre uma queda. No entanto, isso não significa que os módulos param de gerar energia. Então, mesmo com o tempo fechado e o sol encoberto, a luminosidade que chega até os painéis é suficiente para produzir energia.

2. Manutenção

O segundo item da lista sobre as 5 curiosidades essenciais sobre energia solar é sobre a fato dos consumidores que instalam sistemas fotovoltaicos não terem motivos de arrependimento. Primeiramente, a economia de dinheiro todos os meses é certa.

Além disso, a estrutura dos módulos é muito simples e sua durabilidade é prevista para aproximadamente 25 anos. Por isso, sua manutenção é baixa, já que a própria inclinação do telhado juntamente com a água da chuva ajuda com a limpeza constante.

3. Investimento

Nos últimos tempos, os brasileiros começaram a notar a diferença existente entre investimento e gasto. Dessa forma, os gastos são compostos por tudo que uma empresa tira do caixa ou uma pessoa física desembolsa. Por isso, vamos explicar cuidadosamente este ponto entre as 5 curiosidades essenciais sobre energia solar.

Já, os investimentos, entram com as despesas e os custos e, no conjunto dos gastos, significam uma maneira segura de garantir estabilidade a quem investe. São os empreendimentos, as famílias e os indivíduos, especialmente em épocas de crise, proporcionando, também, crescimento econômico.

Nesse sentido, investir em equipamentos fotovoltaicos significa uma excelente forma de investimento. Isso porque o preço dos sistemas já caiu mais de 85% nos últimos 10 anos e é um investimento que se paga entre 4 e 5 anos.

> Energia solar é um ótimo investimento em longo prazo

4. Conta de luz

Vivemos um período crítico de inflação em anos. Além disso, temos que lidar com as altas nas tarifas de energia, a criação de bandeiras e as constantes crises hídricas, principalmente durante o outono/inverno.

Dessa forma, um sistema solar fotovoltaico proporciona muita economia na conta de luz, diminuindo os valores das tarifas em até 95%. E mais: no Brasil a maioria dos usuários que optam pela energia solar usufrui de um sistema de compensação ligado à rede elétrica convencional da concessionária.

Dessa forma, toda a energia produzida e não consumida, passa a ser injetada diretamente na rede, resultando em créditos para o consumidor. E isso gera mais economia e conveniência.

Saiba mais: a conta de luz já subiu mais que o dobro da inflação nos últimos anos

5. Financiamento

Por último, mas não menos importante na lista de 5 curiosidades essenciais sobre energia solar, vamos falar sobre financiamento.

Há quem acredite na burocracia e na dificuldade de se conseguir acesso a linhas de financiamento e crédito para aquisição de um sistema solar. Mais um mito que precisa ser desconstruído.

É certo que, quando contratamos um serviço, nada melhor que pagar à vista, afinal, esse é o único jeito de ficar livre de juros e outros encargos. Entretanto, essa não é a realidade da maioria dos consumidores, o que acaba exigindo a contratação de uma linha de crédito. Essa opção favorece o ajuste à economia que a própria geração do sistema fotovoltaico proporciona.

Por isso, é interessante conhecer uma linha de financiamento que permita a adesão a um sistema fotovoltaico com taxas e regras ainda mais atrativas. Conheça todas as opções de financiamento oferecidas pela Aldo Solar!

Financiamento de energia solar: como funciona e quais as vantagens?

A energia positiva que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas e saiba mais sobre o nosso programa de Aldo Crazy Venda Direta. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo!

5 curiosidades essenciais sobre energia solar

Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade.  Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter,FacebookLinkedIn Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

> Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating