Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Solar e eólica juntas: 2ª maior participação na oferta de energia de 2021 – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil Solar e eólica juntas: 2ª maior participação na oferta de energia de 2021 – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » Solar e eólica juntas: 2ª maior participação na oferta de energia de 2021

Solar e eólica juntas: 2ª maior participação na oferta de energia de 2021

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Com as mudanças climáticas afetando o cenário mundial, a procura pelas alternativas renováveis de energia está aumentando cada vez mais. Assim, as fontes solar e eólica juntas, subiram 2,9 pontos percentuais no conjunto da matriz da (OIEE) – Oferta Interna de Energia Elétrica e chegou a 13,4%.

Trata-se de um indicador que fica atrás apenas da fonte hídrica, com 56,7%, de acordo com o Boletim Mensal de Energia do mês de novembro.

> Leia também: Fontes solar e eólica em expansão em 2022

Solar e eólica juntas despontam

O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou, no dia 01/02, um estudo que estima o crescimento do (OIEE) foi de 4,7% em 2021. Assim, a soma, que é também conhecida como Demanda Total de Energia Elétrica, inclui as perdas na distribuição e transmissão, além do consumo nos setores econômicos.

O boletim mostrou, ainda, a oferta de energia elétrica por gás natural, que cresceu acima de 50% em 2021. Esse dado colocou essa fonte de energia em terceiro lugar, com 12,3%, ou seja, 4 pontos percentuais acima do indicador de 2020. Já, no setor solar, houve uma estimativa de crescimento da geração distribuída de 120%. Isso aponta quatro vezes mais sobre a geração centralizada.

Participação solar e eólica juntas

As taxas das solar e eólica juntas terem sido registradas como altas, na OIEE, as renováveis perderam sua participação perto de 6 pontos percentuais. Isso ocorreu em virtude de um recuo de 9% na geração hídrica, que sofreu prejuízo em razão do agravamento da seca em 2021.

O indicador do bloco da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi estimado em 13% para 2021. Assim, o MME destacou que o Brasil já ultrapassou esse indicador, por meio da participação da fonte solar e eólica juntas, com 13,4%.

> Em dez anos, hidrelétricas perderão espaço na geração de energia para solar e eólica

Demanda total de energia

A demanda total de energia inclui a OIEE e todos os demais usos e fontes de energia.  Assim, estimou um crescimento de 4,7% em 2021, recuperando as perdas de 2020 com as fontes fósseis, especialmente nos transportes e na indústria. Então, nessa matriz, também houve perda da participação das fontes renováveis, com cerca de 4 pontos percentuais.

Expansão das fontes solar e eólica juntas no Brasil

As fontes renováveis, como a solar e eólica estão expandindo. Assim, prometem responder por mais da metade da carga de energia esperada para a operação do sistema elétrico brasileiro em 2022.

E, com o aumento dessas matrizes, há uma expectativa de mais segurança e que os riscos de apagões e racionamentos se distanciem do nosso cenário. Além disso, essas fontes limpas tendem a contribuir com a redução do custo da energia, somando-se os projetos ESG que beneficiam os negócios do setor.

Solar e eólica juntas durante a crise hídrica

Durante a pior crise de energia já registrada em 91 anos no Brasil, as fontes solar e eólica juntas e em expansão se destacaram pela sua relevância. Enquanto isso, a atuação das hidrelétricas foi enormemente afetada pela diminuição drástica das chuvas no país.

Atualmente, só no mês de setembro de 2021, houve um registro de apenas 16% do volume total das usinas do Sudeste/Centro-Oeste. Em compensação, no mesmo mês, foi constatado o melhor índice de geração eólica para o setor no país em 2021: 10 MW.

> Quem são as mulheres no mercado de renováveis

Postos de trabalho com as fontes solar e eólica juntas

Segundo dados da ABSOLAR, desde 2012, o setor de renováveis já foi capaz de criar mais de 347 mil postos de trabalho para energias solar e eólica juntas. E, em 2020, apesar da pandemia do novo coronavírus, foram criados 86 mil novos empregos relacionados à produção e distribuição de energia solar fotovoltaica.

Em 2021, o Brasil já ultrapassou a marca histórica de 12 GW de potência operacional. Essa marca inclui sistemas de pequeno e médio portes instalados em coberturas, terrenos e fachadas, bem como usinas de grande porte. A tendência, portanto, é de expansão.

Demanda por profissionais especializados no setor

Crescem os postos de trabalho para energias solar e eólica. Essa expansão, portanto, requer profissionais especializados. Com isso, cada vez mais pessoas procuram por cursos da área no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Um exemplo de capacitação rápida é a função de eletricista de sistemas fotovoltaicos, com cerca de 160 horas, o que totaliza pouco mais de um mês.

Cursos de sistemas fotovoltaicos

Antes da chegada da pandemia, o número de matrículas em cursos da área fotovoltaica só aumentava, chegando a 3.327 em 2019. Em 2020, houve queda e, mesmo assim, 1.645 alunos se capacitaram. Já, em 2021, há registros de grande procura por matrículas, com 2.709 inscritos.

O Distrito Federal é um estado brasileiro que registrou um grande aumento de matrículas. Destacamos que Brasília está na segunda colocação no ranking municipal de potência instalada. Assim sendo, o número de alunos pulou de 64 em 2019 para 244 em 2020. E até o mês de outubro de 2021, já tínhamos 500 eletricistas formados.

Fonte Solar Fotovoltaica no Brasil e seus benefícios em números (dados da ABSOLAR):

  • Operacionais: mais de 13,5 GW;
  • Novos investimentos: mais de R$ 72,3 bilhões;
  • Novos empregos: mais de 405 mil postos de trabalho;
  • Arrecadação de tributos: mais de R$ 18,2 bilhões;
  • CO2: mais de 17,7 milhões de toneladas evitadas.

A energia positiva que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas e saiba mais sobre o nosso programa de Aldo Crazy Venda Direta. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo!

Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade.  

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter,FacebookLinkedIn Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Solar e eólica juntas

> Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating