fbpx
Início » Garantir o acesso à energia limpa: o que isso significa?

Garantir o acesso à energia limpa: o que isso significa?

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) durante a Conferência das Nações Unidas em 2012. Na ocasião, o objetivo era encontrar soluções para os desafios ambientais, econômicos e políticos mais urgentes do nosso planeta. Agora, temos urgência no cumprimento do 7º objetivo na Agenda 2030, ou seja, garantir o acesso à energia limpa. Isso significa assegurar esse acesso de forma confiável, moderna, sustentável e com preço viável para todos.

> O mundo pode ser mais limpo e sustentável pós-Covid-19

Garantir o acesso à energia limpa: eletricidade no mundo

No mundo todo, a cada cinco pessoas, uma ainda não tem acesso à energia elétrica moderna, ou seja, são cerca de 1,3 bilhão de indivíduos. Além disso, 3 bilhões dependem de carvão, madeira, dejetos de animais e carvão vegetal para se aquecerem e cozinhar.

Isso porque a energia é o principal colaborador para as mudanças climáticas, portanto, responde por cerca de 60% das emissões totais de gases poluentes no mundo. Já, as energias renováveis constituem somente 15% do total de recursos energéticos e isso precisa mudar urgentemente. A saída é cumprir o objetivo de garantir o acesso à energia limpa a todos.

> Energia solar para reverter as mudanças climáticas que afetam o planeta

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

As decisões dos 193 países membros da ONU, seguem a nova agenda, que visa os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa agenda foi lançada em setembro de 2015, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, na Assembleia Geral da ONU.

Assim, a agenda ficou composta por 17 itens que pretendem erradicar a fome, a pobreza, além de assegurar educação inclusiva. Essas são medidas que devem ser implementadas até 2030, por todos os países do mundo.

Objetivos do Milênio

Com o intuito de atingir os 17 novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a sociedade civil, bem como os Estados discutiram seus respectivos papéis. Os ODS estão fundamentados nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que definiram metas para o período de 2000 a 2015. Assim, obtiveram avanços relevantes na diminuição da pobreza global, no acesso à água potável e à educação.

Com essas conquistas, a ONU considerou que os Objetivos do Milênio foram um sucesso. Por isso, sugeriu a continuidade do trabalho já concluído, concebendo novas metas para os próximos 15 anos. Assim, surgiram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Como garantir o acesso à energia limpa?

A energia representa a capacidade de realizar uma ação ou de produzir trabalho. É um termo também muito usado em diferentes áreas do conhecimento, como química, biologia e geografia. Seu papel, portanto, é fundamental em todos os setores da vida, além de constituir a mais importante grandeza da física.

Todos os seres vivos dependem de energia para existir. Para tanto, a fonte de energia química é encontrada na alimentação, sendo que determinados organismos a extraem do Sol.

Energia renovável

Diferentes tipos de energia se manifestam conforme suas fontes. Assim sendo, a energia limpa, ecológica ou renovável é um tipo de energia. Seu uso começou durante a tentativa de reduzir os impactos socioambientais provocados pelas fontes tradicionais (a maioria poluente) e devido ao seu baixo custo ambiental. E, também, pela necessidade de preservar os recursos naturais.

As fontes de energia limpa são praticamente inesgotáveis, apresentam um impacto ambiental muito baixo e não afetam o equilíbrio térmico ou a composição atmosférica do planeta. Podemos destacar, então, como fontes alternativas e renováveis as energias: solar, eólica, geotérmica, maremotriz e a hidrelétrica.

> Ações sustentáveis na geração de energia elétrica

Objetivos do ODS 7

Proteger o meio ambiente enquanto atendemos às necessidades da economia é um dos maiores desafios para o desenvolvimento sustentável. Diante desse fato, o ODS 7 admite sua importância e elabora metas com foco na transição energética. Assim, sua atenção especial está nas necessidades das pessoas e dos países mais vulneráveis.

As metas, até 2030, são:

  • Assegurar o acesso aos serviços de energia de forma confiável, universal, moderno e a preços acessíveis;
  • Aumentar significativamente a participação de energias renováveis na matriz energética global;
  • Dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética;
  • Fortalecer a cooperação internacional no sentido de facilitar o acesso a pesquisa e tecnologias de energia limpa. Isso inclui energias renováveis, eficiência energética e tecnologias avançadas e mais limpas de combustíveis fósseis. Além disso, é preciso promover o investimento em infraestrutura de energia e em tecnologias de energia limpa;
  • Expandir a infraestrutura e modernizar a tecnologia para fornecer serviços de energia modernos e sustentáveis nos países em desenvolvimento, para todos. Isso é especialmente voltado aos países de menor desenvolvimento relativo. São os pequenos Estados insulares em desenvolvimento e países em desenvolvimento sem litoral, conforme seus respectivos programas de suporte.

Energia renovável no Brasil

Aqui, a expectativa é de que os investimentos em energias renováveis sejam ampliados a fim de garantir o acesso à energia limpa a toda a população. Vale destacar que o Brasil já está entre os países que mais usam essas fontes em sua matriz energética.

E isso acontece em razão da elevada participação das usinas hidrelétricas para gerar eletricidade e no consumo de etanol para os veículos. E, para complementar, a energia eólica cresceu muito nos últimos anos, tornando-se uma das mais importantes geradoras de eletricidade no Nordeste.

Expectativas 2040 para garantir o acesso à energia limpa

A companhia de petróleo britânica British Petroleum, prevê que 48% da energia do país será gerada por fontes renováveis e limpas, em 2040. No entanto, é preciso que o Brasil avance no tocante à eficiência energética, o que envolve o desenvolvimento de novas tecnologias que usem menos energia. Isso é aplicável para aparelhos eletrônicos, automóveis e para processos de produção no campo e em indústrias.

De qualquer modo, pensar em um Brasil com uma futura matriz energética menos dependente de combustíveis fósseis é animador. Isso cria um cenário positivo quanto ao futuro da energia em âmbito global.

> Revolução energética: o controle da energia é do povo

A força que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.

Calculadora Solar - Garantir o acesso à energia limpa

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating