Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
14 mil veículos eletrificados foram emplacados no primeiro semestre 14 mil veículos eletrificados foram emplacados no primeiro semestre
Início » 14 mil veículos eletrificados foram emplacados no primeiro semestre

14 mil veículos eletrificados foram emplacados no primeiro semestre

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A era dos carros elétricos chegou de mãos dadas com as novas necessidades de consumo. Só no Brasil, já temos o registro de mais de 14 mil veículos eletrificados devidamente emplacados no primeiro semestre de 2021.

Esses são dados da Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores). Trata-se de um volume que representa mais de 1,4% dos veículos comercializados no nosso mercado entre os meses de janeiro e junho. E, ainda há uma expectativa de que as vendas ultrapassem 30 mil unidades neste ano, o que leva a um crescimento acima de 50%.

Abrangência: 14 mil veículos eletrificados

É importante informar que, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os carros eletrificados incluem diversos tipos. Entre eles são considerados os carros leves híbridos (HEV), os híbridos plug-in (PHEV) e os elétricos movidos 100% a bateria (BEV). Estão fora desta lista os caminhões, os ônibus e os elétricos levíssimos.

Dessa forma, os mais de 14 mil veículos eletrificados emplacados no primeiro semestre deste ano apontam para a superação de uma meta inicial da ABVE. Tal meta refere-se a 28 mil veículos eletrificados até o fim deste ano.

Expectativa atual

Agora, a expectativa é de que as vendas passem dos 30 mil veículos emplacados. E isso significa um aumento superior a 50% em relação aos 19.745 de 2020, que já haviam ultrapassado 66% os 11.861 do ano de 2019. Assim, a frota total de eletrificados circulando no país, até o final de junho de 2021, chegou a 56.168 unidades.

Sustentabilidade com praticidade

É sempre bom tocar nesse assunto. A sustentabilidade é frequentemente associada ao uso dos veículos elétricos, no entanto, essa não é sua única vantagem. Em termos práticos, eles são mais interessantes que os carros movidos à combustão e fundamentais para um futuro equipado com veículos autônomos e outras tecnologias semelhantes.

Vale destacar que os componentes de produção para veículos elétricos estão se tornando mais baratos, o que tende a favorecer cada vez mais seu custo-benefício.

Carros a combustão com os dias contados

Os dias dos veículos movidos a combustão estão contados, já que diversas montadoras anunciaram o fim da produção desses carros dentro dos próximos cinco anos. Por isso, é muito importante que o país inteiro adote medidas de incentivo ao uso dos elétricos e eletrificados. É uma forma de estimular sua produção e aquisição, evitando a saída de fabricantes de carros do país.

Carros elétricos e energia solar

Eles estão cada vez mais consolidados como uma tendência mundial, além de representarem o avanço tecnológico e ambiental do qual a indústria automotiva tanto precisava. Assim, os benefícios da energia solar e da eletromobilidade são incontáveis. E isso é verdadeiro principalmente em relação ao baixo investimento dos geradores de energia solar quando comparados aos preços dos carros eletrificados. Portanto, com o uso dessas soluções de recarga fotovoltaica, é possível subsidiar 100% do consumo do carro elétrico durante 30 anos.

> Saiba mais: Energia Solar e eletromobilidade

Energia solar, eletromobilidade e prossumidor

Esse cenário aumenta as vantagens da sustentabilidade e da economia. Dessa forma, é possível adquirir um gerador de energia solar investindo entre 2% e 3% do custo do veículo elétrico. Sendo assim, o consumidor assume uma postura de prosumidor: aquele que produz sua própria energia elétrica e se livra da dependência da rede pública de abastecimento.

Então, um gerador de energia solar de apenas 2kWp gera energia suficiente para subsidiar 100% o consumo elétrico relativo a 1.500 quilômetros de autonomia no mês. Isso ao longo de 30 anos!

Novos modelos de carregador de carro elétrico da ABB

carregador veicular Terra AC Wallbox é o mais novo lançamento da ABB e já estão disponíveis na Aldo Solar para todo Brasil. Os novos modelos de carregador de carro elétrico da ABB fornecem um ponto de recarga para carros elétricos de alta qualidade e excelente custo-benefício com possibilidades de updates remotos de softwares e diversas opções de conectividade (Wi-fi, Bluetooth, 4G e Ethernet) para gerenciamento da energia consumida.

Além disso, os carregadores Terra AC Wallbox são certificados e testados, garantindo assim segurança e proteção para seu pleno funcionamento. Fabricados com material resistente para uso interno e externo e tecnologia smart de ponta o Terra AC Wallbox entrega soluções personalizadas, inteligentes e gerenciáveis ideais para empresas, casas ou empreendimento.

Economia garantida e 14 mil veículos eletrificados

Sabemos que os custos dos veículos eletrificados no Brasil ainda são elevados. No entanto, seus inúmeros benefícios já estão sendo reconhecidos pelos consumidores como um excelente investimento em médio e longo prazo. Um deles é a eficiência em termos de desempenho. Além disso, o custo de seu KM rodado chega a ser 6 vezes mais baixo que um carro a combustão.

14 mil veículos eletrificados: grandes benefícios ambientais

A UCorp é uma startup nacional de tecnologia e soluções de mobilidade corporativa e seu foco são os veículos elétricos. A empresa, então, fez uma análise comparativa dos veículos elétricos e os movidos a combustão. O objetivo é demonstrar os diferenciais dos elétricos com relação a emissão de CO2, entre outros benefícios. Por isso, a análise pretende, também, apresentar de forma simplificada, as mudanças e as novas tendências em mobilidade.

De acordo com o levantamento da startup, foram comparados os gastos, a eficiência dos veículos, o valor de manutenção e a emissão de CO2. E, como já sabemos, um dos maiores benefícios dos elétricos é a drástica redução de emissão desses gases que causam efeito estufa.

Vantagens da união entre energia solar e eletromobilidade

  • Zero emissão de C02. Trata-se de um grande diferencial, uma vez que veículos a combustão chegam a emitir mais de 3 toneladas de CO2 na atmosfera ao longo de 20.000 Km rodados;
  • Baixa manutenção. Enquanto um carro mecânico possui mais de 2.500 peças móveis o veículo elétrico possui apenas 250 peças, promovendo menos degastes e demanda de manutenção;
  • Eficiência. Motores elétricos chegam a ser 90% mais eficientes no que diz respeito ao consumo de energia, enquanto os carros comuns têm eficiência de apenas 40%.

Metas de carbono desafiam a indústria automobilística

A partir de 2040, a General Motors pretende neutralizar completamente suas emissões de carbono. Para tanto, a companhia assinou, também, o Business Ambition Pledge para 1,5ºC.

> Veja também: GM investe em carros elétricos e Bolt EV é o 1º da marca no Brasil

Com isso, uma de suas estratégias consiste em produzir somente veículos elétricos a partir de 2035. Assim, a empresa pretende começar com os carros de passeio, fabricando modelos elétricos em diversos segmentos e patamares de preços. A fabricante investirá, também, em infraestrutura para recargas, trabalhando na aceitação dos modelos elétricos pelos seus clientes.

Já, o BMW Group planeja fabricar mais de 7 milhões de veículos eletrificados (híbridos plug-in e elétricos) até 2030. Desses, dois terços deverão ser elétricos movidos a bateria. Até o momento, a BMW já vendeu mais de 600.000 EVs/PHEVs.

Infraestrutura de carregamento no Brasil

Um levantamento feito pela Tupinambá Energia para o Grupo de Eletropostos da ABVE, indica que o Brasil conta com aproximadamente 500 postos de recarga para carros elétricos. Esses dados referem-se a eletropostos públicos e semipúblicos. E o crescimento foi de cerca de 500 pontos em março de 2021 para 754 em julho, sendo destes, 735 em operação. Esses números demonstram um aumento de 50% em apenas 4 meses.

Para os próximos anos, a expectativa de crescimento para o setor no país ainda é tímida. Contudo, quando se pensa em eficiência, emissão de carbono e outros benefícios, essa transição do carro a combustão para eletricidade não tem mais volta.

Encontre a estação de carregamento rápido mais próxima

14 mil veículos eletrificados

Está procurando um lugar para carregar o seu carro? Com o PlugShare ficou muito mais fácil encontrar uma estação de carregamento e a garagem da Aldo também já está na lista.
O app é gratuito para IOS, Android e web e, além de conectar os proprietários de veículos elétricos, também permite encontrar e avaliar estações de carregamento, como a da Aldo.

> Leia: Aldo tem posto de abastecimento de carros elétricos movidos a energia solar

A força que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.

14 mil veículos eletrificados

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

 

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating