Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Usina solar com financiamento por criptomoeda – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil Usina solar com financiamento por criptomoeda – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » Usina solar com financiamento por criptomoeda

Usina solar com financiamento por criptomoeda

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

O setor solar avança cada vez mais. Agora o Brasil terá usina solar com financiamento por criptomoeda. E será a primeira usina de energia solar fotovoltaica construída com recursos originados de criptomoedas.

Dessa forma, será usada a moeda digital para financiar o projeto fotovoltaico. A expectativa é de que a unidade seja entregue ainda em dezembro 2022.

>  Fique por dentro: 5 inovações e tendências na área de TI!

Financiamento por criptomoeda: incentivo à descarbonização

O financiamento por criptomoeda está sendo entendido como uma tendência que representa geração de energia renovável, além de oferecer retorno financeiro em curto e longo prazos.

É, também, uma fonte de energia elétrica que tem menor impacto que as fontes de origem fóssil, como carvão mineral, petróleo e gás natural. Essas últimas apresentam a grande desvantagem de poluir o meio ambiente, como já sabemos.

Sendo assim, a compra desse ativo é um incentivo para descarbonizar e aumentar a produção de energia limpa no país e no mundo, diminuindo o aquecimento global. Além disso, construir a usina é uma estratégia inovadora para diversificar a matriz energética do Brasil. Assim é possível evitar rodízios em tempos de crise hídrica, bem como apagões.

Usina com financiamento por criptomoeda

Itaobim, em Minas Gerais, foi a cidade eleita para receber a instalação da primeira usina solar fotovoltaica do país com financiamento por criptomoeda. Depois dela, serão contemplados os Estados da Bahia e do Rio de Janeiro, que são polos importantes para a produção de energia renovável aqui no Brasil.

Geração de emprego e renda local

O prefeito de Itaobim, Fabiano Fernandes, declarou que a obra será um impulso para geração de emprego e de renda para o município. Além disso, a população poderá contar com energia renovável, limpa e sustentável para todo o Estado de Minas Gerais.

O projeto será um complexo de energia solar fotovoltaica de grande porte e converterá a luz solar em corrente alternada. Depois, ela será transmitida para a rede do Sistema Interligado Nacional (SIN), em forma de energia elétrica.

Área de instalação da usina com financiamento por criptomoeda

O complexo será instalado em um local isolado e a energia produzida será enviada para os centros urbanos por meio de linhas de transmissão.

Com isso, cada polo deverá trabalhar com 1 MW de potência, que é suficiente para abastecer, no mínimo, 10 mil casas. Isso considerando que cada residência mineira consome 121,6 KW/mês, em média.

Usinas mais potentes

De acordo com a ANEEL, o Brasil já dispõe de 4.357 usinas solares fotovoltaicas operando com uma capacidade de 3,84 GW, aproximadamente. Assim, em termos operacionais, as mais potentes são as destacadas a seguir:

  • Parque Solar São Gonçalo, em São Gonçalo, no Piauí, com 608 MW;
  • Complexo Solar Pirapora, em Pirapora, em Minas Gerais, com 321 MW;
  • Parque Solar Nova Olinda, em Ribeira do Piauí, no Piauí, com 292 MW;
  • Complexo Solar Ituverava, em Tabocas do Brejo Velho, na Bahia, com 292 MW;
  • Parque Solar Lapa, em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, com 168 MW.

Como funciona a usina solar com financiamento por criptomoeda

As obras das usinas solares com financiamento por criptomoeda terão seu custo repartido em frações, sendo cada uma delas composta por tokens. Assim, a construção passará por quatro etapas:

  • taxa de transação, em que uma parte será destinada ao empreendimento;
  • tokenização: os interessados comprarão os tokens das usinas solares;
  • compradores privados: grupos receberão propostas a fim de viabilizar as obras;
  • reinvestimento: para a usina seja desenvolvida, haverá reinvestimento até que a meta de construção de 15 MW seja alcançada.

De acordo com o passo a passo descrito acima, os compradores serão colaboradores ativos da usina solar. Dessa forma, receberão uma parte da empresa e, assim, ganharão com a valorização do ativo, bem como com os percentuais de venda de energia.

Mercado de ativos

As práticas em torno do mercado de ativos estão se transformando em fator de competitividade para as organizações. Por isso, o interesse do mercado em ativos sustentáveis é irreversível, não havendo como retornar ao passado, com as antigas práticas.

Assim, cada dia que passa, a preocupação com o meio ambiente tende a ser tornar um norte para os processos produtivos e para gestões eficazes. Nesse cenário, é possível vislumbrar um aumento na prática de financiamento por criptomoeda.

Usinas solares no Brasil

As usinas solares estão em amplo crescimento no Brasil. Em 2019, o mercado de energia solar no país já dava sinais promissores, com um crescimento de 212% e a marca de 2,4 GW instalados. No ano seguinte, em outubro de 2020, a energia solar correspondia a 1,7% de toda a matriz elétrica brasileira.

Conforme o levantamento mais recente da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), em agosto de 2021, as usinas solares fotovoltaicas alcançaram a marca de 2,1% do total da capacidade de operação no Brasil. Foram 3.730 MW confirmados pela fiscalização da companhia.

Usinas solares apresentam picos de produção

A porcentagem da capacidade total aumentou. Assim, o levantamento feito em agosto também indica picos de usinas solares liberadas para operação comercial. Houve um acréscimo de 795,98 MW de potência instalada – o que corresponde pelo maior quantitativo de 2021 até agora.

Ainda segundo a ANEEL, um pico de entrada como esse não era visto desde o início da operação da usina termelétrica Porto de Sergipe I. Localizada em Barra dos Coqueiros (SE), a usina teve capacidade de geração de 1.551 MW em março de 2020.

Esse salto levou o Brasil a uma expansão de 3.081,51 MW no ano. Hoje, o país apresenta uma soma de 177.415,5 MW de potência fiscalizada. Desse total em operação, 75,08% das usinas são impulsionadas por fontes consideradas sustentáveis, com baixa emissão de gases do efeito estufa.

A energia positiva que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas e saiba mais sobre o nosso programa de Aldo Crazy Venda Direta.

Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.!

Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade. Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, Facebook, LinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

financiamento por criptomoeda

> Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating