fbpx
Início » Crescem as linhas de crédito para energia limpa no campo

Crescem as linhas de crédito para energia limpa no campo

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Este ano, os bancos aumentaram as linhas de crédito para energia limpa no campo, o que despertou o interesse dos produtores rurais. De acordo com o presidente da ABSOLAR, Rodrigo Lopes Sauaia, há uma procura cada vez maior por parte dos produtores rurais pelo uso da energia fotovoltaica. Os adeptos vão desde o pequeno agricultor – produtor agrícola familiar – até o grande produtor.

Hoje, esses usuários já constituem o 3º maior grupo de investidores em energia solar. Assim, eles ficam atrás apenas das residências e das empresas de comércio e serviços. Sendo assim, os produtores rurais já investiram mais de R$ 3 bilhões de reais e, com isso, são mais de 28.000 sistemas fotovoltaicos. São equipamentos que levam energia elétrica competitiva e sustentável para mais de 41.000 na zona rural.

Retorno do investimento

Esse produtor rural dispõe de diversas linhas de financiamento, hoje em dia. Então, ao instalar o equipamento, o retorno desse investimento varia entre 4 e 7 anos, por exemplo. Isso dependendo do estado ou da região em que esse consumidor reside. Depende também da distribuidora da região, da tarifa e do porte do sistema no qual o usuário pretende investir.

Linhas de crédito para energia solar no campo

A tendência é que, no futuro, haja cada vez mais propriedades rurais utilizando energia fotovoltaica. O produtor tem a opção de usar dinheiro próprio para investir nessa tecnologia ou usar uma linha de crédito. E já existem boas linhas para os produtores rurais. Elas permitem que esse consumidor usufrua da própria economia que terá na conta de energia elétrica para pagar as parcelas do empréstimo.

Depois desse período (entre 4 a 7 anos) o empréstimo é quitado e o sistema terá uma vida útil de mais de 25 anos. Então, a economia no bolso do produtor rural passa a ser positiva também para o meio ambiente.

Santander Financiamentos para energia solar

Com o objetivo de tornar a energia solar fotovoltaica mais acessível a todos os brasileiros, a Aldo Solar e a Santander Financiamentos possuem uma parceria que reforça a aquisição de geradores de energia fotovoltaica por meio de uma linha de crédito simples, fácil e ágil.

O objetivo é apoiar o crescimento de seus clientes para crescerem juntos, por meio da aquisição de produtos com o financiamento Santander, além de estimular a compra pelas revendas e instaladores.

Por isso, caso queira mais informações, acesse uma página que criamos para explicar mais sobre financiamento de energia solar com suas vantagens.

Durabilidade do sistema e sustentabilidade

Vários fatores interferem na contribuição do sistema fotovoltaico para a sustentabilidade. Um deles é a vida longa do equipamento, que é robusto e não causa preocupações para o produtor rural, já que não tem partes móveis. Basta manter uma limpeza a cada seis meses ou um ano. Sem falar que, muitas vezes, a própria água da chuva é suficiente para limpar todo o equipamento externo. Assim, podemos dizer que “é pouca dor de cabeça e muito resultado para o consumidor”.

O segundo ponto importante é que esses sistemas são recicláveis. Ou seja, isso significa que no final de sua vida útil, eles podem ser reaproveitados em mais ou menos 96%. Desta forma, o produtor rural contribuirá para uma tecnologia que ajuda o meio ambiente em longo prazo.

Outro fator importante para a sustentabilidade

No Brasil, sabemos que a incidência solar é intensa. Então, por volta de 1 e meio a 2 anos e meio, toda a energia necessária para produção já foi gerada pelo equipamento. Considerando sua longa vida útil, significa que é possível gerar 17%, aproximadamente, de toda a energia que o equipamento precisou para produzir, ao longo da operação.

Energia limpa no campo

Mais uma alternativa é o uso de sistemas fotovoltaicos diretos com equipamentos como, bomba d’água ou sistema de irrigação sem a necessidade de bateria. Assim, quando o sol aparece, o sistema bombeia a água e, quando o sol não está presente, o sistema para de funcionar.

O usuário também pode optar por um sistema com baterias para armazenar a energia produzida e usar na iluminação, nos sistemas de telecomunicação e outros. Assim,  pode ser usado durante o dia e à noite, ou apenas à noite.

Agora já podemos contar com mais tecnologia de ponta nas atividades sustentáveis e ter energia limpa no campo. A energia solar é uma das mais importantes e transformadoras, então, você não pode ficar de fora.

Por fim, seja também um adepto dessa nova forma de gerar energia. Aprofunde-se no assunto e entenda o que é uma célula fotovoltaica!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating