Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Gerador de energia solar para Motobomba: saiba como funciona Gerador de energia solar para Motobomba: saiba como funciona
Início » Como funciona um gerador de energia solar para Motobomba

Como funciona um gerador de energia solar para Motobomba

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

O acesso a novas tecnologias é uma importante forma de minimizar dificuldades e facilitar a execução de atividades como nunca se viu antes. Estamos falando de recursos como um gerador de energia solar para Motobomba que hoje está acessível qualquer local e de maneira prática.

A energia solar começou a ser explorada como alternativa sustentável e econômica. Além disso, viabiliza a autonomia pois fornece a almejada oportunidade de gerar a própria energia, sem depender das concessionárias. No artigo de hoje, falaremos sobre o funcionamento do gerador de energia solar para Motobomba e suas aplicações. Fique com a gente e saiba mais!

Alternativas para bombeamento de água com energia solar

O bombeamento por energia solar dispensa o acesso à rede elétrica, além de ter baixa manutenção e não necessitar de combustíveis fósseis para seu funcionamento. Sua instalação também é simples e rápida, sem falar nas qualidades da fonte de energia: limpa, inesgotável, silenciosa e renovável. Além dessas vantagens, apresenta baixo investimento inicial, excelente custo/benefício e menos tempo de retorno do investimento.

Com tantas vantagens, é importante frisar, ainda, que a motobomba pode ser alimentada por geradores OFF GRID, que são desconectados da rede elétrica convencional e por geradores ON GRID (conectados à rede). Estes últimos são ainda os que se constituem como a maioria dos equipamentos fotovoltaicos instalados.

Hoje, já estamos seguros de que a energia solar fotovoltaica é uma alternativa plenamente viável para bombear água. Seu alcance chega aos poços, reservatórios, rios, represas e lagos para uso pessoal ou no agronegócio. No entanto, sabemos que nem sempre a rede elétrica está disponível ou próxima aos locais que se deseja instalar uma solução fotovoltaica. Muita gente ainda vive em locais remotos, sem o devido acesso à energia elétrica nem à água encanada.

Em tempos de pandemia pelo novo coronavírus, esse dilema se agrava, já que a higiene pessoal e dos ambientes pode também ser vital para prevenir a doença. Por isso, o bombeamento de água com auxílio de energia solar pode ser uma grande solução para esse problema. Ele pode fazer toda a diferença, já que é econômico, confiável e sustentável.

Tipos de bombeamento movidos a energia solar

Para atender demandas de áreas remotas, existem tipos diferentes de bombas movidas à energia solar, conforme listamos a seguir:

Bombeamento de superfície: esses equipamentos localizam-se próximos à superfície onde a água está armazenada. Durante seu funcionamento, eles puxam a água e a deslocam para uso imediato ou para um reservatório. São de fácil manutenção, econômicas e de médio e pequeno porte. Além disso, também são usadas para alturas manométricas menores ou aplicações de baixa vazão.

Bombeamento submerso: Sua instalação é feita dentro da água, ou seja, em poços, reservatórios ou mesmo água corrente. Seu formato, geralmente, é cilíndrico e longo para facilitar a instalação em poços. Contudo, nada impede que seja acomodada em reservatórios. As bombas submersas têm refrigeração facilitada, são robustas, duráveis, eficientes e exigem pouca manutenção.

Gerador de corrente alternada para bomba

Grandes potências de bombeamento pedem o uso de bombas de corrente alternada convencionais, conectadas a um gerador de energia solar específico para esse fim. Assim como as bombas solares, esse sistema não requer geradores ou baterias. Isso porque podem funcionar perfeitamente com a luz do sol, por meio de inversores específicos para motores de frequência. Dessa forma, os inversores convertem a corrente contínua geradas pelos painéis solares em corrente alternada utilizada pelas bombas, controlando seu funcionamento e vazão.

Funcionamento do gerador de energia solar para Motobomba

Na prática, o sistema de bombeamento solar é composto por um gerador fotovoltaico dimensionado com base na potência da bomba que, por sua vez, pode ser de corrente contínua ou alternada.

As bombas de corrente contínua, possuem um drive que funcionará como um controlador da energia gerada pelos painéis solares ligados diretamente a esse equipamento.

Já as bombas de corrente alternada são as mais comuns e necessitam de um inversor de frequência para converter a corrente contínua gerada pelos painéis fotovoltaicos.

Outros fatores, também, devem ser considerados para o bom funcionamento das bombas, como: altura manométrica, radiação solar na região e autonomia de funcionamento para determinar a vazão diária necessária a necessidade de cada aplicação.

potências de bombeamento pedem o uso de bombas de corrente alternada convencionais, conectadas a um gerador de energia solar específico para esse fim.

Assim como as bombas solares, esse sistema não requer geradores ou baterias, já que funcionam perfeitamente com a luz do sol.

Funcionamento do gerador de energia solar para bombear água

Na prática, o sistema de bombeamento é conectado dos painéis solares até a bomba e, esta não deve ser posicionada no reservatório ou no poço. É função do painel solar fotovoltaico reter a energia captada pelo sol e, depois, alimentar a bomba. Assim, o equipamento começa a bombear a água até o destino de entrega.

Para instalar esse sistema em residências, é necessário manter uma fonte de água para captação e um local para instalação dos módulos solares. O sistema mais adequado varia conforme a vazão diária que se deseja ter e o ponto de captação. Varia, também, de acordo com a distância e o desnível entre o local de captação e o de entrega.

Aplicações mais comuns do gerador de energia solar para motobomba

São diversas as possibilidades de aplicação desse sistema de captação de água. Vejamos alguns a seguir:

  • Pecuária: para alimentar animais com maior ganho de produtividade, proteção e confiabilidade das fontes de água usadas;
  • Agricultura: seu uso é muito útil para irrigação, uma vez que permite o aumento da produtividade em até cinco vezes, mesmo sem rede elétrica;
  • Comunidades e residenciais: Ainda que os locais sejam remotos ou de difícil acesso, é possível acesso à água de maneira silenciosa, limpa e sustentável;
  • Purificação e dessalinização: a água pode ser retirada e tratada em locais remotos de maneira econômica e simples, tanto para consumo quanto para irrigação;
  • Reservatórios e armazenamento: é possível transferir e abastecer tanques de água de forma eficiente e confiável.

Drive para Motobomba com Gerador OFF GRID Aldo Solar

Esses geradores são feitos para acionar bombas centrífugas e submersas trifásicas de corrente alternada (AC). Os geradores de energia solar com Drives CFW500 convertem a energia solar captada dos módulos fotovoltaicos em energia hidráulica. Assim, oferecem excelente rendimento e maximizam o funcionamento de bombas a indução.

Os Geradores de Energia Aldo Solar OFF GRID para Motobomba, são a solução ideal para pivôs de irrigação. Seus drives são dimensionados para acionarem os motores que já existem no sistema durante o dia, com a incidência de luz solar.

O sistema conta, ainda, com controle automático de partida e parada da bomba, conforme a energia disponível, além de controle de pressão. O objetivo final desses sistemas de bombeamento de água é aplicar a energia gerada e convertida no acionamento de bombas d’água tradicionais trifásicas de 220V ou 380V.

Para bombear água, é possível usar bombas submersas e de superfície. Esses geradores fotovoltaicos podem, ainda, acionar motobombas e filtros de água usados em variados tipos de irrigação, principalmente, aspersão e gotejamento. Esses processos dispensam, também, outros tipos de controle, uma vez que a própria luz solar os coloca em operação.

> Bombas movidas a energia solar são uma excelente alternativa

Diante dessa lista de funcionalidades, entendemos que as bombas movidas a energia solar são uma excelente alternativa, pois dispensam o reabastecimento por geradores a diesel. As bombas movidas a energia solar também podem ser instaladas por meio dos sistemas OFF GRID, ou seja, sem conexão com a rede elétrica.

Por fim, destacando a importância de utilizar amplamente a energia solar fotovoltaica em qualquer empreendimento. Os novos tempos e seus desafios exigem de todos mais criatividade e praticidade com mudanças revolucionárias na forma de consumir energia. Assim, um gerador de energia solar para Motobomba pode ser um grande aliado para quem não pode contar com acesso direto à rede elétrica.

Para saber mais sobre as inovações tecnológicas e sobre gerador de energia solar para Motobomba, continue navegando em  nosso blog e fique por dentro de tudo!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating