Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Infraestrutura de data center deve crescer 6% em 2021 Infraestrutura de data center deve crescer 6% em 2021
Início » Infraestrutura de data center deve crescer 6% em 2021

Infraestrutura de data center deve crescer 6% em 2021

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A infraestrutura de data center representa o sistema nervoso da empresa. Por isso, é responsável pela garantia do bom funcionamento dos servidores, do armazenamento de dados e de outros serviços essenciais.

Nesse contexto, o ano de 2020 apresentou uma queda de 10,3% em relação aos gastos com infraestrutura de data center. Apesar disso, 2021 prevê uma recuperação positiva para o segmento. De acordo com o Gartner, esse setor deve ter um crescimento de 6% nos gastos em 2021, em relação aos números deste ano. Isso significa o acúmulo de US$ 200 bilhões.

Ainda segundo o Gartner, a maioria das empresas está priorizando a permanência dos negócios no mercado. Por conta disso, houve um adiamento nos investimentos em data centers até que a economia entre em uma fase de recuperação.

Dessa forma, há uma expectativa de que os maiores centros empresariais desacelerem seus gastos por algum tempo. A ideia é retomar os planos de expansão ainda em 2020 ou no início do próximo ano. Contudo, as organizações conhecidas como hiperescaladoras devem manter seus planos de crescimento em nível global, investindo continuamente em nuvem pública.

Segundo o Gartner, o advento da pandemia prejudicou a criação de mais de 60% de novas instalações de data center. Acredita-se que o ritmo normal de aumento desse percentual terá início em 2021, voltando ao estágio esperado somente em 2024.

Como atenuar o impacto

Enquanto o setor trabalha para recuperar o crescimento, é interessante adotar as seguintes medidas:

  • Preparar os vendedores para que eles se envolvam com seus líderes em uma estratégia de iniciativas para otimizar os custos. Isso inclui renegociações de contratos de TI, consolidação de TI e redução de custos de nuvem;
  • Criar um manual que auxilie os fornecedores de tecnologia no entendimento do impacto da COVID-19 em um conjunto de diferentes setores. Assim, torna-se possível recomendar as ações de curto a médio prazo aos fornecedores em cada um dos setores;
  • Apostar em um novo modelo go-to-market com a finalidade de atender operações nativamente digitais com capacidade para impulsionar a inovação;
  • Prestigiar as soluções de TI híbrida, além de precificar com base no consumo para melhora do compartilhamento de ideias com os clientes nativos digitais.

Fornecedores em destaque no mercado

Algumas marcas estão em evidência e isso se deve muito à preocupação com a inovação e as necessidades do consumidor. Entre elas, podemos citar algumas, como os fornecedores de produtos para infraestrutura de data center como Intel, Seagate e Kingston, entre outros;

Servidor: Processadores Intel® Xeon®

Os Processadores Intel® Xeon® (pronuncia-se “ZION”) geralmente têm mais núcleos e memória cache. Além disso, atuam como solução com mais de um processador na mesma placa mãe. Os mais populares podem dividir-se em dois segmentos: os voltados para servidores mono processados e os voltados para os servidores com dois ou mais processadores.

Para os servidores mono processados temos os Xeon da linha E, que são muito acessíveis, com preços próximos aos do core i7. Assim, esses pequenos servidores são usados para o seguimento SMB (small medium business, “pequenas e médias empresas”). Para essas empresas, além do processamento, é muito importante garantir confiabilidade e segurança dos dados em um ambiente de uso 24×07.

Soluções para servidor Kingston: memória para servidor

As memórias para servidor Kingston são 100% testadas, além de contarem com garantia vitalícia e mais de 30 anos de experiência em produção e desenvolvimento. Cada módulo é projetado, fabricado, testado e personalizado para maximizar o desempenho de um sistema, provendo muito mais estabilidade e confiabilidade para usos corporativos. Esses equipamentos estão disponíveis nos formatos DDR4 e em diversas frequências, asseguram compatibilidade com as marcas mais consagradas de placas-mãe e sistemas.

Seagate EXOS: o HD para servidor

Em termos de infraestrutura de data center, os servidores são peças-chave para um bom desempenho das empresas de todos os portes. Para servidores como os CFTV e os de backup do tipo NAS, a Seagate conta com HDs específicos: os Skyhawk  e os IronWolf.

É importante destacar que os sistemas de gerenciamento de e-mail e os sistemas do tipo ERP não podem parar de operar. Eles precisam funcionar 24×7 durante todo o ano. Pensando nisso, a Seagate desenvolveu e aprimorou sua linha de discos corporativos, hoje, conhecida por EXOS. Eles apresentam a menor taxa de falhas do mercado, com uma MTBF de 2.5 milhões de horas e tráfego de dados de até 550 teras por ano.

Assim, hoje a Aldo é um distribuidor Intel, Kingston e Seagate completo e reconhecido por oferecer ao mercado processadores para desktop e servidores, o coração dos Data Centers. Além disso, mantém estoque a pronta entrega da linha EXOS.

Sistemas de backup por meio de energia solar

São sistemas conectados com a rede elétrica. Esses geradores de energia solar têm o foco na geração para armazenamento de energia em baterias que funcionam como um backup por intermédio do sol. São projetados para demandas essenciais, caso falte energia da concessionária. São, portanto, equipamentos interativos e de última geração.

Alguns consumidores necessitam de sistema de backup, uma vez que não podem conviver com a interrupção/oscilação de energia. Geralmente, são residências ou prédios comerciais que recebem energia da rede da concessionária, com baixa qualidade ou se situam no final da rede.

Entre esses consumidores, podemos enfatizar residências, comércio em geral, clínicas de vacinação, equipamentos médicos, espaços para ordenha, refrigeração e armazenamento de leite. Estão nessa lista, também, granjas, empresas de TI, call centers e empresas de segurança e monitoramento (CFTV).

Conforme todo o exposto acima, fica clara a necessidade de manter a infraestrutura de data center das empresas sempre atualizada. Só assim, é possível garantir um bom funcionamento dos servidores, bem como a segurança dos dados.

Para saber mais sobre as inovações tecnológicas em TI e no campo da energia solar, fique sempre atento as nossas postagens aqui no blog e fique por dentro de tudo!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating