Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Gerador de energia solar OFF GRID: conheça as novidades para o setor! Gerador de energia solar OFF GRID: conheça as novidades para o setor!
Início » Saiba o que é um gerador de energia solar OFF GRID e as novidades da ALDO

Saiba o que é um gerador de energia solar OFF GRID e as novidades da ALDO

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

O acesso a tecnologias que podem facilitar o desenvolvimento de atividades ou viabilizar o crescimento pessoal é um assunto discutido no mundo todo. As iniciativas nesse sentido partem, comumente, de maneira tímida de instituições governamentais ou grupos visionários que enxergam no desenvolvimento do próximo, o próprio crescimento. Uma dessas tecnologias o gerador de energia solar OFF GRID, ou seja, desconectada da rede elétrica convencional.

No universo da geração de energia fotovoltaica, a energia solar gerada é transformada em energia elétrica e a autonomia é uma de suas principais características. O próprio sol nos oferece a oportunidade de sermos autônomos. Ele é de todos e todos podem tirar dele a energia que precisam.

O Brasil vem abrindo os olhos para a geração de energia solar. Segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a geração distribuída no Brasil teve uma alta de 77,83% no primeiro semestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado.

Até o momento, a maioria dos equipamentos instalados ainda é do tipo ON GRID. Isso significa que, apesar de o sistema ser particular, a geração de energia solar está conectada à rede da concessionária. Assim, quando a unidade produz mais energia do que consome, o excedente é injetado na rede e transformado em créditos para ser compensado nos períodos sem sol ou para utilização remota em outras unicidades consumidoras.  Se o sistema não gerar a energia necessária para o consumo, a rede pública apenas complementa, proporcionando redução no valor da conta de luz.

OFF GRID: Estrada livre para o desenvolvimento

No universo da energia solar, quando se fala em criar oportunidades, um exemplo prático é garantir que essa tecnologia chegue em áreas remotas. Um local que apresenta potencial de desenvolvimento e geração de renda, no qual a rede de energia elétrica convencional não chega. Segundo o Instituto de Energia e Meio Ambiente – IEMA, quase um milhão de pessoas não têm acesso à energia no Brasil. Elas estão localizadas principalmente na Amazônia Legal, sendo que somente no Estado do Pará são mais de 400 mil pessoas sem energia elétrica. Algumas destas pessoas enfrentam imensas dificuldades e carecem de qualidade de vida, coisas que a energia elétrica poderia proporcionar.

Estrada livre para o desenvolvimento

Os sistemas de geração de energia solar OFF GRID são ideais para essas situações, uma vez que não possuem conexão com a rede pública de energia, liberando o usuário da conta de luz. Um conjunto de baterias estacionárias armazenam o excesso de energia gerado pelas placas fotovoltaicas. Os Inversores fotovoltaicos em conjunto com os controladores de carga preparam essa energia para ser utilizada a qualquer momento, alimentando o que for necessário, mesmo nos momentos em que o sistema não esteja gerando energia.

Um gerador de energia solar OFF GRID pode significar estrada livre para o desenvolvimento. Aliás, já se pode ver sistemas de comunicação e até de iluminação em rodovias alimentados por equipamentos OFF GRID.

Poder contar com um sistema autossuficiente de geração de energia significa crescimento e desenvolvimento, já que possibilita a criação de empregos (em sítios, ranchos, fazendas, por exemplo). Moradores, centros comunitários, igrejas de áreas isoladas, em que a rede de distribuição não atende, teriam seu desenvolvimento iluminado por um sistema OFF GRID.

Gerador de energia solar OFF GRID: economia no meio urbano

O sistema OFF GRID, como já mencionado, é ideal para levar energia e desenvolvimento a áreas isoladas. No entanto, esse sistema de geração de energia  também pode beneficiar clientes que necessitam de sistema de backup. Isso porque esses consumidores possuem cargas essenciais que não podem sofrer interrupções ou oscilação elétrica.

Em geral, são residências ou comércios que recebem energia convencional com baixa qualidade ou estão no fim de rede. Entre eles destacamos: residências, clínicas de vacinação, equipamentos médicos, empreendimentos que necessitem de refrigeração para armazenamento de produtos e até empresas de TI, call centers e hospitais. São locais em que a manutenção de equipamentos essenciais é fundamental. Se beneficiam, também, empresas de segurança e monitoramento cujos sistemas de Circuito Fechado de TV não podem parar de funcionar. Assim, o sistema OFF GRID também garante o crescimento em meio urbano.

Conheça as soluções OFF GRID que a Aldo oferece ao mercado fotovoltaico

O Aldo Solar 365 é um gerador de energia cuja principal característica é a autossuficiência. Isso é possível porque o equipamento é capaz de gerar energia por meio da luz solar durante o ano inteiro, ou seja, 365 dias. O sistema também conta com o uso de baterias de Lítio Ferro Fosfato da BYD. Hoje, essas baterias estão entre as mais seguras e eficientes do mercado, com vida útil de até 30 anos.

Para produzir energia, os sistemas ON GRID são conectados à rede da concessionária. Assim, quando há queda da energia elétrica, esses geradores também são desligados por segurança. Porém, a fusão entre a autossuficiência e a bateria de Lítio BYD no Aldo Solar 365 foi pensada exatamente para combater esse problema de interrupção. Para a Aldo, o consumidor deve investir em uma opção para funcionar em momentos cruciais e não correr o risco de ficar no escuro.

Aldo 365

O Gerador Aldo Solar 365 conta com inversores que produzem energia através dos painéis solares. Ao mesmo tempo, esses inversores alimentam todas as cargas e controlam as baterias BYD. Desta forma, quando a concessionária, por algum motivo, desliga a energia elétrica, o sistema inteligente Aldo 365 assume, automaticamente, o funcionamento das cargas. Assim, garante o funcionamento de todos os equipamentos conectados a ele. O sistema garante, ainda, a geração de créditos quando a energia estiver conectada enviando o excedente para a concessionaria de energia, além de assumir a demanda de consumo nos horários de ponta, onde a energia chega a ser três vezes mais cara, proporcionando muito mais economia e retorno sobre o investimento.

Gerador de Energia Bomba Solar OFF GRID

Esses sistemas foram criados para promover de forma eficaz o abastecimento de água em áreas remotas que não possuem energia elétrica ou com energia intermitente de custo elevado. Essas soluções são utilizadas, principalmente, na agropecuária para irrigação, abastecimento e transferência de água para consumo.  O sistema de bomba solar é composto por quatro partes:

  • Painel solar com ou sem estrutura de fixação;
  • Bomba solar do tipo submersa;
  • Controlador;
  • Sensor de nível de água;
  • Cabos e conectores.

Bomba Solar OFF GRID

A bomba d’água solar é do tipo submersa que funciona por meio de energia solar conectada diretamente ao sistema fotovoltaico OFF GRID. Para funcionar, a placa solar fotovoltaica recebe o calor do sol e o transforma diretamente em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico.

Abastecimento de água em áreas remotas

Assim, os painéis fotovoltaicos são capazes de concentrar toda a energia captada pelo sol e alimentar diretamente a bomba solar. Essa dinâmica dispensa a energia da rede e o uso de baterias estacionárias. Então, durante seu funcionamento, a bomba pode captar água de poços, cisternas, reservatórios e até de aquíferos para bombear a outros locais ou reservatórios.

Esse sistema é mais conhecido pelo uso em lugares remotos ou rurais. No entanto, em centros urbanos, as bombas solares também são úteis para a reutilização da água da chuva armazenada em cisternas e abastecimento de caixas d’água. Além disso, podem bombear água em jardins, açudes de sítios, fazendas e chácaras.

Gerador OFF GRID Aldo Solar Drive para Motobomba

Desenvolvidos para acionamento de bombas centrífugas e submersas trifásicas AC, os geradores de energia solar com Drives CFW500 transformam a energia solar proveniente dos módulos fotovoltaicos em energia hidráulica, oferecendo excelente rendimento e maximizando o funcionamento de bombas a indução. Dispõe ainda de controle automático de partida e parada da bomba, de acordo com a energia fotovoltaica disponível, além de controle de pressão.

A função desses sistemas fotovoltaicos de bombeamento de água é converter energia gerada pelos módulos fotovoltaicos na forma alternada e aplicá-la no acionamento de bombas de água tradicionais trifásicas, conforme diagrama abaixo:

Bombeamento Fotovoltaico

Motobombas e filtros de água

Para o bombeamento, é possível usar bombas de superfície ou submersas, acionadas com energia fotovoltaica. Motobombas e filtros de água utilizados em diversos tipos de irrigação, principalmente para gotejamento e aspersão, são acionados pela energia gerada por esses geradores fotovoltaicos. Tais mecanismos de irrigação também são acionados por energia solar. Isso dispensa, inclusive, outros controles, já que a própria luminosidade se encarrega de fazê-los entrar em operação.

Vale lembrar que as bombas de água utilizadas na zona rural, seja para consumo próprio, irrigação ou pecuária, na maioria das vezes, são instaladas em regiões mais remotas, com difícil acesso à rede elétrica ou, até mesmo, com restrições ao uso de geradores a diesel.

Sendo assim, as bombas movidas a energia solar são uma boa alternativa. Elas não precisam ser reabastecidas com os geradores a diesel e podem ser instaladas de forma desconectada da rede elétrica por meio desses sistemas off grid.

 Sistemas de Armazenamento e Backup

Denominados, também, de sistemas MultiGrid, por reunirem na mesma solução as tecnologias de geração ON GRID e OFF GRID, esses geradores de energia solar foram desenvolvidos com foco na geração e armazenamento de energia em baterias que funcionam como um backup por meio do sol. São projetados para demandas essenciais, caso falte energia da concessionária. Portanto, são constituídos de equipamentos altamente tecnológicos e interativos.

Alguns consumidores necessitam de sistema de armazenamento de energia ou backup, uma vez que não podem conviver com a interrupção ou oscilação de energia, como por exemplo, data centers e unidades de terapia intensiva. Também, são altamente recomendados para os locais que recebem energia convencional de baixa qualidade ou que estão no fim de rede.

Entre as aplicações mais indicadas podemos destacar os locais que possuem cargas essenciais como: comércios, industrias, clínicas de vacinação, hospitais, espaços para ordenha, refrigeração e armazenamento de produtos perecíveis. Estão nessa lista, também, granjas, empresas de TI, call centers e empresas de segurança e monitoramento (CFTV).

OFF GRID para Sistemas de Emergência e Sobrevivência

A linha de geradores para sistemas de emergência e sobrevivência foram criados pela Aldo Solar durante a pandemia da COVID-19, sem intenção de obtenção de lucro.  Eles são capazes de garantir o abastecimento de energia de aparelhos essenciais como respiradores, ventiladores e iluminação, que funcionarão como um gerador de energia emergencial, principalmente em hospitais de campanha ou em localidades sem rede.

O uso da energia solar ainda é muito associado à preservação ambiental. Contudo, aos poucos, a população passa a perceber quantos outros benefícios podem ter ao optarem por essa fonte de energia.

Gerador de energia solar OFF GRID

O SPF5000ES é o mais novo lançamento da Growatt em inversor OFF GRID que funciona sem bateria. A solução é completa e altamente tecnológica, pois agrega um controlador de carga solar MPPT e um inversor de onda senoidal pura de alta frequência integrados num único dispositivo. Com potência de 5KW é capaz de prover diversas demandas de consumo adequando a uma grande escala de cargas simultâneas.

Permite, também, paralelismo com mais inversores do mesmo modelo, podendo formar um sistema de até 30kW, monofásico ou trifásico (Split-phase) com suporte para até 450Voc de módulos.

Compatível com baterias de chumbo-ácido e de lítio, acompanha um módulo Wi-Fi plug-and-play para monitoramento do status de produção, onde é possível definir o horário que as baterias serão carregadas pela rede elétrica, bem como o horário que as cargas serão alimentadas pelas baterias.

Os modelos de gerador de energia solar OFF GRID criados com esse equipamento foram dimensionados cuidadosamente por especialistas para atender as mais diversas necessidades de uso, constituindo soluções altamente viáveis para quem necessita de um sistema OFF GRID de alta eficiência e tecnologia.

Energia Solar para Sistemas de Iluminação

Essas soluções foram criadas para atender a diversas demandas de iluminação seja para aéreas públicas ou privadas, entre outras aplicações. São geradores de energia solar OFF GRID com lâmpadas de LED de 24V suportadas por baterias de lítio gerando alta eficiência e autonomia, além de grande durabilidade.

Também são altamente recomendados para alimentar equipamentos e prover a iluminação em torres de rádio instaladas em lugares remotos ou sem acesso a rede elétrica.

Os geradores de energia solar que constituem essa solução foram dimensionados com quantidades variadas de luminárias e autonomias diversas para atender a maior gama de aplicações e necessidades OFF GRID.

Excelente custo-benefício

Mais uma solução de eficiência energética que irá contribuir para o desenvolvimento das aplicações OFF GRID por suas características e excelente custo benefícios.

Realmente, a geração de energia a partir do sol é das mais limpas já desenvolvidas pelo homem. No entanto, a energia solar vem sendo cada vez mais encarada como uma oportunidade de negócio. Por ser barata e alimentada por “combustível” inesgotável – o sol – gerando economia em médio/longo prazo e, ainda, por constituir um importante vetor de desenvolvimento e negócios.

Essa tecnologia já oferece inúmeras possibilidades para todos os segmentos. Para saber mais sobre as inovações no campo da energia solar, continue navegando em nosso blog e fique por dentro de tudo!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating